Revista Movimento Movimento Movimento: crítica, teoria e ação

Demandas de ocupações de Porto Alegre serão encaminhadas por parlamentares do PSOL

A deputada estadual Luciana Genro e o vereador Roberto Robaina, estiveram nas ocupações Vitória, Rincão dos Coqueiros e Nova Mariante em Porto Alegre.

A deputada estadual Luciana Genro e o vereador de Porto Alegre Roberto Robaina, ambos do PSOL, estiveram nas ocupações Vitória, Rincão dos Coqueiros e Nova Mariante, todas dentro de uma área de 46 hectares de uma mesma família, no Belém Velho, na Zona Sul da Capital. Os parlamentares foram recebidos pelos moradores e pelas lideranças de cada ocupação, o Celso, o Juliano, o Eduardo e a Bruna.

A precariedade e a falta de condições mínimas de habitação marcam a vida de quem mora nesses locais, uma vida de muita persistência e luta. São 65 famílias na Ocupação Vitória, que sofre com a falta de um acesso adequado, instalação elétrica e saneamento básico. As mulheres são a maioria nessa ocupação. Em dias de chuva, a ocupação fica tomada pela lama e pela água porque as casas estão localizadas em um declive acentuado.

Na Rincão dos Coqueiros são 72 famílias, também faltando saneamento e transporte público. A Nova Mariante é a maior das ocupações, com 150 famílias.

As três ocupações estão em processo de organização e criação conjunta de uma cooperativa popular, para encaminhar suas demandas e também a regularização das casas.

Por meio da Frente Parlamentar da Moradia Popular Digna, a deputada Luciana Genro levará as demandas das ocupações para a Assembleia Legislativa e para as reuniões com o governo do Estado. O vereador Roberto Robaina, vice-presidente da Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação da Câmara Municipal, encaminhará ainda pedidos de providências pontuais à prefeitura de Porto Alegre, como a melhoria nos acessos na Ocupação Vitória, a disponibilização de linhas de ônibus para as comunidades e a instalação de água pelo DMAE.

Além disso, a equipe de apoio às ocupações dos mandatos é formada pela presidente da Cooperativa Cidade Nova, Adriana Fontoura, pelos assessores Gilvandro Antunes e Mallu Villaverde pela advogada Clarice Zanini, parceira e especialista no encaminhamento jurídico das ocupações.

Moradia digna é um direito de todos!

Artigo originalmente publicado no site de Luciana Genro.

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

A décima terceira edição da Revista Movimento dedica-se ao debate sobre os desafios da esquerda socialista no Brasil diante da crise nacional que se desenrola há anos e do governo Bolsonaro. Para tanto, foram convidados dirigentes do PSOL, do MES e de outras organizações revolucionárias que atuam no partido. O dossiê sobre a estratégia da esquerda e o PSOL reflete os desafios da organização de um polo socialista no interior do partido. Há também, na seção nacional, reflexões sobre a crise econômica brasileira, as revelações de The Intercept e as lutas da juventude e da negritude. As efemérides do centenário da escola Bauhaus e do cinquentenário do levante de Stonewall também aparecem no volume, além da tese das mulheres do MES para o Encontro de Mulheres do PSOL.

Ilustração da capa da Revista Movimento

MES: Movimento Esquerda Socialista MES: Movimento Esquerda Socialista