Ecossocialismo ou extinção!

A sanha do lucro extrapola os limites da natureza e da vida humana.

Denise Manfio e Mariana Luppi 22 fev 2018, 16:53

Desde que surgiu, o sistema capitalista transforma a natureza em mercadoria, por sua vez, para gerar outras mercadorias. Sua sanha em ampliar os lucros é mais importante.

O crescimento do capital é predatório. Sua necessidade de autorreprodução torna-se mais importante que o limite da vida humana e os limites da natureza.

A destruição das florestas, a poluição do solo, dos rios, mares, da água subterrânea e atmosférica, as mudanças climáticas, tudo é fruto de um sistema que precisa ir sempre “para frente”, olhando para trás apenas no intuito de lucrar com a destruição. A superexploração dos recursos naturais leva a desequilíbrios que extinguem espécies e afetam a vida humana.

Crimes ambientais recentes como os ocorridos em Mariana, em Minas Gerais, com o rompimento da barragem de rejeitos e o vazamento de gás tóxico no Porto de Santos, em São Paulo, são exemplos do que esse impacto pode significar para a vida humana e para o ambiente.

Esse sistema capitalista se sustenta sob uma ideologia produtivista, que leva à mercantilização de todos os aspectos da vida e à superprodução de mercadorias a partir das obsolescências programada e perceptiva e do estímulo ao consumismo. Ou seja, mercadorias programadas para avariar ou para se tornarem obsoletas.

Em países com história de colonização recente, a tendência é que essa superexploração dos recursos da natureza seja ainda mais violenta e rápida – como também a exploração da força de trabalho.

Adoção da monocultura no agronegócio, superexploração dos recursos minerais e florestais, o genocídio das populações originárias, essas são tendências generalizadas em diversas partes do mundo.

No Brasil não é diferente. Em 13 anos de governo do PT, houve um grande retrocesso na política ambiental.

Por exemplo: a autorização de produção de alimentos transgênicos; a transposição do Rio São Francisco (criticada pela baixa eficiência), a construção das hidrelétricas no Rio Madeira de Santo Antônio e Jirau, que além de terem autorização negada pelo IBAMA, registraram trabalho escravo; a hidrelétrica de Belo Monte, que entre muitas ilegalidades ambientais, ainda ameaça comunidades indígenas do Rio Xingú; a alteração do Código Florestal, arquitetado pela bancada ruralista e, em seguida, apesar da rejeição de 85% da população, aprovado por Dilma Roussef; os recordes de desmatamento na Amazônia logo após a alteração desse Código; a falta de demarcação das terras indígenas; além do pouco avanço da reforma agrária.

O governo golpista de Michel Temer aprofundou essas tendências e cedeu ainda mais à iniciativa privada. Ele reduziu áreas de proteção ambiental na Amazônia, promoveu alterações no Código da Mineração e ainda adiou o prazo do Cadastro Ambiental Rural – importante instrumento para recuperação ambiental em propriedades privadas.

Bancado pelo lobby petrolífero, o ilegítimo governo aprovou a cobrança de royalties sobre o resultado da exploração da energia eólica, energia essa limpa e renovável.

Uma perspectiva ecossocialista mostra-se necessária para a superação real desse sistema econômico destrutivo, em contraponto aos discursos produtivistas e desenvolvimentistas.

Significa, também, refletir sobre a necessidade de descentralização da produção econômica e das decisões políticas.

Precisamos desenvolver processos realmente democráticos com forte participação popular, em conjunto com o conhecimento dos povos originários e das comunidades tradicionais, permitindo o estabelecimento de uma relação harmônica com a natureza.

Nosso programa deve incluir acúmulos do próprio movimento ambientalista, como incentivo a energias limpas, uso racional da água, fomento a modelos de alimentação alternativos ao agronegócio, ênfase no transporte público, redução coletiva do consumo, gerenciamento dos resíduos sólidos e a criação de áreas ambientais de proteção e ênfase na conservação dos biomas brasileiros.

Artigo originalmente publicado no site de Plinio Jr. como contribuição a sua pré-candidatura.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão