Nota sobre a prisão do Deputado Capitão Assumção (PL/ES)
70d4a745-1d6c-4e01-8b55-73cd4cc4ee68

Nota sobre a prisão do Deputado Capitão Assumção (PL/ES)

O deputado estadual bolsonarista Capitão Assumção (PL/ES) não deve permanecer em liberdade nem exercer suas função legislativas

MES Espírito Santo 3 mar 2024, 17:25

No dia 28 de fevereiro de 2024, o Deputado Estadual Capitão Assumção (PL/ES) foi preso por descumprimento das medidas cautelares impostas no Inquérito das Fake News do Supremo Tribunal Federal. Desde Dezembro de 2022, ele estava com tornozeleira eletrônica e proibido de usar redes sociais. Assumção e outros investigados são acusados de se organizarem para ataques ao STF e às instituições republicanas, com alinhamento em discursos e ideologias num claro objetivo de fortalecer a extrema-direita através de mentiras e manipulação.

A recente prisão decorreu de denúncia do Ministério Público Estadual, que citou repetidos descumprimentos das medidas, incluindo postagens regulares de vídeos depreciativos ao STF e deboches ao movimento golpista de 8 de janeiro de 2023, como exemplo de suas ações.

A Constituição Federal determina que tanto a prisão quanto as medidas cautelares que, direta ou indiretamente, impeçam o Deputado de exercer o seu mandato, sejam encaminhadas à Casa Legislativa em que o parlamentar atue para que esta delibere se a medida cautelar imposta pela Corte deverá ou não ser mantida.

Nesse sentido, o Secretariado do MES no Espírito Santo considera a prisão do deputado como justa e até tardia. É inaceitável que um parlamentar que atente contra a democracia e deboche das instituições continue desrespeitando ordens judiciais e exercendo influência sobre a vida do povo por meio de suas ações e votações na Assembleia. Além disso, o deputado é pré-candidato à prefeito da Capital, o que lhe proporciona ainda mais espaço para disseminar suas posições nefastas.

Para nós, será uma péssima sinalização para a sociedade se a maioria da Assembleia Legislativa decidir que um Deputado pode desobedecer ordens judiciais e permanecer em liberdade simplesmente por ser parlamentar. Esperamos que os deputados cumpram seu papel na defesa da democracia e mantenham Assumção na prisão. Seguimos firmes na posição de que não deve haver anistia para nenhum golpista e continuaremos lutando para que em breve o líder do clã, o ex-presidente Jair Bolsonaro, esteja atrás das grades junto com seus aliados!


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 05 maio 2024

Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos

A catástrofe ambiental que atinge o Rio Grande do Sul exige solidariedade imediata e medidas estruturais para que não se repita
Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 49
Nova edição traz o dossiê “Trabalho em um Mundo em Transformação”
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição traz o dossiê “Trabalho em um Mundo em Transformação”