Tornozeleiras contra agressores estão encalhadas no RS, denuncia Luciana Genro
tornozeleiras

Tornozeleiras contra agressores estão encalhadas no RS, denuncia Luciana Genro

Apenas 15% dos equipamentos estão em uso. Deputada cobra ação do Judiciário e do governo para garantir medidas protetivas às mulheres

Mandato Luciana Genro 30 maio 2025, 10:05

Foto: Secretaria de Justica do Paraná/Divulgação

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) está cobrando dos órgãos responsáveis que os agressores de mulheres com medida protetiva efetivamente usem tornozeleira eletrônica. Dados apontam que apenas 15% das tornozeleiras disponíveis para agressores estão em uso, representando 300 dentre as 2 mil existentes. Por isso, a parlamentar oficiou a Corregedora-Geral de Justiça, o Tribunal de Justiça e o governo do Rio Grande do Sul com questões e recomendações sobre o tema.

À Corregedora-Geral de Justiça, Desembargadora Fabianne Breton Baisch, a deputada solicita a edição e publicação de uma recomendação aos magistrados do Rio Grande do Sul para que, ao fornecerem medidas protetivas de urgência, determinem também o uso de tornozeleira eletrônica, o que está previsto na Lei Maria da Penha.

Luciana Genro também oficiou o Tribunal de Justiça cobrando dados sobre o uso das tornozeleiras, para entender quantas medidas protetivas vêm sendo descumpridas com e sem o seu uso.

“Combater a violência contra a mulher não é algo simples, e necessita de um esforço de diversas partes da sociedade e dos órgãos de todas as instâncias, com a garantia de uma educação anti-machista, de abrigos para vítimas de violência, de creches, de emprego e renda para essas mulheres. As tornozeleiras são uma parte importante dessa composição, que podem garantir o cumprimento correto das medidas protetivas. Todo esforço que possa ser empenhado para frear os feminicídios deve ser feito”, aponta Luciana Genro.


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 07 out 2025

A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!

Após a libertação da delegação brasileira das prisões israelenses, seguimos na luta em defesa da Palestina!
A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores