Servidores de Poá (SP) tomam as ruas contra os ataques do PSDB

Os servidores de Poá (SP) estão mobilizados desde o início do ano contra os ataques da prefeita Marcia Bin do PSDB.

Juca Lopes 24 abr 2021, 17:21

Os servidores de Poá estão mobilizados desde o início do ano contra os ataques da prefeita Marcia Bin do PSDB. A prefeita adotou uma política de cortes e de desmonte dos serviços públicos no município desde o início de seu mandato. Já fechou creches, escolas, posto de saúde, e até o hospital que foi reaberto por conta da pressão popular.

A prefeita, que não aponta nenhuma solução para a crise que o município passa por conta da perda de arrecadação e nem para crise sanitária da Covid-19, agora ataca frontalmente os servidores. Já fez uma série de cortes na educação, na saúde, na assistência social e na segurança pública. E até hoje não deu o auxílio merenda dos alunos.

A prefeitura encaminhou para Câmara Municipal projeto de lei que desmonta o estatuto dos Servidores Municipais, com uma série de cortes entre eles: mexe no horário de almoço dos servidores da saúde e da segurança, precariza a evolução funcional, dificulta a licença-prêmio, proíbe hora extra, entre outros ataques retira o vale-alimentação dos Servidores. O projeto de lei, que já tinha sido derrotado duas vezes por conta da pressão dos Servidores e da população, voltou repaginado para a Câmara e foi posto em votação terça-feira.

Os servidores radicalizaram na terça. Um grupo trancou um viaduto da cidade, causando um grande congestionamento e um trancaço na cidade, e um outro grupo de servidores ocuparam o plenário da Câmara e conseguimos suspender a sessão. O projeto que já tinha passado em primeira votação havia sido suspenso, voltado hoje, sexta. A segunda votação do projeto, mesmo diante de forte mobilização, passou infelizmente. Na prática uma antecipação da reforma administrativa.

Esse ataque foi uma afronta aos serviços públicos e um ataque aos servidores em meio a uma pandemia. Mesmo diante de uma tática ousada que nunca tinha acontecido no município de Poá, os vereadores aprovaram. Aprovaram porque usaram um verdadeiro exército de policiais contra os servidores. Nossas ações e mobilização demonstraram que mesmo diante da derrota vai ter luta. Estamos em estado de greve com indicativo de assembleia para a próxima terça e buscaremos os meios jurídicas pra tentar reverter.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão