Luciana cobra proteção a brigadianos no verão
Brigada Militar

Luciana cobra proteção a brigadianos no verão

Deputada pede medidas urgentes contra a exposição de policiais militares ao calor extremo no RS

Mandato Luciana Genro 19 dez 2025, 11:13

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) cobrou do Comando-Geral da Brigada Militar providências imediatas para garantir condições dignas de trabalho a policiais militares expostos ao sol intenso durante a temporada de verão no Rio Grande do Sul.

“Submeter policiais a jornadas prolongadas sob sol intenso, sem qualquer tipo de proteção, é uma situação grave e desumana. Estamos falando de riscos reais à saúde de trabalhadores que já enfrentam uma rotina extremamente exigente”, denunciou.

O pedido foi motivado por denúncias envolvendo policiais da 1ª Companhia do 9º Batalhão da BM, que estariam sendo submetidos a longos períodos, que podem chegar a oito horas seguidas, em pedestais sem sombreamento. Além disso, durante o verão, brigadianos relatam dificuldades recorrentes relacionadas ao uso do uniforme em meio às altas temperaturas, o que intensifica o desgaste físico e amplia os riscos à saúde.

No documento, a deputada solicita a instalação de guarda-sóis nos pedestais, a revisão das escalas que impõem exposição prolongada ao calor e a avaliação das condições de uso do uniforme durante o verão, com o objetivo de reduzir os impactos das altas temperaturas sobre o efetivo de rua. O mandato também requer informações sobre as medidas que serão adotadas pelo Comando-Geral para corrigir a situação.

A atuação da deputada tem sido consistente na defesa dos praças da Brigada Militar, como soldados e sargentos, que historicamente enfrentam dificuldades de progressão na carreira e distorções no modelo de ascensão profissional. Luciana Genro coordena a Frente Parlamentar em Defesa dos Brigadianos de Nível Médio e tem cobrado a regulamentação da Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares no Rio Grande do Sul, para corrigir desigualdades que penalizam a base da corporação e garantir um plano de carreira mais justo e transparente.

Além disso, a deputada tem combatido práticas como a prisão administrativa dentro dos quartéis, considerada desproporcional e lesiva à saúde profissional e à progressão na carreira, propondo projetos de lei para sua eliminação e reforçando a importância de respeito, apoio à saúde mental e condições dignas de trabalho para os policiais militares de nível médio.


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 17 dez 2025

A rota de Trump na América Latina e no Brasil

A ofensiva de Trump e do imperialismo sobre a América Latina
A rota de Trump na América Latina e no Brasil
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores