Londres e Paris no tormento europeu

Theresa May e Emmanuel Macron enfrentam árduas crises em seus mandatos.

Francisco Louçã 18 dez 2018, 13:11

2018 tem sido um annus horribilis para a União Europeia. A formação do Governo italiano de Salvini, a impunidade de Orbán, o anúncio do afastamento de Merkel, a escolha de Weber para candidato à Comissão Europeia, a pressão de Trump e, sobretudo, o ‘Brexit’, tudo vai no sentido de um irresolúvel impasse institucional. Esta semana, as atribulações de May, o mea culpa de Macron e o conselho de ontem demonstram que ainda pode vir pior.

Cantar mais alto

Há dias, um curioso apelo de liberais, conservadores e sociais-democratas, de Alain Juppé a Felipe González, clama por “retomar urgentemente a nossa autoconfiança, dar à União um coração e uma alma”, ou seja, mais litania autossatisfatória castigando Schiller e Beethoven com a repetição ad nauseum do ‘Hino à Alegria’. Entretanto, Piketty propôs quadruplicar o orçamento europeu para uma política generosa, parece que sem notar que os governos só querem entender-se para cortar o orçamento.

O problema é que não basta cantar mais alto, como se verifica na dificuldade de resposta às revoltas populares. O facto é que toda a década perdida desde a crise de 2008 está a cobrar o seu preço: trabalhadores pobres irritados com a globalização, migrantes fugindo da miséria, jovens cansados da precariedade, os expulsos da cidade colonizada pela especulação, são multidões arrastadas pela política abissal e que protestam. Perante este clamor, a crise cresce com a incapacidade institucional de responder ao mal-estar social. Uma expressão desta arrogância é a forma como os poderes europeus responderam ao referendo do ‘Brexit’, que aliás autorizaram e até estimularam, para depois, perante o resultado expectável, mostrarem como é punido qualquer Estado que decida a saída. E vemos Theresa May, afinal uma das apoiantes de sempre da ortodoxia da direita europeia, ser sacrificada no altar de Bruxelas, correndo de um lado para o outro à procura de coisa nenhuma numa misteriosa fronteira entre as duas Irlandas. Paris e Berlim acharam, no vendaval do ‘Brexit’, a oportunidade de fragilizar uma grande economia concorrente e de atingir o poder político e militar que historicamente equilibrava as disputas continentais, e querem levar o ajuste de contas até ao limite.

Tiros no pé

O problema deste plano é que ele atinge os seus autores. Assim, enquanto na Alemanha se vai anunciando uma inclinação para a direita menos europeia, é em França que está o mais grave perigo. Era onde morava a solução, se quem lê estas linhas se lembra do entusiasmo com o jovem telegénico que tomou conta do Eliseu com uma maioria parlamentar arrasadora. Ele era o sonho chegado de novo ao poder, era o líder que ia reerguer a Europa, era a nova política para lá das velhas divisões, era a estrela que nos ia guiar. As elites lusitanas deslumbraram-se com as suas promessas (mutualização da dívida, lembra-se?), com o seu arrojo (convenções europeias em cada país até fim de dezembro de 2018, lembra-se?), com a sua pose. Esperavam um salvador, um Napoleão benévolo a desembarcar em noite de bruma.

Um ano e meio depois, o ras-le-bol francês é avassalador. Quatro semanas de protesto confuso, milhares de detidos, centenas de milhares de manifestantes, uma barreira entre o povo e o Governo, um Presidente aflito, temos a França a lembrar-se de como sempre tem sido o país das revoltas e das revoluções europeias. E descobre-se como Macron falhou em todos os planos.

Falhou na vida social. Os jornais assinalam hoje como o Presidente evocou a sua carreira de banqueiro de investimento ao abolir o imposto sobre as fortunas — a única medida que se recusa a corrigir, mesmo quando aparece na televisão de baraço ao pescoço — e mostrou a sua enfatuação ao dar reprimendas a um jovem e a um desempregado que o interpelaram na rua, ao lançar que nas estações de caminho de ferro se encontra “gente que não é ninguém”, ao mesmo tempo que se rodeava no fausto de Versalhes para falar aos deputados aprumados. Macron afirma que faltou um rei aos franceses, logo no país mais republicano da Europa, e era evidente que um dia a contradição cobraria a sua fatura. Foi agora, com o povo na rua.

Falhou ainda no plano político. A maioria parlamentar de que dispõe é demasiada, crispa-se em divisões, hesita perante as pressões, adivinha deserções. Com tudo isto, arrisca-se a perder as eleições europeias para Le Pen (que é a aposta de Trump), enquanto tenta compor uma aliança internacional de desesperados: prometeu listas conexas com os liberais, tenta seduzir o Partido Democrático de Renzi, a Nova Democracia na Grécia e até os Verdes alemães para o seu novo partido europeu, mas já não é seguro que seja levado a sério.

Levado aos ombros pela ilusão europeia, Macron tornou-se o elo mais fraco. A consequência é tratar o ‘Brexit’ com os pés e reduzir a União a este projeto falhado de frases tão grandiloquentes como inconsequentes. Em Paris está a exibir-se a morte da promessa da globalização feliz, perante um povo que descobriu que só lhe sobra a vida triste.


Artigo originalmente publicado no jornal “Expresso” em 15 de dezembro de 2018.Reprodução da versão publicada pelo Esquerda.net.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão