Greve dos professores no coração da Trumplândia

Virgínia Ocidental: greve dos professores no coração da Trumplândia. 2018 será a morte dos sindicatos dos EUA ou sua ressurreição?

Benjamin Beckett 11 mar 2018, 15:37

Em 22 de fevereiro, cerca de 20 000 professores e trabalhadores da Educação no estado rural da Virgínia Ocidental entraram em greve. Todas as escolas públicas primárias fecharam por nove dias, e os grevistas forçaram o governo estadual reacionário a conceder mais do que o dobro de aumento oferecido a todos os funcionários públicos, não apenas aos professores. A greve é ainda mais notável num contexto americano porque em Virgínia Ocidental, professores não têm direito legal de greve, nem o empregador – o governo estadual – tem uma obrigação legal de barganhar coletivamente com eles. As assim chamadas greves “ilegais” foram excessivamente raras nos Estados Unidos por décadas.

Quatro dias depois da greve começar, a Suprema Corte ouviu argumentos em Janus vs AFSCME, que esteve chegando aos tribunais durante anos. O caso permitiria que os trabalhadores dos governos federal, estadual e local se negassem a pagar os encargos sindicais, enquanto ainda recebem os benefícios de um contrato sindical. Uma série de casos similares, financiados por capitalistas endinheirados, ocorreram no sistema judicial desde 2011. Outro caso semelhante, Friedrichs v. California Teachers Association fracassou na corte em 2016, quando o juiz arquiconservador Antonin Scalia morreu repentinamente há apenas um mês da sentença. O substituto de Scalia na Corte, Neil Gorsuch, foi apontado por Trump e mostra todos os sinais de ser ao menos tão reacionário quanto seu antecessor. Quase todo mundo espera que a direita prevaleça na corte.

Os sindicatos estiveram se preparando para o golpe, com algumas federações esperando que um terço ou mais de seus membros parassem de pagar suas cotas. Devido ao fato que muitos sindicatos organizam tanto os funcionários públicos quanto os trabalhadores do setor privado, a perda de fundos afetará a capacidade de muitos sindicatos para se organizar e representar também os trabalhadores não-governamentais. Para os capitalistas atrás destes casos legais, esse é precisamente o ponto: enfraquecer os sindicatos eliminando seu financiamento. Os sindicatos estão lutando para renovar a lealdade de seus membros, mas muitos sindicatos do setor público não fazem uma organização significativa há décadas. Ao invés disso, eles frequentemente se sustentaram no lobby e nas doações ao Partido Democrata para desacelerar a taxa de concessões que eles finalmente foram obrigados a aceitar.

Apesar dos riscos legais, os trabalhadores de Virgínia Ocidental rejeitaram um acordo inicial negociado em 28 de fevereiro pelo governador republicano e os líderes dos sindicatos dos professores estaduais que estavam alinhados com esse paradigma de declínio administrado e lento. A proposta teria ampliado os aumentos, mas teria feito nada para abordar os crescentes custos dos planos de saúde que consomem uma parte cada vez maior dos salários dos trabalhadores a cada. Depois das negociações, tanto o governador como os líderes sindicais anunciaram que a greve havia terminado; o problema era que ninguém consultava os professores. Convencidos de que as promessas de fixar os custos de seu seguro de saúde na linha eram vazias, os professores e os trabalhadores escolares se negaram a voltar para o trabalho.

Na segunda-feira, enquanto mais de 4 000 pessoas ocupavam a sede do governo estadual e muitos outros fizeram piquetes em todo o estado para demandar uma solução permanente para seu seguro de saúde antes de que voltassem a trabalhar. Outra faceta notável da greve é a solidariedade inter-setorial: uma das exigências-chave dos professores é um aumento e um plano de saúde decente não somente para eles próprios, mas para todo o funcionalismo público em termos iguais.

Virgínia Ocidental é um estado pobre com uma história política complicada. Separou-se de seu vizinho maior, Virgínia, durante a Guerra Civil estadunidense, quando os líderes regionais negaram-se a se unir à Confederação que apoiava a escravidão. Dominado pelo carvão e mais tarde pelas indústrias de gás natural nos séculos XIX e XX, alguns dos levantes operários maiores e violentos do país tiveram lugar no estado, inclusive a infame Batalha de Blair. Como disse Jay O’Neal, professora de Virgínia Ocidental e liderança da greve, a Democracy Now, “quase todos os habitantes de Virgínia Ocidental conhecem alguém que esteve em greve: pais, avós, amigos, tias, tios”. Mas Virgínia Ocidental não é imune às forças de reação populista branca que se estendeu por muitas partes do país nas últimas décadas. Historicamente um lar para os democratas conservadores, e inclusive segregacionistas, escolheu Trump em 2016 com 68% dos votos, depois de que Bernie Sanders derrotou por pouco Clinton nas primárias democratas.

Talvez em nenhum outro lugar do país as contradições que enfrentam a classe trabalhadora branca sejam tão destacadas quanto são na Virgínia Ocidental. Como O’Neal disse à revista socialista Jacobin em uma entrevista: “As pessoas gostam de se referir à Virgínica Ocidental como Trumplândia. Mas isso é uma simplificação. Muitas pessoas aqui não votaram em Trump. E você também tem muitas pessoas que votaram nele, mas que estão envolvidas na greve “.

Como em outros lugares do país, a ordem gerencial liberal encarnada por Clinton e os líderes contrários às lutas dos sindicatos do setor público é sufocante. De um lado, as forças da reação capitalista tiraram as luvas, deixando de prestar atenção para a dignidade ou o bem-estar dos trabalhadores. Por outro lado, um pequeno mas enérgico populismo de esquerda: uma crescente consciência socialista exemplificada por Bernie Sanders e o DSA, e uma consciência de classe mais ampla demonstrada de forma proeminente por trabalhadores de toda uma indústria, em um estado inteiro, para ganhar as principais demandas operárias de um governo reacionário.

Na tarde de terça-feira, o governo da Virgínia Ocidental aprovou um projeto de lei que deu a todos os funcionários estatais um aumento de cinco por cento e um congelamento dos custos do seguro de saúde. Os professores cantam jubilosamente no edifício do Capitólio. A greve trouxe-lhes não apenas ganhos materiais, mas forçou a ala direita no estado a recuar em uma série de propostas neoliberais para a educação. Escolas em todo o estado reabriram na quarta-feira, enquanto os professores e outros funcionários da escola voltavam para o trabalho.

Agora, a onda de ataque pode estar se espalhando. 1.400 trabalhadores de telecomunicações na Virgínia Ocidental, representados pelos militantes Communications Workers of America, entraram em greve em 3 de março. Professores em Oklahoma, outro estado rural a 1.800 quilômetros a sudoeste da Virgínia Ocidental, estabeleceram um prazo de greve de 2 de abril em suas negociações com o estado governo. Como a Virgínia Ocidental, é ilegal que os trabalhadores do governo de Oklahoma ataquem. Os instrutores de pós-graduação da Universidade de Illinois, um colégio público que atende 32 mil alunos de graduação, estiveram em greve por dez dias úteis. Enquanto estas linhas eram escritas, educadores em Jersey City, um subúrbio da classe trabalhadora de 260 mil pessoas fora da cidade de Nova York, estavam se preparando para uma possível marcha.

A Suprema Corte, uma das instituições menos democráticas da sociedade americana, está preparada para cortar a base legal e financeira de uma grande parte do movimento trabalhista americano. No curto prazo, os resultados serão catastróficos. Mas o capital norte-americana poderia estar prestes a experimentar a maldição de conseguir o que quer. Se a organização recente de professores é um sintoma, podemos estar em um período de crescente militância trabalhadora. À medida que as proteções legais para sindicatos e trabalhadores são despojados, a tarefa dos socialistas americanos é aproveitar o momento de caos e demonstrar aos trabalhadores o que os professores de Virgínia Ocidental mostraram tão bem: que as proteções reais e os avanços reais devem ser feitos à moda antiga: através da organização, da luta de classes e da solidariedade.

Fonte: http://portaldelaizquierda.com/pt_br/2018/03/virginia-ocidental-greve-de-professores-no-coracao-da-trumplandia-2018-sera-a-morte-dos-sindicatos-dos-eua-ou-sua-ressurreicao/


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão