Vitória! STF suspende a reintegração de posse na área do acampamento Nelson Mandela, em Rosana (SP)
Foto: FNL. Acampamento Nelson Mandela.

Vitória! STF suspende a reintegração de posse na área do acampamento Nelson Mandela, em Rosana (SP)

Hoje, 29, a FNL conseguiu suspender a reintegração de posse do acampamento Nelson Mandela, em Rosana (SP).

Nathália Bittencurt 29 out 2021, 15:39

Nesta sexta-feira (29), a medida cautelar ajuizada pelo escritório de advocacia Raul Marcelo e Rodrigo Chizolini, representando a Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL), foi acatada pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski. Lewandowski suspendeu a reintegração de posse da Justiça de Rosana, impedindo o despejo de mais de 800 famílias do Pontal do Paranapanema.

O acampamento foi construído em 31 de agosto deste ano. A decisão é uma vitória histórica da FNL, e inédita para os movimentos sociais que lutam pelo direito à terra. Desde junho deste ano, a FNL tem intensificado a mobilização nacional e a construção de novas ocupações no campo, principalmente na região do Pontal do Paranapanema.

Foto: FNL. Acampamento Nelson Mandela.

“Nossa gratidão ao escritório de advocacia, na pessoa Rodrigo Chizolini, que além de ser um extraordinário advogado de alta competência, é um militante da causa que nos dá orgulho em ter ele como nosso advogado. Esta vitória é uma de tantas outras que Rodrigo já ganhou nos tribunais de justiça em favor da reforma agrária e urbana. Logo vamos ter outras vitórias. Espero que seja a notícia da liberdade, minha e de Claudemir Novais, com a suspensão do processo ilegal que há contra nós e outros ativistas. A vitória tem sabor de mel!” – comemora Zé Rainha.

O coordenador nacional da FNL também reforça o convite a todos os atividades e movimentos sociais que apoiam a luta pela reforma agrária para participar da grande marcha da Frente, entre os dias 10 e 15 de novembro. Os marchantes partem de Sorocaba para a capital paulista.

Diante da medida cautelar, está suspenso o despejo das famílias, até que o Juízo de Rosana preste informações sobre as condições das famílias e informe a dimensão da área em litígio, solicitada pelo STF. Após o envio das informações ao Supremo, haverá nova apreciação da liminar que suspendeu a reintegração.

Foto: FNL. Acampamento Nelson Mandela.
Foto: FNL. Acampamento Nelson Mandela.

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Esta é a vigésima primeira edição da Revista Movimento, dedicada aos debates em curso do VII Congresso Nacional do PSOL. Nela encontram-se artigos de análise, polêmica e discussão programática para subsidiar os debates de nossos camaradas em todo o país e contribuir com a batalha pela pré-candidatura de nosso companheiro Glauber Braga à presidência da República pelo PSOL. A edição também conta com análises de importantes questões internacionais contemporâneas e de outros temas de interesse, como os desafios da luta pelo “Fora, Bolsonaro” e as crises hídrica e elétrica no Brasil. Num ano de 2021 ainda marcado pela tragédia da pandemia da Covid-19 e pelo descaso criminoso de governos em todo o mundo, lamentamos a perda de nosso grande camarada Tito Prado (1949-2021), militante internacionalista e dirigente de Nuevo Perú. A ele dedicamos esta edição de nossa revista e, em sua homenagem, publicamos artigos em sua memória. Boa leitura!