150 anos de Rosa Luxemburgo: pensamento e ação

Novo curso da Escola Marx, coordenado por Luciana Genro, será dedicado à vida e à obra da revolucionária Rosa Luxemburgo. Participe!

Escola Marx 26 fev 2021, 19:39

No dia 5 de março é o aniversário de 150 anos do nascimento de Rosa Luxemburgo, uma das mais destacadas mulheres revolucionárias da história. Polonesa, judia, pessoa com deficiência (PCD), mulher. Ela enfrentou tudo isso e aos 26 anos mudou-se para a Alemanha, indo militar naquele que era o maior partido de esquerda do mundo. Lá tornou-se uma teórica e uma dirigente política de primeira grandeza. Foi assassinada juntamente com Karl Liebknecht durante a revolução alemã, que acabou derrotada, dando passagem ao nazismo.

Seu legado segue atual e é de grande utilidade para os debates que a esquerda necessita fazer para enfrentamento da extrema direita e também para a superação de um modelo de esquerda que fracassou.

Por tudo isso a Escola Marx solicitou a nossa colaboradora Luciana Genro que preparasse um curso proporcionando um panorama da vida e da obra desta mulher excepcional. Advogada, fundadora e dirigente do PSOL, atualmente deputada estadual, Luciana tem se dedicado a estudar a obra de Rosa e junto com outros colaboradores e colaboradoras vai partilhar com todos e todas um pouco da obra desta revolucionária, das polêmicas nas quais ela se envolveu e as lutas que travou.

Para a aula inaugural teremos nada menos do que uma palestra de Michael Lowy. Michael Löwy é um militante revolucionário, marxista, brasileiro radicado na França, onde trabalha como diretor de pesquisas do Centre National de la Recherche Scientifique. É um relevante estudioso do marxismo, com pesquisas sobre as obras de Karl Marx, Leon Trótski, Rosa Luxemburgo, Georg Lukács. É militante da IV Internacional e colaborador do PSOL.

Confira o calendário das inscrições e das aulas:
De 5 a 12 de março – inscrições
As aulas serão aos sábados, sempre as 15h.
Aula 1 – A atualidade de Rosa Luxemburgo, com Michael Lowy dia 13 março
Aula 2 – Panorama geral da vida e obra de Rosa Luxemburgo, com Luciana Genro dia 20 março
Aula 3 – Rosa e o reformismo dia 27 de março
Aula 4 – Rosa e o partido dia 3 de abril
Aula 5 – Rosa e a revolução russa dia 10 de abril
Aula 6 – Rosa e a revolução alemã dia 17 de abril
Aula 7 – Rosa e a luta das mulheres dia 24 de abril


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão