Walter Benjamin, sentinela messiânico, no olhar de Daniel Bensaid
191767-walter-benjaminweb-960x630

Walter Benjamin, sentinela messiânico, no olhar de Daniel Bensaid

Em Walter Benjamin Sentinela Messiânico, uma obra que pode ser datada do início dos anos 90, o filósofo marxista Daniel Bensaïd se propôs a redescobrir sua potência como um pensador do presente.

Demian Paredes 24 set 2021, 19:00

Walter Benjamin tornou-se um autor fetiche e objeto de múltiplas entradas e usos culturais e ideológicos, assim como um ensaísta e escritor sujeito ao resgate permanente de uma obra tão bela quanto hermética. Em Walter Benjamin Sentinela Messiânico, uma obra que pode ser datada do início dos anos 90, o filósofo marxista Daniel Bensaïd se propôs a redescobrir sua potência como um pensador do presente.

Filósofo e professor universitário, jovem ativista de maio de 68 e até sua morte um militante da trotskista Liga Comunista Revolucionária, que se tornou o Novo Partido Anticapitalista, Daniel Bensaïd (1946-2010) foi um notável teórico; há seus diálogos e polêmicas com Toni Negri, Alain Badiou e Michel Löwy, entre outros, sua promoção da nova associação Louise Michel, e sua liderança da revista ContreTemps. Autor de cerca de trinta volumes, Marx Intempestivo e Marx Voltou (com ilustrações de Rep) foram traduzidos e publicados na Argentina, e Resistencias, Trotskismos, Elogio de la política profana, La sonrisa del fantasma e Una lenta impaciencia, suas memórias, entre outros, na Espanha. Agora, El cuenco de plata publica Walter Benjamin, Sentinela Messiânico, com um prefácio de Cecilia Feijoo.

Benjamin tornou-se, um pouco à maneira de Antonio Gramsci, um autor de usos múltiplos – mesmo contraditórios, mesmo opostos – puxados de acordo com interesses diferentes, desde aqueles que tinham uma amizade ou alguma relação intelectual com ele, até as classificações bem polidas e inequívocas que as academias normalmente tentam, para ordenar e compartimentar uma obra. Assim, ele tem sido descrito como um “filósofo da linguagem” e um “crítico literário” (Hannah Arendt); sua dimensão messiânica judaica é enfatizada (a preferência de Gershom Scholem), ou crítica cultural neo marxista (Theodor W. Adorno), ou um marxismo “puro e simples”, militante do ponto de vista da arte (Bertolt Brecht). Para Bensaïd, parece, Benjamin é tudo isso, mas muito mais, um pensador do presente.

Um “estranho errante e rebelde”, uma “sentinela solitária”: um dissidente, um resistente, um heterodoxo que desconfia de toda certeza e confiança em algum mundo futuro “seguro” e feliz, e da razão, de qualquer tipo: de líderes e aparatos políticos, de estados, etc. Benjamin tem, portanto, um novo sentido da história, cheio de perigos e possibilidades, que outros contemporâneos se limitaram a aceitar, registrar ou simplesmente negar. É esta dupla percepção do presente, como catástrofe e evento, que Bensaïd percebe no Diário de Moscou, escrito durante a visita de Benjamin à URSS na segunda metade dos anos 1920, com a reação burocrática estalinista em pleno andamento. É esta percepção que ele confirma com o pérfido pacto Hitler-Stalin mais de uma década depois, ao qual Benjamin tenta contrapor uma “estratégia de urgência em meio a uma catástrofe”.

E Bensaïd também está, quando escreve seu livro, em 1990, num momento catastrófico: o encerramento das experiências revolucionárias, a reação neoliberal e a queda do “socialismo real”, um dos dois pilares do regime global no segundo período pós-guerra; o status quo do mundo de Ialta, a “guerra fria”, com seu “equilíbrio” de conquistas sociais, a rivalidade econômica entre dois “sistemas” e o terror nuclear. É a configuração de uma situação sem precedentes, de regressões intelectuais, de retrocessos sociais e políticos, e de fins abertos nos quais ainda estamos atolados.

Bensaïd desenvolve seus temas comentando sobre a própria natureza fragmentária da vida e obra de Benjamin: suas “Teses sobre a Filosofia da História”, a questão messiânica, a questão estratégica e militar, e a questão do tempo, ou melhor, das temporalidades, e seus avatares. O “meta-comentário” permite sobrepor as próprias linhagens culturais e intelectuais de Benjamin às de Bensaïd. É um resgate do passado para uma atualização do presente. A (auto) exigência de se situar à esquerda do possível, um empreendimento tão arriscado quanto, eventualmente, bem sucedido.

Bensaïd destaca o tempo messiânico nas “Teses” como uma percepção crítica da ideologia do “progresso”, seja em sua versão burguesa, social-democrática ou comunista (estalinista). Não há “futuro” ou “revolução” assegurada na espera passiva. Rebelião ou submissão: o tempo inescapável “vazio e homogêneo” deve ser analisado e criticado. “Benjamin junta-se à longa rebelião contra as cadeias despóticas da temporalidade mecânica, de Baudelaire a Proust, de Nietzsche a Bergson”. O que a história nos mostra? “Longe de subir a monumental escadaria do progresso, a história é acima de tudo a gagueira da derrota”. A tristeza e melancolia pós-revolucionária em Saint-Just ou Blanqui – a mesma no século XX, com as datas negativas de 1933 em Berlim e 1937 em Barcelona – é a “catástrofe permanente como a negativa da revolução permanente”. “História” que imobiliza o passado e que deve ser combatida por uma “historiografia materialista”. E messiânica.

E os eventos de 1989-91? “Antes das derrotas, estas são traições e abandonos”, diz um introspectivo Bensaïd dos marxismos do século 20. É a derrota que faz emergir a sentinela, a guardiã de uma tradição contra a inclemência dos vencedores, contra o barulho inaudível dos oprimidos esquecidos pelo som tumultuoso da mercadoria.

Contra a circularidade e a repetição do mesmo – como sempre, da mercadoria e de suas rotações aumentadas de capital, o passado volta constantemente para assombrar o espaço dos vivos, e é a sentinela que é encarregada de gritar a abertura “messiânica”: o limiar do possível. Contra a espera passiva: “Longe de neutralizarem-se mutuamente, a luta de classes e o messianismo se promovem uns aos outros contra a fatalidade”. O messianismo profano capta os fragmentos da renúncia de Blanqui na Eternidade pelos Astros, da circularidade ascendente e quebradiça de Hegel, da ruptura de Marx do fetiche e da rememoração en Proust, e Bensaïd propõe, então, captar o “Evento” contra o Progresso imóvel e qualquer Retorno Eterno. A história como uma bifurcação, como uma história de possibilidades, não deve ser abandonada ao esquecimento. Como esta transgressão é para se juntar à procissão dos vencedores, é para aceitar o presente como fato consumado.

Em linguagem, em memória e em sua relação com a religião judaica e a Cabala, Bensaïd identifica um diálogo com o marxismo herético. A história como ciência ou, também, como “uma forma de lembrança”, porque ao contrário da memória, a rememoração é um ato de consciência, é a memória que emerge na luta contra o esquecimento. De Spinoza a Péguy, de Sorel a Rosa Luxemburgo, de Freud a Moses Hess via Gustav Landauer, Franz Rosenzweig, Fritz Mauthner e Henri Lefebvre, Bensaîd articula uma constelação de vidas, obras e circunstâncias – contra a maré, adversa, trágica – que lança luz. Uma história na qual, entretanto, “tudo depende do homem, inclusive seus tormentos e sua impaciência”. Este é o fundamento de um messianismo político, democrático e libertador”.

A tarefa seria, para Bensaïd, lembrar, não esquecer que, no tempo presente, no “tempo-agora”, a sentinela messiânica é a portadora de um anúncio, de um possível que é tecido ativamente e que permite “inventar o novo, não fazendo uma varredura limpa do passado, mas questionando-o de uma maneira diferente, pacientemente, afetuosamente: isto é o que distingue o conceito messiânico da história”.

Artigo originalmente publicado em Contrahegemonía. Reprodução da tradução realizada pelo Observatório Internacional do PSOL.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão