PSOL denuncia demissões em massa no aeroporto de Porto Alegre
Luciana Genro e Roberto Robaina entregam denúncia ao MPT
Foto: Ascom Luciana Genro
A deputada estadual Luciana Genro e o vereador Roberto Robaina, ambos do PSOL, entregaram denúncia à procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Porto Alegre, Denise Maria Schellenberger Fernandes, a respeito de demissões em massa de trabalhadores do aeroporto Salgado Filho. Segundo os relatos recebidos pelos parlamentares, 200 pessoas contratadas por uma terceirizada da Fraport foram demitidas no último mês e ainda não receberam suas verbas rescisórias.
O Aeroporto Salgado Filho ficou debaixo d’água durante as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul e segue enfrentando os danos causados pelo alagamento. A previsão de abertura da empresa Fraport, concessionária que administra o aeroporto, é para dezembro. “É uma situação de muita penúria pela qual esses trabalhadores estão passando. Muitos perderam suas casas, seus bens, e ainda por cima seus empregos, sem receber seus direitos”, apontou Luciana Genro.
Eles foram recebidos também pela vice-procuradora-chefe, Martha Diverio Kruse, e pela titular da Coordenadoria Nacional de Combate às Fraudes nas Relações de Trabalho (Conafret), Laura Freire Fernandes. A procuradora-chefe se comprometeu a protocolar a denúncia como notícia de fato, a qual será distribuída para um procurador. A procuradora Laura Freire destacou a importância do sindicato que representa os trabalhadores estar presente nas negociações.
Luciana Genro e Robaina recentemente solicitaram ao ministro Paulo Pimenta que sejam tomadas medidas, por parte do governo federal, para preservar o emprego e renda no Rio Grande do Sul.
“A nossa preocupação é que, se o governo efetivamente tomar providências, esses trabalhadores não sejam mais recontratados, pois já foram demitidos. Queremos que eles sejam contemplados”, apontou Robaina.