Fuerza Colombia – A luta das comunidades colombianas no Brasil
A comunidade colombiana no Brasil se levanta em solidariedade a luta do seu povo e contra a política genocida de Iván Duque.
Hoje, o Juntos e a Rede Emancipa estiveram presentes na manifestação da comunidade colombiana contra Ivan Duque e sua política genocida, que aconteceu no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro. Mais de 50 colombianos e colombianas se reuniram levando faixas e cartazes contra o genocídio do seu povo.
Daniel Pietro, um dos organizadores do ato, explicou o motivo da manifestação: “A gente resolveu se organizar aqui no Rio, em São Paulo, Belo Horizonte, Viçosa e Porto Alegre em uma ação internacional, uma ação política buscando uma transformação”
A Colômbia tem passado por dias de intensa luta popular que já derrotou a reforma tributária do governo de Ivan Duque, que iria aumentar as desigualdades no país. Desde então o povo tem ido às ruas diariamente, recebido uma repressão brutal do Governo, com o assassinato de diversos manifestantes.
A solidariedade internacional é fundamental nesse momento.
O povo colombiano tem dado o exemplo já que, mesmo com a pandemia, tem saído às ruas pra derrotar seu governo antipovo. Dar apoio a essa luta popular é necessário também como forma de colocar em pandemia é porque o seu governo é pior que o vírus.
Depois de 29 pessoas mortas essa semana no Jacarezinho e as manifestações que têm se iniciado em resposta em todo Brasil, esse exemplo colombiano tem que ser levado muito a sério: Bolsonaro é pior que o vírus e os colombianos apontam o caminho. Fuerza Colômbia! Fora Ivan Duque e Bolsonaro