Contundentes manifestações em todo o país e no exterior: a greve continua!

Colômbia se mobiliza.

Comitê Nacional de Paro 30 abr 2021, 14:42

Testemunhamos hoje uma grandiosa expressão de cidadania com manifestações diversas, criativas, coloridas e cheia de de dignidade criativas, encheram as ruas e praças em mais de 500 municípios do país 500 municípios no país, e em quase 50 cidades no exterior. Destacamos que, além de os setores reunidos no Comitê Nacional de Greve, outros setores da sociedade aderiram ao chamado. As e os colombianos retomam a dinâmica que começou na 21N de 2019, e temos a possibilidade de expandi-la para alcançar os objetivos de vida, paz, democracia e direitos.

Com responsabilidade e coragem, milhões de colombianos saíram às ruas e tantos outros desde suas casas para expressar seu descontentamento com este mau governo. Apesar da adversidade, devido ao auge da pandemia, da estigmatização da Greve Nacional promovida pelo governo central e alguns meios de comunicação, dos antecedentes da violência policial contra os manifestantes e da insólita ordem de uma magistrada do Tribunal Administrativo de Cundinamarca que ordenou a suspensão da greve.
Acima de todas estas dificuldades, esta magnífica expressão cidadã de autonomia, civismo e democracia conquistou as ruas e rodovias do país

Lamentamos e condenamos os eventos isolados de vandalismo que ocorreram em duas ou três cidades, e em particular os estranhos saques ocorridos na cidade de Cali, nos quais os manifestantes não estavam envolvidos.

Rejeitamos o grande número de ações repressivas por parte das forças de segurança, especialmente a ESMAD, com o objetivo de romper os protestos visando dissolver e impedir as mobilizações, o uso desproporcional da força,
as prisões de vários manifestantes, os atos que causaram ferimentos a dezenas de pessoas.

Expressamos nossa rejeição às medidas de toque de recolher e fechamento do transporte público, adotadas por algumas autoridades locais com o objetivo de impedir o desenvolvimento do protesto. Os direitos de reunião e manifestação pública devem ser respeitados.

A cidadania exige que o governo nacional pare com sua arrogância e indolência, proteja efetivamente os líderes sociais, implemente o acordo de paz, fortaleça os cuidados com a saúde e acelere a vacinação, garanta uma renda básica de um salário mínimo, a matrícula zero, o apoio para às pequenas empresas e respeite as garantias democráticas.

Exercendo seu direito de protesto, a cidadania enviou mensagens peremptórias: Não à infame reforma tributária, a má administração da pandemia e o péssimo governo. É claro que a cidadania exije a retirada da reforma tributária e que o Congresso vote a favor da sua retirada e negue o projeto de lei 010 de saúde. E exigem que as pautas apresentadas pelo Comitê Nacional de Greve sejam negociadas.

Chamamos hoje, a partir das 20h, para um grande “cacerolazo” nacional, para que amanhã, de forma maciça, pacífica e com de forma massiva, pacífica e com medidas de biossegurança, para continuar este dia de greve,
e propomos que no próximo dia 19 de maio, retornemos maciçamente a uma nova Greve Nacional.

PARAR PARA AVANÇAR…VIVA A GREVE NACIONAL!!!!

Reprodução da tradução realizada pela Fundação Lauro Campos.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão