Luciana cobra proteção a brigadianos no verão
Deputada pede medidas urgentes contra a exposição de policiais militares ao calor extremo no RS
A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) cobrou do Comando-Geral da Brigada Militar providências imediatas para garantir condições dignas de trabalho a policiais militares expostos ao sol intenso durante a temporada de verão no Rio Grande do Sul.
“Submeter policiais a jornadas prolongadas sob sol intenso, sem qualquer tipo de proteção, é uma situação grave e desumana. Estamos falando de riscos reais à saúde de trabalhadores que já enfrentam uma rotina extremamente exigente”, denunciou.
O pedido foi motivado por denúncias envolvendo policiais da 1ª Companhia do 9º Batalhão da BM, que estariam sendo submetidos a longos períodos, que podem chegar a oito horas seguidas, em pedestais sem sombreamento. Além disso, durante o verão, brigadianos relatam dificuldades recorrentes relacionadas ao uso do uniforme em meio às altas temperaturas, o que intensifica o desgaste físico e amplia os riscos à saúde.
No documento, a deputada solicita a instalação de guarda-sóis nos pedestais, a revisão das escalas que impõem exposição prolongada ao calor e a avaliação das condições de uso do uniforme durante o verão, com o objetivo de reduzir os impactos das altas temperaturas sobre o efetivo de rua. O mandato também requer informações sobre as medidas que serão adotadas pelo Comando-Geral para corrigir a situação.
A atuação da deputada tem sido consistente na defesa dos praças da Brigada Militar, como soldados e sargentos, que historicamente enfrentam dificuldades de progressão na carreira e distorções no modelo de ascensão profissional. Luciana Genro coordena a Frente Parlamentar em Defesa dos Brigadianos de Nível Médio e tem cobrado a regulamentação da Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares no Rio Grande do Sul, para corrigir desigualdades que penalizam a base da corporação e garantir um plano de carreira mais justo e transparente.
Além disso, a deputada tem combatido práticas como a prisão administrativa dentro dos quartéis, considerada desproporcional e lesiva à saúde profissional e à progressão na carreira, propondo projetos de lei para sua eliminação e reforçando a importância de respeito, apoio à saúde mental e condições dignas de trabalho para os policiais militares de nível médio.