A anulação das condenações de Lula e a luta contra o bolsonarismo

Deputado David Miranda (PSOL-RJ) analisa a anulação das condenações de Lula, seus impactos na luta pelo “Fora, Bolsonaro” e seus efeitos para os debates na esquerda.

David Miranda 8 mar 2021, 17:51

A ação de Moro que impediu Lula de concorrer em 2018 foi ilegal e eminentemente política. O que ocorreu depois disso conhecemos bem. A anulação das condenações de Lula é uma reparação necessária, uma vitória democrática no atual estágio de enfrentamento a um presidente fascista e genocida.

Tal decisão reforça a necessidade de constituir a mais ampla unidade de ação contra Bolsonaro, lutar contra o bolsonarismo em todas as frentes e com todos os aliados reais possíveis. O #ForaBolsonaro segue como prioridade: derrubar o presidente antes de 2022 é uma tarefa de primeira ordem.

A reabilitação de Lula também reforça a necessidade de uma articulação de esquerda e centro-esquerda para derrotar o bolsonarismo em 2022. Tal unidade deve ser ampla e não fortalecer apenas um polo: não pode seguir a regra do hegemonismo e deve levar em conta as experiências feitas nos últimos anos.

O PSOL deve se inserir neste debate afirmando sua independência e apresentando um programa de emergência para o Brasil, cujo eixo não seja a conciliação de classes. Foi um “pacto” entre desiguais que pariu o que o Brasil tem de mais mórbido: o bolsonarismo. Não podemos simplesmente reeditar uma volta ao passado. Temos um grande debate pela frente.


TV Movimento

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni
Editorial
Israel Dutra | 26 mar 2025

Bolsonaro no banco dos réus: as ruas devem falar!

A recente decisão do STF fortalece a luta pela prisão de Bolsonaro e seus aliados golpistas
Bolsonaro no banco dos réus: as ruas devem falar!
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 55-57
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"