Tito Prado, Presente!
WhatsApp Image 2021-06-02 at 15.55.53

Tito Prado, Presente!

Tito Prado, fundador e dirigente do Nuevo Perú e da corrente Súmate, faleceu em decorrência da Covid. Neste texto, Pedro Fuentes escreve uma homenagem ao principal militante trotskista do Peru, com quem militou por anos sob a bandeira da revolução.

Pedro Fuentes 2 jun 2021, 16:24

Faleceu Tito Prado. Militante e dirigente, fundador do Nuevo Perú e da corrente Súmate.

Depois de um mês lutando contra o Covid seu corpo não resistiu. Deixa um legado indelével e dois filhos que criou praticamente sozinho, porque sua companheira morreu quando estavam ainda na infância. São cinquenta anos de militância desde que muito jovem se juntou ao trotskismo e começou a militar em seu país natal, atendendo todos os domingos com chuva ou sol a Hugo Blanco sob a pressão do Frontón. Sua militância internacionalista o levou a Espanha onde militamos juntos na condução da corrente internacional UIT junto com os companheiros do POR.

Era um arquiteto brilhante em sua profissão, mas ainda mais em sua obra política. Genuíno representante da esquerda troska peruana com raízes históricas desde a revolução agrária nos Valles de Chaupimayo e Lares em Cuzco. Foi construtor do FOCEP, essa frente que o trotskismo dirigiu e chegou a ter influência de massas.

Sua morte ocorre em seu melhor momento de militância, quando construía o partido Nuevo Perú e sua corrente Súmate, que somava cada vez mais militantes em suas fileiras. Um internacionalista do pé a cabeça, que sabia trabalhar em equipe, que fazia tudo com paixão, carinho e paciência, de um caráter humano invejável. Um verdadeiro representante dessa geração que se somou às fileiras da revolução nos anos 70.

Seu internacionalismo o levou a somar-se às fileiras do movimento trotskista desde seu começo de militância, e faz alguns anos que passamos a compartilhar juntos a construção da IV Internacional que teve sua origem no Secretariado Unificado.

Seu corpo se foi mas seu legado permanece. Seus filhos, Marcelo e Cristina, e seus camaradas de militância. Juntos continuaremos sua obra. Tito Prado Presente, agora e sempre!


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 21 dez 2024

Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro

A luta pela prisão de Bolsonaro está na ordem do dia em um movimento que pode se ampliar
Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi