Demandas de ocupações de Porto Alegre serão encaminhadas por parlamentares do PSOL

A deputada estadual Luciana Genro e o vereador Roberto Robaina, estiveram nas ocupações Vitória, Rincão dos Coqueiros e Nova Mariante em Porto Alegre.

Equipe Luciana Genro 20 maio 2019, 18:42

A deputada estadual Luciana Genro e o vereador de Porto Alegre Roberto Robaina, ambos do PSOL, estiveram nas ocupações Vitória, Rincão dos Coqueiros e Nova Mariante, todas dentro de uma área de 46 hectares de uma mesma família, no Belém Velho, na Zona Sul da Capital. Os parlamentares foram recebidos pelos moradores e pelas lideranças de cada ocupação, o Celso, o Juliano, o Eduardo e a Bruna.

A precariedade e a falta de condições mínimas de habitação marcam a vida de quem mora nesses locais, uma vida de muita persistência e luta. São 65 famílias na Ocupação Vitória, que sofre com a falta de um acesso adequado, instalação elétrica e saneamento básico. As mulheres são a maioria nessa ocupação. Em dias de chuva, a ocupação fica tomada pela lama e pela água porque as casas estão localizadas em um declive acentuado.

Na Rincão dos Coqueiros são 72 famílias, também faltando saneamento e transporte público. A Nova Mariante é a maior das ocupações, com 150 famílias.

As três ocupações estão em processo de organização e criação conjunta de uma cooperativa popular, para encaminhar suas demandas e também a regularização das casas.

Por meio da Frente Parlamentar da Moradia Popular Digna, a deputada Luciana Genro levará as demandas das ocupações para a Assembleia Legislativa e para as reuniões com o governo do Estado. O vereador Roberto Robaina, vice-presidente da Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação da Câmara Municipal, encaminhará ainda pedidos de providências pontuais à prefeitura de Porto Alegre, como a melhoria nos acessos na Ocupação Vitória, a disponibilização de linhas de ônibus para as comunidades e a instalação de água pelo DMAE.

Além disso, a equipe de apoio às ocupações dos mandatos é formada pela presidente da Cooperativa Cidade Nova, Adriana Fontoura, pelos assessores Gilvandro Antunes e Mallu Villaverde pela advogada Clarice Zanini, parceira e especialista no encaminhamento jurídico das ocupações.

Moradia digna é um direito de todos!

Artigo originalmente publicado no site de Luciana Genro.

TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra | 24 mar 2024

Tarefa inadiável

Para derrotar a extrema direita é necessário combater toda a amplitude do projeto fascista brasileiro
Tarefa inadiável
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 47
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição com o dossiê “Feminismo: convergências, divergências e lutas”. Assine!