Revista Movimento Movimento (100 anos da Revolução Russa) Movimento (100 anos da Revolução Russa): crítica, teoria e ação

Músicas da Revolução Russa

Uma seleção de canções produzidas entre 1917 e a década de 40 na União Soviética.

Publicamos hoje uma seleção de músicas soviéticas que foram  difundidas entre 1917 e a década de 40. É interessante ressaltar que era muito comum o regime stalinista alterar letras de canções populares de 1917 e dos anos 20 para fazer propaganda (caso da canção “O exército vermelho é mais forte”, que se chamava “Exército branco, barão negro”, crítica aos mencheviques, antes de ser alterada).

Katyusha

Bolshevik Leaves Home

Red Army Choir: The Red Army Is the Strongest.

Varshavianka

“Вот Петербург забастовался” , “Вперёд, друзья!”

Вперёд заре навстречу

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

Na quinta edição da Revista Movimento, trazemos ao público um especial sobre a crise brasileira. Nele, publicamos longa entrevista com o economista Plinio Sampaio Jr., que oferece instigante diagnóstico do fracasso da política econômica conduzida pelos governos do PT. Fecham a seção dois artigos sobre o poder das corporações no capitalismo global e a teia corrupta que estabelecem com Estados e governos. Um conjunto de artigos sobre a situação internacional aborda as dificuldades enfrentadas pelo governo Trump, a crise na Venezuela e o avanço das lutas no Peru.

Abaporu

Uma biografia inédita de Stalin escrita por Leon Trotsky Uma biografia inédita de Stalin escrita por Leon Trotsky

Leon Trotsky Joseph Stalin

MES: Movimento Esquerda Socialista MES: Movimento Esquerda Socialista