Editora Movimento lança “Setenta anos de lutas e revoluções na América Latina”, de Pedro Fuentes
Detalhe da capa de Setenta anos de lutas e revoluções na América Latina (e nossa história)

Editora Movimento lança “Setenta anos de lutas e revoluções na América Latina”, de Pedro Fuentes

Livro de Pedro Fuentes analisa a história de lutas e revoluções da América Latina, relacionando-a à experiência da organização trotskista fundada por Nahuel Moreno.

Editora Movimento 16 nov 2021, 19:24

A Editora Movimento apresenta seu novo lançamento: o livro Setenta anos de lutas e revoluções na América Latina (e nossa história), de Pedro Fuentes. Nascido em Pergamino (Argentina), em 1943, Fuentes é militante socialista desde os anos 1960 e foi dirigente, em seu país natal, do Partido Socialista de los Trabajadores (PST) e do Movimiento al Socialismo (MAS). Internacionalista, atuou em diversos países do mundo. Radicado no Brasil desde os anos 1990, Pedro Fuentes foi fundador do Movimento Esquerda Socialista (MES) e do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).

O livro sintetiza décadas de militância revolucionária, confundindo-se com a própria biografia do autor, relacionando-a à história de lutas e revoluções da América Latina. Em particular, o livro traça um balanço da rica experiência de uma das mais vibrantes correntes trotskistas – a organização fundada por Nahuel Moreno, na Argentina, em fins dos anos 1940 e que, mesmo após mudanças e divisões, originou uma tradição trotskista que se desenvolveu em partidos e correntes em todo o continente latino-americano e no mundo.

Dividido em duas partes, o livro inicia-se com uma reconstrução histórica e análise de importantes lutas e revoluções na América Latina, em particular aquelas que mobilizaram a geração “sessentista” da qual Pedro faz parte, como as revoluções Boliviana, Cubana, Peruana, Chilena e Nicaraguense, além dos enfrentamentos aos golpes, à contrarrevolução e ao imperialismo no continente. A segunda parte, por sua vez, debruça-se sobre as lutas do presente e os desafios para a construção de alternativas socialistas e populares nas primeiras décadas do século XXI.

Como afirmou Israel Dutra na apresentação do livro,

É preciso defender o marxismo revolucionário das deturpações que os fascistas propagam. E também é necessário dar o combate contra as falsificações stalinistas e todas as variantes de marxismo vulgar. Por isso, o principal objetivo de Pedro Fuentes e da Editora Movimento com a publicação desta obra é armar as gerações atuais com uma reflexão, ao mesmo tempo apaixonada e informada, da história de lutas de um continente inteiro e do legado de revolucionários que entregaram suas melhores energias a serviço de um projeto emancipador e que habitam até hoje em nossas utopias. Esta obra abre o caminho para outro tipo de conhecimento, que busca seguir o fio de continuidade de uma luta que é também a nossa história.

Oferecer tal fio de continuidade entre as lutas do passado e do presente, além de compartilhar com a vanguarda lutadora e com nossa militância a história de combate de uma importante tradição revolucionária, sintetizada na vida e na experiência de Pedro Fuentes: eis precisamente o objetivo da nova publicação da Editora Movimento. Garanta já sua cópia com a militância do Movimento Esquerda Socialista em todo o Brasil! Boa leitura!


Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Esta é uma edição especial da Revista Movimento (n. 22-23), dedicada a compartilhar os debates da VII Conferência Nacional do MES, realizada no final de novembro de 2021.