Setorial ecossocialista do PSOL reivindica verba emergencial para população indígena

Militantes pedem que vereadores paulistanos votem o recurso; veja como ajudar.

Equipe Sâmia Bomfim 27 abr 2020, 16:20

O setorial ecossocialista do PSOL organiza uma campanha para pressionar os vereadores de São Paulo a colocar em votação uma verba emergencial para a população indígena da cidade.

Com a pandemia do Covid-19 e as necessárias medidas de isolamento social, os indígenas perderam suas principais fontes de renda, que provêm do turismo e o do artesanato.

Muitos deles têm necessitado de doações de cestas básicas para sobreviver. Só que o ingresso de pessoas não indígenas nas aldeias paulistas pode causar, infelizmente, risco à população local. É por isso que os ecossocialistas reivindicam uma verba emergencial para atender essa população.

Para Beto Bannwart, cientista social e militante do PSOL, solicitar aos vereadores esse apoio é “reconhecer a relevância de nossas populações originárias, que se encontram em condições precárias, sobretudo para enfrentar esta terrível pandemia de coronavírus. Além de ser fundamental para preservar vidas preciosas, é também uma forma de ressarcir uma dívida histórica que temos com a população indígena, sempre tão negligenciada pela elite colonizadora deste estado de São Paulo, do Brasil e das Américas”.

Para saber mais sobre a iniciativa e assinar a petição, clique aqui.

Artigo originalmente publicado no site da deputada Sâmia Bomfim.

TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 07 out 2025

A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!

Após a libertação da delegação brasileira das prisões israelenses, seguimos na luta em defesa da Palestina!
A Flotilha deu um exemplo de coragem! Seguiremos denunciando o genocídio na Palestina!
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores