Milei insulta Gustavo Petro e Colômbia ordena expulsão de diplomatas argentinos
3cc58c30-dcd5-40f4-b9bb-e89baf369bb4

Milei insulta Gustavo Petro e Colômbia ordena expulsão de diplomatas argentinos

‘Assassino terrorista’, disse o presidente argentino em entrevista à CNN espanhola

Redação da Revista Movimento 28 mar 2024, 10:58

Foto: RS/Fotos Publicas

Após Javier Milei chamar o presidente colombiano Gustavo Petro de “assassino terrorista” em entrevista a um programa da CNN espanhola, o governo da Colômbia emitiu uma ordem de expulsão dos diplomatas da embaixada da Argentina em Bogotá.

O Ministério de Relações Exteriores do país emitiu um comunicado nesta quarta-feira (27) no qual repudia as declarações do presidente argentino e anuncia a retirada dos diplomatas.

“O alcance desta decisão será comunicado à embaixada da Argentina através dos canais institucionais diplomáticos”, diz a nota.

O comunicado acrescenta que não é a primeira vez que Milei ofende Gustavo Petro, primeiro presidente de esquerda na história da Colômbia. É um fato. Em janeiro, o ultraliberal argentino chamou o presidente colombiano de “comunista assassino” e afirmou que, por causa dele, a Colômbia estava destruída. As declarações foram dadas à jornalista colombiana-americana Patricia Janiot. Já o ataque mais recente foi em participação no programa “Oppenheimer Presenta”, que irá ao ar no próximo domingo (31).

“Não se pode esperar muito de alguém que foi um assassino terrorista”, disse Milei.

O governo da Colômbia acusa o presidente argentino de afetar “as históricas relações de fraternidade entre a Colômbia e a Argentina”.

 “As expressões do presidente argentino deterioraram a confiança da nossa nação, além de ofenderem a dignidade do presidente Petro, eleito democraticamente”, diz outro trecho do comunicado.


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 05 maio 2024

Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos

A catástrofe ambiental que atinge o Rio Grande do Sul exige solidariedade imediata e medidas estruturais para que não se repita
Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão