Condenamos o assalto a Embaixada do México no Equador 
f3248bb0-f3db-11ee-97f7-e98b193ef1b8

Condenamos o assalto a Embaixada do México no Equador 

Declaração das organizações integrantes da IV Internacional na América Latina sobre o assalto a Embaixada do México no Equador

Vários Autores 10 abr 2024, 15:05

Declaração das organizações integrantes da IV Internacional na América Latina 

Com a violenta ocupação policial a Embaixada do México no Equador, em 5 de abril, se atacam os princípios básicos da diplomacia e convivência civilizada entre as nações; o princípio de inviolabilidade de embaixadas e do direito de asilo a todo pessoa perseguida por sua maneira de pensar. 

O presidente ultradireitista e neoliberal do Equador, Daniel Noboa Azín, apresentou dois pretextos para sua ação inaceitável: atuou para executar uma ordem de apreensão contra o ex vice-presidente Jorge Glas por alegação de peculato e porque o presidente mexicano o acusou de ser um “facho conservador”. 

As duas supostas razões não resistem a menor análise. É tão grave o despropósito que já merece  repúdio aberta de todos os países do continente, incluindo os amplos setores do povo equatoriano e de seus representantes políticos e sociais. O ataque a embaixada mexicana por parte de Daniel Noboa tem dois propósitos. O primeiro, é criar uma imagem de “homem forte”, inspirado no salvadorenho Bukele, diante de um plebiscito no qual pretende impor o pagamento por horas. O segundo é punir o adversário Jorge Glass por ser parte do correísmo, que ainda conserva uma importante presença eleitoral. 

O ódio visceral de Daniel Noboa contra Rafael Correa e os movimentos social desdenha de todo ordenamento legal, local e internacional. Noboa é parte de uma oligarquia ultradireitista submetida ao ditames de Washington. 

A IV Internacional condena a agressão a embaixada mexicana no Equador, exige a libertação do ex vice-presidente Jorge Glas e que se lhe seja concedido um salvo conduto para seu asilo no México. Além disso, faz um chamado para fortalecer a fraternidade entre os povos de ambos os países e de sua luta contra suas respectivas classes opressoras. 

Abaixo o governo direitista de Noboa!
Pela unidade dos povos irmãos da América Latina e Caribe!

Cidade do México, 9 de abril de 2024

Movimiento Socialista del Poder Popular – México

Red Feminista Ecosocialista – Equador

Movimento Esquerda Socialista (PSOL) – Brasil

Resistência (PSOL) – Brasil

Poder Popular – Argentina

Marabunta – Argentina

Democracia Socialista – Porto Rico

Rebelião Ecossocialista (PSOL) – Brasil

Centelhas (PSOL) – Brasil

Insurgência (PSOL) – Brasil

Súmate Nuevo Perú – Peru

Subverta (PSOL) – Brasil

Las Indómitas Organización de Izquierda Anticapitalista – México


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 07 out 2025

A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!

Após a libertação da delegação brasileira das prisões israelenses, seguimos na luta em defesa da Palestina!
A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores