Metalúrgicos da Gerdau recebem apoio da deputada Luciana Genro na luta salarial da categoria
Deputada participou da reunião que deu início à campanha salarial de 2025 do Sindimetal Charqueadas
Foto: Deputada Luciana Genro em reunião do Sindimetal Charqueadas. (Reprodução)
A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) participou da reunião que início à campanha salarial de 2025 do Sindimetal Charqueadas que, além de reunir dezenas de trabalhadores da Gerdau, uniu diversas lideranças sindicais, tanto da cidade como de outras regiões, em apoio às reivindicações da classe operária. O encontro marcou a divulgação das principais demandas dos trabalhadores, com destaque para a organização da mobilização que será feita para a conquista das melhorias nas condições salariais e de benefícios.
Dentre as principais reivindicações estão o aumento salarial de 10% para assim suprir as perdas relacionadas com a inflação, a equiparação do vale-alimentação com outras unidades da empresa no país, desta forma elevando o benefício para o valor de R$ 649 e o ajuste no teto do Abono de Tempo de Serviço (ATS) passando para 25%, com início de pagamento de 1% após um ano de trabalho completo na empresa. A renovação das cláusulas sociais, que abrangem direitos essenciais como plano de saúde e segurança no trabalho, e a ampliação do auxílio creche, garantindo o benefício para as mães até que seus filhos completem 5 anos de idade, são as outras duas pautas que centralizaram a futura negociação com a multinacional.
Durante o evento, Luciana Genro enfatizou a importância da união dos trabalhadores para alcançar seus objetivos. “A luta dos metalúrgicos da Gerdau, com o apoio fundamental do Sindimetal Charqueadas, é, sem dúvida, a luta de todos os trabalhadores do nosso estado. Precisamos, mais do que nunca, nos unir em uma frente forte e coesa, não apenas para conquistar uma negociação justa, mas para garantir que os direitos de todos os trabalhadores sejam plenamente respeitados. A Gerdau é uma empresa que lucrou R$ 4,3 bilhões em 2024, não é possível que não atenda as demandas dos seus trabalhadores, que sao os que produzem esse lucro”, ressaltou a deputada em sua manifestação.
Luciana Genro garantiu que ela e todo o PSOL do Rio Grande do Sul está a disposição para fortalecer a luta dos trabalhadores da Gerdau junto e ajudar a pressionar por uma resposta positiva às reivindicações da categoria. Além dos líderes sindicais de Charqueadas, participaram também do encontro Ronas Mendes Filho, representando o Sindimetrô do Rio Grande do Sul, e o presidente do PSOL na cidade Fabiano Machado Pereira. Com as demandas agora lançadas, a expectativa é para o início das negociações com a Gerdau.
Durante o encontro, os sindicalizados presentes, que são moradores dos arredores da fábrica, também denunciaram diversos crimes ambientais que são supostamente cometidos pela multinacional. “É alarmante o que tenho ouvido hoje. As pessoas me relataram impactos ambientais graves causados pelas atividades da Gerdau, afetando não só o meio ambiente, mas também a saúde da população local. O mais preocupante é que, apesar das evidências e das denúncias já registradas, a empresa parece não trabalhar para reverter as consequências causadas no meio ambiente pela sua atuação”, declarou a deputada, reforçando seu compromisso de lutar por uma fiscalização mais rigorosa e pela justiça ambiental.