Trabalhadores da General Motors derrotaram a CTM em Guanajuato
Reprodução

Trabalhadores da General Motors derrotaram a CTM em Guanajuato

Enquanto para a classe empresarial as recentes reformas trabalhistas e o resultado da recontagem da GM abriram uma “caixa de Pandora”, para a classe trabalhadora eles abriram uma janela de oportunidade.

José Luis Hernández Ayala 16 set 2021, 20:52

O “charrismo” sindical mexicano – uma das máfias mais poderosas do mundo e a base do antigo regime PRI por mais de 70 anos – ainda sobrevive. Mas agora foi dado um golpe que poderia ser o início de sua agonia de morte.

Em 17 e 18 de agosto, na fábrica da General Motors (GM) na cidade de Silao, Estado de Guanajuato, foi realizada uma segunda votação para que os trabalhadores ratificassem a legitimidade de seu Acordo Coletivo de Trabalho (CCT) – controlado por um sindicato de proteção dos empregadores da Confederação dos Trabalhadores Mexicanos (CTM), a mais poderosa central burocrática – que o rejeitou com 54% dos votos e 45% a favor. Dos 6.400 trabalhadores, 5.876 participaram da votação, o Ministério do Trabalho e Previdência Social (STPS) informou que houve 3.214 votos a favor da não legitimação, 2.623 a favor e 39 votos nulos.

Uma primeira votação, em abril, teve que ser suspensa devido a vários atos de intimidação e violência exercida pelos Cetemistas contra os trabalhadores. Eles ameaçaram que se perdessem o voto, os trabalhadores “perderiam todos os seus benefícios”, intimidariam os eleitores nas urnas e eventualmente queimariam as urnas. O Ministério do Trabalho do governo mexicano rejeitou as graves violações e resolveu restabelecer o processo.

Esses métodos de coerção, e métodos mais sérios, incluindo demissões, espancamentos e assassinatos contra seus oponentes, têm sido prática comum do charrismo sindical para ganhar eleições ou recontagens. O problema é que agora, sob o capítulo trabalhista do novo Acordo de Livre Comércio Norte-Americano (NAFTA) e as reformas de 1º de maio de 2019 da Lei Federal do Trabalho sobre liberdade de associação, existem novos mecanismos que limitam as eleições fraudulentas. A participação das organizações sindicais e dos governos dos EUA e Canadá é agora permitida, observando e emitindo recomendações sobre as eleições sindicais nos sindicatos mexicanos. A recontagem na GM foi observada pelo principal sindicato do setor privado do Canadá (UNIFORM, que tem 350.000 trabalhadores), o Sindicato Global IndustriALL, a AFL-CIO dos EUA, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e até mesmo o Instituto Nacional Eleitoral (INE).

Um novo cenário global para a classe trabalhadora

A participação das autoridades trabalhistas e dos sindicatos dos EUA e Canadá é vista por alguns observadores e charlatães sindicais como uma cessão de soberania, mas eles não levam em conta que estamos enfrentando uma economia globalizada e os conflitos trabalhistas estão assumindo uma dimensão que vai muito além das fronteiras nacionais. Combater uma empresa multinacional, como a General Motors e muitas outras, de um ângulo puramente “nacional” é como pensar que a sardinha pode vencer um tubarão lutando cada um por si mesma.

Tampouco devemos pensar que a rejeição dos governos americano e canadense às práticas de gangsters da CTM significa que eles agora são boas pessoas; seus motivos não têm nada a ver com a democracia ou com o bem-estar dos trabalhadores mexicanos. É evidente que setores importantes da classe dominante norte-americana perceberam que “exageraram” na transferência de parte de sua produção industrial para os países periféricos a fim de reduzir os custos de produção e atingir o sindicalismo local. Isto resultou em: a conversão da China em uma potência industrial; grandes déficits comerciais; enfraquecimento da capacidade industrial interna; aumento do impacto do desemprego durante as crises cíclicas; e forte descontentamento entre a classe trabalhadora no Canadá e nos EUA.

Diante desta nova estrutura de negociação, a CTM finge hipocritamente tomar uma posição “nacionalista” sobre a observação dos sindicatos americanos e canadenses na recontagem, mas eles esquecem o apoio aberto dado a eles por essas mesmas organizações durante décadas.

Do ponto de vista da classe trabalhadora, este novo cenário nos obriga a pensar em um novo tipo de internacionalismo onde é vital ter laços estreitos entre organizações da mesma empresa multinacional, lutar por melhores condições de trabalho e salários em escala global (Acordos Marco Internacionais); garantir a liberdade de associação em todos os países onde estas empresas estão localizadas; fortalecer a construção de sindicatos internacionais e torná-los realmente eficazes.

O que se segue

Ao perder a consulta, a CTM não é mais a titular do CCT, mas os trabalhadores não perderão nenhum direito adquirido. A porta está agora aberta para definir, em novas eleições, qual sindicato irá revisá-la. A CTM mantém o direito de participar de tal disputa, mas tem três fatores contrários a ele: Os trabalhadores estão perdendo o medo de seu domínio; estão arrastando a vergonha de ter o pior contrato e salário da indústria automobilística; e o surgimento de uma nova alternativa de trabalhadores conscientes da classe agrupados na organização “Movimento Gerador”, que tem o conselho do Centro de Pesquisa Trabalhista e Assessoria Sindical (CILAS), e o apoio da Federação de Sindicatos Independentes das Indústrias Automotivas, de Autopeças, Aeroespaciais e de Pneus do México (FESIIAAAN) e da Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCT).

Na segunda-feira, 30 de agosto, os trabalhadores da Generando Movimiento realizaram uma coletiva de imprensa onde informaram que formaram o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Indústria Automotiva (SINTTIA), cuja secretária-geral é María Alejandra Morales Reynoso, e que já está devidamente registrada. Além disso, eles relataram que a empresa cessou as ameaças, demissões e seu apoio flagrante ao sindicato Cetemista. Depois de se organizar clandestinamente, a SINTTIA começará agora a trabalhar abertamente com os trabalhadores para afiliá-los e disputar a propriedade do contrato.

O enorme poder acumulado pelas máfias sindicais do CTM (o mesmo que o CROC, o CROM ou o CATEM), não prevê uma disputa simples e pacífica para a recuperação das organizações sindicais e para garantir sua independência e democracia. Eles ainda têm o apoio dos partidos tradicionais de direita como o PAN (Partido de Ação Nacional), PRI (Partido Revolucionário Institucional) e PRD (Partido da Revolução Democrática) e até mesmo setores do governo atual. Será necessário desenvolver uma estratégia inteligente e militante para superar a resistência das máfias sindicais e o enorme poder que as patrocina.

Enquanto para a classe empresarial, as recentes reformas trabalhistas e o resultado da recontagem da GM abriram uma “caixa de Pandora”, para a classe trabalhadora eles abriram uma janela de oportunidade para construir verdadeiros sindicatos; para destruir as máfias sindicais; para construir uma nova e poderosa central de trabalhadores; para acabar com os sindicatos de proteção dos patrões; para promover a sindicalização dos trabalhadores desorganizados (cerca de 85% da classe trabalhadora); para recuperar os salários reais, as condições de trabalho e as pensões que existiam antes do período neoliberal e para se tornar uma classe social organizada e consciente.

Esta é a única fórmula para atingir nossos objetivos e destruir realmente o velho regime neoliberal e corrupto.

Artigo originalmente publicado em Insisto y Resisto. Reprodução da tradução realizada pelo Observatório Internacional do PSOL.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão