Contra a farsa das eleições legislativas do 12 de junho! Em defesa de uma assembleia constituinte soberana!

A contestação da legitimidade do governo argelino é expressa por grandes manifestações populares em todo o país.

14 abr 2021, 18:59

O nosso partido já tem expressado publicamente suas críticas políticas e sua rejeição às eleições legislativas que o poder de fato pretende nos impor em 12 de junho de 2021, a Direção Nacional do partido acaba de decidir oficialmente a não participação do Partido Socialista dos Trabalhadores – PST – nesta eleição.

Para o PST, que participou de várias eleições desde 1991 para tirar proveito da tribuna eleitoral, sem a construção de uma relação de força previa dentro da sociedade, nenhuma ilusão não e permitida quanto à possibilidade de alcançar através de eleições a mudança democrática e social à qual as massas populares aspiram. No contexto atual, estas eleições legislativas vêm em um momento em que o popular Hirak, qualquer que sejam suas lacunas e limitações, está de volta desde 22 de fevereiro, levantando a questão da escolha entre o povo e o governo e seu roteiro. A contestação da legitimidade do governo é mais uma vez expressa por grandes manifestações populares em várias cidades do país. Quanto às eleições de 2002, que aconteceram após a revolta popular da “Primavera Negra” de 2001, nosso partido não hesita nem um segundo em rejeitar a mascarada das eleições legislativas e em participar, como de costume, da construção do campo das lutas e mobilizações políticas e sociais de nosso povo.

Para o PST, mais do que as consultas anteriores, estas eleições legislativas já estão desqualificadas no nível democrático pela extensão da repressão e dos ataques às liberdades. Os chamados gestos de apaziguamento limitados ao “perdão” de algumas dezenas de presos políticos são rapidamente contrariados por novas prisões e outras perseguições policiais e judiciais de ativistas, jornalistas e simples manifestantes. Pior, casos de tortura e estupro pelos serviços de segurança são denunciados publicamente por ex-prisioneiros. Os direitos democráticos básicos e as liberdades de expressão, manifestação, opinião, organização, greve, etc., são amordaçados diariamente. Os meios de comunicação ainda estão fechados a qualquer crítica ao regime e seus cenários são monopolizados exclusivamente por representantes do regime e por aqueles que demonstraram sua lealdade a ele. Quanto à lei eleitoral, endossada pelo mesmo parlamento dissolvido que o próprio governo descreve como corrupto e ilegítimo, ela constitui outro obstáculo para uma eleição honesta e democrática. Por exemplo, mais do que nas leis anteriores, o método de votação escolhido deliberadamente visa despolitizar o voto através da escolha entre candidatos da mesma lista e não entre programas políticos. Como resultado, não poderia a chamada paridade entre homens e mulheres ser posta em questão? Quanto ao financiamento público dos candidatos em detrimento de outros, e que de fato legaliza uma desigualdade de oportunidades, não é acima de tudo um subterfúgio para financiar uma possível maioria parlamentar futura?

Para o PST, estas eleições legislativas são uma manobra que visa, como nas eleições presidenciais de dezembro de 2019 e o referendo sobre a nova constituição de novembro de 2020, uma institucionalização da continuidade do regime. Longe de estar limitada à recondução de várias figuras abertamente a favor de um 5º mandato para Bouteflika, esta continuidade do regime é verificada principalmente nos níveis econômico e social. São as mesmas “reformas” econômicas liberais que consistem em privatizar a economia e a riqueza nacional, notadamente os bancos públicos e até mesmo nosso subsolo, permitindo que um punhado de oligarcas e multinacionais a monopolizem. São as mesmas políticas antissociais que visam reduzir salários, eliminar subsídios para necessidades básicas, reduzir transferências sociais, pôr em questão medicamentos gratuitos e levar nossos jovens e setores inteiros de nossa população ao desemprego e à insegurança social. Em resumo, estas são as mesmas escolhas neoliberais que levaram ao desastre econômico e social que estamos vivendo e que foram as razões profundas da rejeição do regime e da revolta popular do Hirak de fevereiro de 2019.

Para o PST, a recuperação da soberania popular requer a eleição de uma assembleia constituinte soberana representativa das aspirações democráticas e sociais da maioria de nosso povo que são trabalhadores, desempregados, mulheres, pequenos agricultores e todos os pobres. Nesta perspectiva, o PST exige a convergência imperativa entre o formidável movimento popular que constitui o Hirak e as lutas sociais, notadamente através do estabelecimento urgente de uma auto-organização de base em todo o país, permitindo a emergência de uma alternativa democrática, antiliberal e anti-imperialista.

Liberdade para todos os presos políticos e prisioneiros de consciência!

Para o levantamento de todos os obstáculos ao exercício das liberdades democráticas!

Pelo respeito às liberdades sindicais!

Não à continuidade do regime liberal, anti-social e autoritário!

Para a eleição de uma Assembléia Constituinte Soberana!

Artigo originalmente publicado no site do PST. Reprodução da tradução realizada pela Fundação Lauro Campos.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão