150 anos de Rosa Luxemburgo: pensamento e ação

150 anos de Rosa Luxemburgo: pensamento e ação

Novo curso da Escola Marx, coordenado por Luciana Genro, será dedicado à vida e à obra da revolucionária Rosa Luxemburgo. Participe!

Escola Marx 26 fev 2021, 19:39

No dia 5 de março é o aniversário de 150 anos do nascimento de Rosa Luxemburgo, uma das mais destacadas mulheres revolucionárias da história. Polonesa, judia, pessoa com deficiência (PCD), mulher. Ela enfrentou tudo isso e aos 26 anos mudou-se para a Alemanha, indo militar naquele que era o maior partido de esquerda do mundo. Lá tornou-se uma teórica e uma dirigente política de primeira grandeza. Foi assassinada juntamente com Karl Liebknecht durante a revolução alemã, que acabou derrotada, dando passagem ao nazismo.

Seu legado segue atual e é de grande utilidade para os debates que a esquerda necessita fazer para enfrentamento da extrema direita e também para a superação de um modelo de esquerda que fracassou.

Por tudo isso a Escola Marx solicitou a nossa colaboradora Luciana Genro que preparasse um curso proporcionando um panorama da vida e da obra desta mulher excepcional. Advogada, fundadora e dirigente do PSOL, atualmente deputada estadual, Luciana tem se dedicado a estudar a obra de Rosa e junto com outros colaboradores e colaboradoras vai partilhar com todos e todas um pouco da obra desta revolucionária, das polêmicas nas quais ela se envolveu e as lutas que travou.

Para a aula inaugural teremos nada menos do que uma palestra de Michael Lowy. Michael Löwy é um militante revolucionário, marxista, brasileiro radicado na França, onde trabalha como diretor de pesquisas do Centre National de la Recherche Scientifique. É um relevante estudioso do marxismo, com pesquisas sobre as obras de Karl Marx, Leon Trótski, Rosa Luxemburgo, Georg Lukács. É militante da IV Internacional e colaborador do PSOL.

Confira o calendário das inscrições e das aulas:
De 5 a 12 de março – inscrições
As aulas serão aos sábados, sempre as 15h.
Aula 1 – A atualidade de Rosa Luxemburgo, com Michael Lowy dia 13 março
Aula 2 – Panorama geral da vida e obra de Rosa Luxemburgo, com Luciana Genro dia 20 março
Aula 3 – Rosa e o reformismo dia 27 de março
Aula 4 – Rosa e o partido dia 3 de abril
Aula 5 – Rosa e a revolução russa dia 10 de abril
Aula 6 – Rosa e a revolução alemã dia 17 de abril
Aula 7 – Rosa e a luta das mulheres dia 24 de abril


Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Capa da última edição da Revista Movimento
“Enquanto os efeitos sanitários e econômicos da Covid-19 seguem fazendo-se sentir, escancarando a crise global do capitalismo, as lutas na América Latina começam a apresentar importantes conquistas no enfrentamento da extrema-direita continental. Na Bolívia, após meses de enfrentamentos e mobilização popular, a contundente vitória da chapa do MAS pôs fim ao governo ilegítimo e reacionário de Jeanine Áñez. No Chile, após as multitudinárias manifestações de 2019, o plebiscito levou a uma vitória esmagadora em favor de uma nova constituição elaborada por assembleia exclusiva. Na campanha eleitoral estadunidense em curso, está em jogo a possibilidade de derrotar o trumpismo, que anima movimentos neofascistas e racistas naquele país e em todo o mundo. Ao mesmo tempo, as eleições municipais brasileiras abrem a possibilidade de construir uma alternativa nas cidades que contribua para isolar e derrotar o bolsonarismo. A décima oitava edição da Revista Movimento debruça-se sobre esses processos de mobilização nas ruas e de enfrentamento eleitoral em curso”.