Demandas de ocupações de Porto Alegre serão encaminhadas por parlamentares do PSOL

Demandas de ocupações de Porto Alegre serão encaminhadas por parlamentares do PSOL

A deputada estadual Luciana Genro e o vereador Roberto Robaina, estiveram nas ocupações Vitória, Rincão dos Coqueiros e Nova Mariante em Porto Alegre.

Equipe Luciana Genro 20 Maio 2019, 18:42

A deputada estadual Luciana Genro e o vereador de Porto Alegre Roberto Robaina, ambos do PSOL, estiveram nas ocupações Vitória, Rincão dos Coqueiros e Nova Mariante, todas dentro de uma área de 46 hectares de uma mesma família, no Belém Velho, na Zona Sul da Capital. Os parlamentares foram recebidos pelos moradores e pelas lideranças de cada ocupação, o Celso, o Juliano, o Eduardo e a Bruna.

A precariedade e a falta de condições mínimas de habitação marcam a vida de quem mora nesses locais, uma vida de muita persistência e luta. São 65 famílias na Ocupação Vitória, que sofre com a falta de um acesso adequado, instalação elétrica e saneamento básico. As mulheres são a maioria nessa ocupação. Em dias de chuva, a ocupação fica tomada pela lama e pela água porque as casas estão localizadas em um declive acentuado.

Na Rincão dos Coqueiros são 72 famílias, também faltando saneamento e transporte público. A Nova Mariante é a maior das ocupações, com 150 famílias.

As três ocupações estão em processo de organização e criação conjunta de uma cooperativa popular, para encaminhar suas demandas e também a regularização das casas.

Por meio da Frente Parlamentar da Moradia Popular Digna, a deputada Luciana Genro levará as demandas das ocupações para a Assembleia Legislativa e para as reuniões com o governo do Estado. O vereador Roberto Robaina, vice-presidente da Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação da Câmara Municipal, encaminhará ainda pedidos de providências pontuais à prefeitura de Porto Alegre, como a melhoria nos acessos na Ocupação Vitória, a disponibilização de linhas de ônibus para as comunidades e a instalação de água pelo DMAE.

Além disso, a equipe de apoio às ocupações dos mandatos é formada pela presidente da Cooperativa Cidade Nova, Adriana Fontoura, pelos assessores Gilvandro Antunes e Mallu Villaverde pela advogada Clarice Zanini, parceira e especialista no encaminhamento jurídico das ocupações.

Moradia digna é um direito de todos!

Artigo originalmente publicado no site de Luciana Genro.

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Capa da última edição da Revista Movimento
O MES completa 20 anos. A edição n. 14-15 da Revista Movimento é dedicada por completo ao importante evento que marca duas décadas de nossa história. Apesar de jovens, podemos dizer que poucas organizações na história política da esquerda brasileira alcançaram essa marca com tamanho vigor. Longe de autoproclamação, desejamos transformar nossos êxitos em força social e militante para novos e amplos impulsos. Ainda não cumprimos uma maratona, mas nossa história sem dúvida deixou para trás a visão de curto prazo, que alguns adversários nos chegaram a prognosticar. Diante das muitas provas, vitórias e algumas derrotas, podemos celebrar e somar forças para enfrentar as tarefas imediatas: derrotar a tentação autoritária de Bolsonaro e avançar na construção de uma alternativa socialista.