Solidariedade com a Bolívia: é preciso derrotar o golpismo

Tentativa do governo de adiar eleições foi derrotada nas ruas.

Súmate Al Nuevo Peru 9 set 2020, 13:47

A tentativa do governo ilegítimo de Jeanine Áñez de adiar pela terceira vez a data das eleições presidenciais foi derrotada nas ruas pela contundente mobilização dos trabalhadores mineiros, camponeses e as nações indígenas. Ante a grande pressa da mobilização, o Tribunal Supremo Eleitoral teve que declarar que o primeiro turno das eleições presidenciais será realizado indefectivelmente em 18 de outubro de 2020. Agora a questão é assegurar que as eleições sejam limpas, sem fraude. Somente assim será possível parar o golpe racista e pró-imperialista das oligarquias brancas do país.

Nessa batalha crucial na Bolívia, todos os povos latino-americanos temos uma grande responsabilidade e o dever de atuar. As consequências desta disputa não se limitarão às fronteiras bolivianas, mas se estenderão por todo o continente. Caso triunfe o regime reacionário e fraudulento, sem dúvida o eixo Bolsonaro-Duque-Piñera e outros similares subordinados a Trump irão se fortalecer. Mas se o movimento na Bolívia impõe sua vitória, será reativada a efervescência gerada pela rebelião popular no Chile e pelo levante indígena no Equador em 2019.

Bolívia, cenário de revoluções e golpes de estado, enfrenta agora uma nova reação golpista. O processo que se vive agora começou com importantes mobilizações nos anos 2000 (Guerra da Água, Guerra do Gás, campesinas e indígenas), que culminaram com a ascensão ao poder do Movimento Al Socialismo (MAS), cujo aspecto inédito é o protagonismo de líderes genuinamente indígenas, operários e camponeses. Ainda que se possam apontar erros e limitações – e aprender com eles -, nos governos encabeçados por Evo Morales (2006-2019) houve uma conquista transcendental para as populações oprimidas: o Estado plurinacional, ou seja, a maioria indígena no poder.

Este avanço histórico, legitimamente concebido por uma Assembleia Constituinte e apoiado pouco depois por um referendo popular, junto com a nacionalização dos hidrocarbonetos, nunca foi tolerado pela burguesia branca e pelos setores fascistas do sul de Santa Cruz de la Sierra. Embora seja inegável que tenham dado um primeiro passo na repressão e perseguição dos opositores, seu projeto original está inconcluso, já que não puderam esmagar o heroico campesinato e a classe operária boliviana.

Num marco de pandemia descontrolada e de gestão sanitária caótica, os adiamentos eleitorais e os escândalos de corrupção no seio do governo ilegítimo despertaram no povo a vontade de se levantar novamente. Assim, os trabalhadores mineiros e os movimentos sociais organizaram um exitoso calendário de paralisações, enquanto os camponeses e o povo estabeleceram bloqueios em centenas de pontos estratégicos do país, interrompendo a vida prática de uma sociedade regida por uma “democracia de fachada”. Esta poderosa ação, na qual apareceram com relevância jovens líderes operários como Orlando Gutiérrez (Federação de Mineiros), mudou o curso da situação, mas ainda não o definiu.

A elite neoliberal golpista que contou com a cumplicidade da embaixada norte-americana teve que retroceder momentaneamente, mas sem abandonar seu tradicional revanchismo. Dezenas de ativistas que encabeçaram os bloqueios a favor da democracia começam a sofrer processos judiciais persecutórios, demonstração inequívoca de que um regime ilegítimo só pode se sustentar em cima de novos atos ilegítimos. Para deter a repressão contra o povo boliviano mobilizado, para assegurar que nas eleições de 18 de outubro próximo não se atrevam a torcer a vontade popular que daria o triunfo ao candidato Luis Arce do MAS, que lidera todas as pesquisas, é imprescindível que a solidariedade internacional se intensifique em apoio ao povo boliviano.

Se faz urgente exigir a liberdade e suspensão dos processos de todos os detidos e o direito dos bolivianos no Brasil e outros países a exercer livremente seu voto no próximo pleito. É tarefa de todas as forças políticas, democráticas e de esquerda da América Latina denunciar as tentativas da direita conservadora e servil da Bolívia, representada pela presidenta de facto, de querer interromper a transição democrática do país andino vizinho, sem respeitar sua autonomia e soberania nacional.

Originalmente publicado no Observatório Internacional da Fundação Lauro Campos Marielle Franco.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão