“Ideologia nazista”

Dizer que o nazismo era de esquerda falsifica a história, revela desonestidade e ignorância.

Juremir Machado da Silva 5 abr 2019, 13:53

Ernesto Araújo, ministro das Relações Exteriores, envergonha o Brasil no exterior. Dizer que o nazismo era de esquerda falsifica a história, revela desonestidade e ignorância. A esquerda pode e deve ser atacada pelos crimes de Stalin, não pelos de Hitler. Paulo César Casarin, colunista do UOL, fez o que todo bom jornalista ou historiador faz: foi à fonte. Numa entrevista de 1923, disponível desde 2007 na base do jornal The Guardian, Hitler deu o tom: “Socialismo é lidar com o bem comum. Comunismo não é Socialismo. Marxismo não é Socialismo. Os marxistas roubaram o termo e bagunçaram seu significado”. Sustentar o contrário hoje é mentir para tolos.

Para Hitler, socialismo nada tinha a ver com esquerdismo, que ele odiava: “O Marxismo não tem o direito de se disfarçar de socialismo. O socialismo, ao contrário do marxismo, não repudia a propriedade privada e, ao contrário do marxismo, é patriótico. Poderíamos ter nos denominado o Partido Liberal”. Precisa mais? A base do nazismo jamais pertenceu ao imaginário de esquerda: a raça como sistema de hierarquia social. Essa é uma ideologia da extrema-direita.

No seu livro abjeto, “Minha Luta”, Hitler indicou os principais inimigos descobertos na sua formação: “Foi durante esse período que meus olhos foram abertos a dois perigos cujos nomes eu mal conhecia e não tinha nenhuma noção de seu terrível significado para a existência do povo alemão. Estes dois perigos eram o marxismo e o judaísmo”. Quem era o monstro? “Entre os milhões de indivíduos de um mundo que lentamente se corrompia, Karl Marx foi, de fato, um que reconheceu, com o olho seguro de um profeta, a verdadeira substância tóxica e a apanhou para, como um necromante, aniquilar rapidamente a vida das nações livres da Terra. Tudo isso, porém, a serviço de sua raça”.

Tudo tem a sua explicação no contexto das estratégias políticas: “Escolhemos o vermelho para nossos cartazes depois de uma deliberação especial e cuidadosa, nossa intenção era irritar a esquerda, de modo a despertar a atenção e tentar atraí-los às nossas reuniões – apenas para quebrá-los – para que, dessa forma, tivéssemos uma oportunidade de falar com essas pessoas”. Era só uma enganação marqueteira. Georg Witschel, embaixador da Alemanha no Brasil, ano passado, usou palavras compreensíveis para os “ignorancialistas”: “É uma besteira argumentar que o fascismo e o nazismo são movimentos da esquerda . Isso não é fundamentado, é um erro, é simplesmente uma besteira”. No fígado.

O “darwinismo” racial do nazismo não permite qualquer aproximação com o comunismo, uma ideologia que pretende, para bem ou para mal, enfrentar a lei do mais forte em favor dos mais vulneráveis. O irônico filósofo francês Jean Baudrillard, confrontado com essa polêmica, que sempre volta, debochava: “Se o nazismo era de esquerda, Hitler não ficou sabendo”. Talvez aqueles que hoje consideram o nazismo de esquerda queiram apenas sinalizar que estão à direita de Adolf Hitler. O Itamaraty já esteve mais bem representado. Uau!

Artigo originalmente publicado na edição do dia 02/04/2019 do jornal Correio do Povo. Extraído de:https://lucianagenro.com.br/2019/04/ideologia-nazista-por-juremir-machado-da-silva/

TV Movimento

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni
Editorial
Israel Dutra | 20 fev 2025

Altas temperaturas no cenário político

A emergência climática, a crise do governo Lula e a pressão pela prisão de Bolsonaro aquecem o cenário político
Altas temperaturas no cenário político
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 55-57
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"