Lutar contra a transfobia é vital na luta anticapitalista

É a “família tradicional” que destrói a população LGBTIQA+.

Joanne Oliveira 4 ago 2020, 18:26

Não somos nós, pessoas LGBTIQA+, que estamos destruindo a “família tradicional brasileira”. É a “família tradicional” que destrói a gente! Só que as nossas vidas não importam. Somos invisíveis!

É carnificina minimizar essa exclusão estrutural no país que mais mata pessoas LGBTIQA+ há mais de uma década e onde a expectativa de vida das pessoas trans é de 35 anos!

E aos que dizem que a pauta identitária não é importante e distrai a luta anticapitalista, é importante entender que a base do capitalismo e do patriarcado é justamente essa “família tradicional” meus amores! Eu lembro vocês do vídeo icônico da Amanda Palha falando sobre o nosso lugar dentro dessa família… Fora dela!

Nossas existências questionam o princípio básico do capitalismo: a criação de mão de obra explorável. Não há nada mais anticapitalista do que ser um corpo dissidente de gênero! Lutar pelas nossas vidas, nossos afetos, direitos, qualidade de vida, dignidade e tudo mais que nos é tirado, é fundamental para realmente mudarmos essa realidade absurda que vivemos.
É triste isso parecer utópico. Muitas vidas esquecidas ainda serão interrompidas. É desolador!

É fundamental se posicionar contra a transfobia, e digo isso para população cisgenera principalmente. Para a gente que é dissidente não tem outra opção, todo dia é uma luta!

Esse dia dos pais vai ser o mais especial para mim! Vou celebrar todos os pais trans e as famílias que desafiam de alguma forma esse modelo colonizador que nos expulsa, mutila e explora. Nossas vidas importam!


TV Movimento

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni
Editorial
Israel Dutra | 26 mar 2025

Bolsonaro no banco dos réus: as ruas devem falar!

A recente decisão do STF fortalece a luta pela prisão de Bolsonaro e seus aliados golpistas
Bolsonaro no banco dos réus: as ruas devem falar!
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 55-57
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"