A esquerda internacional deve ir em apoio ao povo de Hong Kong

A esquerda internacional deve apoiar a luta do povo de Hong Kong para defender e expandir seus direitos.

O governo de Hong Kong, diante do massivo movimento de oposição desde o início de junho, finalmente prometeu retirar o projeto de extradição da China no início de setembro. No entanto, o povo se recusou a interromper o movimento. Eles continuam pressionando suas cinco demandas, formuladas em julho. Os quatro primeiros estão relacionados à situação imediata (a retirada completa da lei; o estabelecimento de uma comissão independente de inquérito sobre a conduta policial; a retirada da designação de “motim” para descrever os protestos; a anistia para manifestantes presos) e o quinto é sufrágio universal – algo que Pequim prometeu na Lei Básica (1997). Eles mantiveram seus protestos porque a luta de três meses revelou um fato simples: a agenda oculta de Pequim é acabar com a autonomia de Hong Kong. Esse entendimento levou-os a continuar a luta, que se transformou em uma grande batalha para salvar a autonomia de Hong Kong.

O governo de Hong Kong, um fantoche de Pequim, lançou uma nova rodada de ataque em 4 de outubro, proibindo manifestações com máscara, invocando a Portaria de Regulamentação de Emergência de 1922. Ironicamente, a lei foi promulgada pelo então governo colonial britânico para reprimir, sem sucesso, a greve geral liderada pelo sindicato dos marinheiros – então sob a liderança do PCC. Desta vez, o ato colonial foi invocado novamente por um governo de Hong Kong, liderado pela China, para reprimir seus “companheiros de país”.

Sempre foi negado ao povo de Hong Kong o direito de administrar seus próprios assuntos, seja sob o domínio britânico ou de Pequim. Ao contrário dos britânicos, Pequim prometeu sufrágio universal ao povo de Hong Kong, mas nunca se deu ao trabalho de honrar essa promessa. De fato, provou ser, no aspecto da “identidade nacional”, mais repressivo que os britânicos. Anos antes do projeto de extradição da China, Pequim já tentava impor em Hong Kong sua versão chauvinista da “identidade nacional”, que os britânicos não haviam feito: tentou fazer o governo de Hong Kong aplicar o “currículo da Educação Nacional” e o hino nacional, e também houve esforços para substituir o cantonês por mandarim como meio de ensino. Todas essas tentativas foram derrotadas por protesto. Portanto, quando a lei de extradição da China foi apresentada, o povo de Hong Kong sabia muito bem que um show completo com Pequim agora era inevitável.

Os 2 milhões de participantes da marcha de 16 de junho mostraram que o movimento conta com apoio majoritário. O movimento não está exigindo independência, como afirma Pequim. Como todo povo de passado colonial, o povo de Hong Kong também tem direito à autodeterminação, incluindo a opção de independência. No entanto, o movimento de Hong Kong é unificado sob as muito moderadas “cinco demandas”. Há uma corrente pequena e frouxa que aspira à independência, mas não tem influência no movimento.

Ao contrário das gerações anteriores, os jovens anseiam por uma identidade de Hong Kong, mas isso não implica necessariamente querer independência. É também precisamente uma reação às políticas cada vez mais nacionalistas e chauvinistas de Pequim. Hoje, a China, sob o PCC, evoluiu para uma sociedade repressiva com a qual poucos em Hong Kong querem se associar, daí a aspiração por uma “Hong Kong livre”. A ascensão de uma “identidade de Hong Kong” também não é um evento isolado. Houve um aumento do sentimento nacional entre taiwaneses, tibetanos e uigures também. Como Hong Kong, isso também é uma resposta ao chauvinismo de Pequim. Pode-se afirmar com segurança que hoje Pequim em si é a causa de uma grande força centrífuga que agora domina a China. Antes de atingir seu objetivo de unificação e glória nacional, já está perdendo o coração de Taiwan, Tibete, “Xinjiang” e Hong Kong.

A ausência de uma corrente de esquerda considerável em Hong Kong é um reflexo de um movimento de trabalhadores notavelmente fraco. As práticas horríveis do PCC, sob o nome de “comunismo” e “socialismo”, desacreditam continuamente as ideias esquerdistas, criando um ambiente hostil contra ele. Isso explica por que o movimento atual ainda se limita às cinco demandas e falha em elevar as demandas socioeconômicas, apesar da enorme desigualdade na cidade. No entanto, os jovens foram forçados a apelar aos trabalhadores no curso da luta, e o esforço conjunto dos jovens e dos sindicatos tornou possível, pela primeira vez em meio século, a eclosão de uma greve geral que paralisou metade de Hong Kong em 5 de agosto. Quanto mais à esquerda puder provar a força do trabalho na luta real, mais poderá provar sua relevância mais uma vez.

Pequim acusa o movimento de ser um agente de “intervenção estrangeira”. Dado o legado colonial de Hong Kong, os partidos pan-democratas têm vínculos de longo prazo com os EUA e os partidos do establishment do Reino Unido. No entanto, eles não têm nenhum papel de liderança no movimento atual. Eles no máximo desempenham apenas um papel de apoio. Ninguém pode descartar o fato de ser liderado principalmente por milhares de jovens radicais que orientam o movimento. Eles não têm nenhum vínculo com nenhum dos partidos políticos atuais e admiram a espontaneidade tanto que desconfiam profundamente da organização e dos partidos e têm quase zero experiência política. Sua inexperiência levou alguns deles a acreditarem que os EUA são um país genuinamente democrático. Eles cometeram erros, mas não são controlados por nenhuma “força estrangeira”. Na verdade, eles não são controláveis ​​por ninguém.

Uma pesquisa recente mostrou que quase 40% dos estudantes afirmam ser “localistas”, mas como a juventude radical interpreta isso varia entre si. Muito antes deste movimento, a interpretação nativista teve a maior influência entre aqueles que afirmavam ser “localistas”. No entanto, quando esse movimento evoluiu para uma enorme mobilização, ele necessariamente exibiu tendências múltiplas e conflitantes. Embora haja uma corrente nativista exibindo sentimentos contra imigrantes continentais, houve também uma manifestação muito maior tentando conquistar os visitantes chineses do continente. A responsabilidade da esquerda é unir-se à luta e convencer os jovens com sua posição democrática e inclusiva, em vez de ficar de fora dela.

Isso não quer dizer que “forças estrangeiras” sejam totalmente irrelevantes, ou negar que estejam interessadas em intervir em Hong Kong. Mas Hong Kong não é comparável à Ucrânia. Enquanto a UE e a OTAN são novos atores no tumulto da Ucrânia desde a virada do século, o Reino Unido e os EUA sempre foram tacitamente reconhecidos por Pequim como partes interessadas em Hong Kong. O chamado “um país, dois sistemas”, consagrado primeiro na declaração conjunta sino-britânica de 1984 e depois na Lei Básica de 1997, foi desde o início um compromisso histórico de Pequim com o Ocidente em troca da permissão deste último integrado ao capitalismo global. A promessa solene da Lei Básica de “o sistema capitalista anterior e o modo de vida permanecerá inalterado por 50 anos” é, antes de mais nada, apaziguar a influência ocidental e os interesses comerciais. É também por isso que a Lei Básica permite a Hong Kong manter sua própria lei britânica, que seus tribunais podem contratar juízes estrangeiros (artigo 92) e até o ponto de permitir que estrangeiros sejam empregados como funcionários públicos de baixa a alta qualidade, exceto nível ministerial e chefe executivo (artigo 101). Essas cláusulas protegem efetivamente os interesses políticos e comerciais ocidentais lá. Portanto, não é do seu interesse desestabilizar Hong Kong. Isso também explica por que o Reino Unido e os EUA disseram discretamente aos pan-democratas de Hong Kong que aceitassem o pacote de reformas políticas de Pequim em 2014 antes do início do Movimento dos Guarda-Chuvas.

É a mudança unilateral de Pequim em sua política perante Hong Kong e, especialmente, sua tentativa de apresentar o projeto de lei de extradição da China, que é diretamente responsável pelas turbulências de Hong Kong e pelas críticas ocidentais a Pequim sobre o projeto. Afinal, o projeto de lei não visa apenas os chineses, mas também qualquer estrangeiro que esteja em Hong Kong. Acidentalmente, agora existe um interesse comum estreitamente definido entre o Ocidente e o povo de Hong Kong sobre a questão do Projeto de Extradição da China. Ambos querem que a conta desapareça. No entanto, mesmo após a retirada do projeto de lei, a autonomia de Hong Kong ainda está em perigo, portanto uma situação complicada ainda persiste: embora os interesses dos trabalhadores de Hong Kong sejam fundamentalmente diferentes dos governos ocidentais, no entanto, na aparência, ambos estão exigindo que Pequim honre sua promessa de autonomia de Hong Kong. O projeto de lei norte-americano “Direitos Humanos e Democracia de Hong Kong” mostra que as elites dominantes dos EUA continuam tentando vincular a questão de Hong Kong à sua própria política externa. A esquerda precisa lembrar ao povo de Hong Kong que isso mostra que o Império dos EUA nunca é seu verdadeiro amigo; e que seus amigos democráticos devem ser encontrados entre os milhões de trabalhadores americanos que se opõem a Trump.

Embora a China continental e Hong Kong sejam capitalistas, há, em termos de proteção dos direitos humanos e trabalhistas, uma grande diferença entre os dois. Enquanto o último permite, embora com limites visíveis, a existência de um movimento social, o primeiro não o permite. Na verdade, é esse recurso de Hong Kong que preocupa cada vez mais Pequim. Desde a virada do século, mais e mais pessoas do continente começaram a imitar o movimento social de Hong Kong e começaram a se organizar informalmente ou por meio de ONGs. Esse foi o preço que Pequim teve que pagar por usar Hong Kong para ajudar a construir o novo capitalismo da China. Cada vez mais Pequim considerou o preço muito alto e, desde que Xi Jinping chegou ao poder em 2012, Pequim deve ter pensado que havia se tornado forte o suficiente para destruir a Lei Básica. Essa lei tenta congelar um tipo de capitalismo que discrimina e explora fundamentalmente o povo trabalhador e, portanto, é reacionário. No entanto, também contém cláusulas que protegem os direitos humanos e trabalhistas. A esquerda internacional deve apoiar a luta do povo de Hong Kong para defender e expandir seus direitos, não apenas por causa do valor intrínseco de sua luta, mas também porque sua luta continua a inspirar o próprio movimento social da China, por mais pequeno e oprimido que seja agora.

Qualquer que seja a fraqueza que o movimento do projeto de lei anti-extradição tenha demonstrado, é de grande significado histórico: é o primeiro movimento democrático de uma parte da China que é simultaneamente maciço, radical e rebelde, tão poderoso que até forçou com sucesso o governo, apoiado por Pequim, para recuar. É o despertar de uma consciência democrática, vestida com uma “identidade de Hong Kong”. A greve política também deixou uma marca profunda na consciência dos trabalhadores: ensina a eles o grande valor da não conformidade. O movimento de Hong Kong também expõe a grande fraqueza do “autoritarismo perfeito” da China. Por mais de quatro meses, Pequim não conseguiu restaurar a ordem nesta cidade. Hong Kong, com seu legado colonial, para o bem ou para o mal, tornou-se um espinho doloroso na carne do dragão. O dragão já está com uma saúde cada vez mais ruim. A morte desta fera nas mãos do movimento social progressivo é crucial para a futura transformação democrática da China. Essa também se tornou uma das questões mais importantes do século XXI. Por um lado, a ascensão do capitalismo chinês criou a maior classe trabalhadora do mundo e da história, enquanto, por outro lado, seu capitalismo autoritário também é uma das maiores ameaças à humanidade e ao clima do planeta. Uma transformação democrática na China é um pré-requisito para resolver todos esses problemas. Isso também torna nosso apoio à luta do povo de Hong Kong pela democracia e pela justiça ainda mais urgente do que nunca.

Esteja com o povo de Hong Kong!

Cinco demandas, nem um a menos!

Boicote ao investimento chinês no exterior!

Democracia para Hong Kong e China Continental!

Abaixo a ditadura de um só partido!

Rejeite as intervenções dos governos Trump e Johnson!

Solidariedade internacional entre os trabalhadores e todas as forças progressistas!

Secretaria Executiva da Quarta Internacional

21 de outubro de 2019

Reprodução da versão traduzida pelo Portal da Esquerda em Movimento.

TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão