II Congresso Nacional do Novo Peru
Reprodução

II Congresso Nacional do Novo Peru

Corrente socialista iniciou os trabalhos de seu II Congresso Nacional.

Jorge Escalante 5 out 2021, 17:27

Hoje, sexta-feira 1º de outubro, iniciamos os debates de nosso II Congresso Nacional no Novo Peru.

A situação nacional nos obriga a discutir estratégias e táticas para avançar neste processo de mudança histórica, aberto a partir do triunfo popular que Pedro Castillo conseguiu para o governo. Em meio a este contexto, realizaremos nosso II Congresso Nacional onde as contribuições de nossos líderes e da militância nos fornecerão coletivamente uma orientação para que, com nossa intervenção, o Novo Peru desempenhe um papel importante.

Também servirá para reafirmar nossa estratégia como parte, atualizar nosso programa e continuar a construir nossa organização de forma plural e confluente.

Demos um grande salto nos últimos anos, atingimos 30.000 membros e devemos continuar a crescer desta forma, fortalecer uma alternativa para enfrentar os grupos de poder e seu modelo neoliberal, no âmbito internacional continuar a buscar vínculos com organizações semelhantes para lutar contra o sistema capitalista e levar adiante nossa segunda independência como um gesto continental.

Neste sentido, nossa organização tem grandes desafios e objetivos como parte deste processo. Uma delas é conseguir o referendo para uma Assembleia Constituinte democrática, popular, plurinacional e com paridade para mudanças estruturais e fundamentais, no calor de dar respostas à emergência imediata, como continuar a vacinação contra a pandemia, lutar pela saúde universal, segunda reforma agrária, etc.

A unidade na luta é mais chave do que nunca para fechar o caminho para saídas autoritárias pró-fascistas que estão obstruindo o sentimento de mudança popular, buscando as condições para desocupar o Castillo e assim continuar com 30 anos de corrupção, saqueando nossa energia e recursos naturais, com o abuso e a lógica de acumular lucros apenas para um pequeno setor da sociedade que são os grupos no poder.

Artigo originalmente publicado em Súmate. Reprodução da tradução realizada pelo Observatório Internacional do PSOL.


Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Esta é a vigésima primeira edição da Revista Movimento, dedicada aos debates em curso do VII Congresso Nacional do PSOL. Nela encontram-se artigos de análise, polêmica e discussão programática para subsidiar os debates de nossos camaradas em todo o país e contribuir com a batalha pela pré-candidatura de nosso companheiro Glauber Braga à presidência da República pelo PSOL. A edição também conta com análises de importantes questões internacionais contemporâneas e de outros temas de interesse, como os desafios da luta pelo “Fora, Bolsonaro” e as crises hídrica e elétrica no Brasil. Num ano de 2021 ainda marcado pela tragédia da pandemia da Covid-19 e pelo descaso criminoso de governos em todo o mundo, lamentamos a perda de nosso grande camarada Tito Prado (1949-2021), militante internacionalista e dirigente de Nuevo Perú. A ele dedicamos esta edição de nossa revista e, em sua homenagem, publicamos artigos em sua memória. Boa leitura!