Novo Peru se solidariza com o povo do Equador

Movimento presta solidariedade às mobilizações.

Nuevo Perú 15 out 2019, 12:09

Na semana passada, o presidente Lenin Moreno baixou uma série de medidas econômicas neoliberais que, entre outras coisas, contemplam a eliminação dos subsídios aos combustíveis e a liberalização de seus preços, aumentando assim os custos de produtos de primeira necessidade. Além disso, implementou reformas laborais que atentam contra os trabalhadores, como o corte nas férias e a flexibilização nas contratações. Tudo isso em cumprimento aos compromissos assumidos com o Fundo Monetário Internacional (FMI), entidade conhecida pelas políticas de ajuste que impõe aos países a fim de multiplicar os lucros das transnacionais com o apoio de governantes inescrupulosos.

Ante estas medidas, distintas organizações do povo equatoriano se mobilizaram massivamente em diferentes pontos do país exigindo o fim do “paquetazo” e a renúncia do presidente Moreno e seus ministros. O governo respondeu com violência decretando “Estado de Exceção” por 60 dias, habilitando a Polícia e as Forças Armadas para que assumam o controle em todo o território nacional, suspendendo o direito à liberdade de associação e reunião. Longe de estender pontes de diálogo, ontem 7 de outubro, Lenin Moreno transferiu a sede do governo a Guayaquil, de onde seguiu estigmatizando e desqualificando o movimento com a cumplicidade da imprensa.

Nem o Estado de Exceção nem a covardia de Moreno e seus aliados detiveram a população equatoriana que permanece mobilizada. Destaca-se a ação do movimento indígena que protagonizou uma multitudinária mobilização em Quito. Como em outros momentos de sua história, indígenas, estudantes universitários, mulheres e trabalhadores reagiram dignamente tomando ruas e praças para enfrentar os traidores de turno. .

Como Movimiento Nuevo Perú, manifestamos nossa solidariedade à justa mobilização do povo equatoriano e condenamos a violência desmedida e sistemática da Polícia e Forças Armadas. Exortamos às instancias internacionais e à Chancelaria peruana a pronunciar-se frente à violência desatada, procurando que se imponha o Estado de direito. A luta do povo equatoriano e suas organização é a luta de nossa América pelo bem vivem, a dignidade e a esperança. Contem conosco para que sua voz ressoe mais forte, a imposição neoliberal não passará.

Lima, 8 de outubro de 2019

Movimiento Nuevo Perú


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão