PERU: A resposta popular perante o indulto impune do Tribunal Constitucional à Fujimori
FB_IMG_1647604380581-720x445-1

PERU: A resposta popular perante o indulto impune do Tribunal Constitucional à Fujimori

O povo peruano foi às ruas ontem, 17/03, contra o indulto ao ex-ditador Alberto Fujimori.

Jorge Escalante 18 mar 2022, 10:33

Via Súmate

Milhares de pessoas se mobilizaram nesta quinta-feira em diferentes cidades do país para rejeitar o perdão concedido pelo Tribunal Constitucional (TC) ao assassino Alberto Fujimori. Mulheres, jovens, coletivos, familiares de vítimas da ditadura, diferentes organizações sociais e de direitos humanos se reuniram na praça San Martin em Lima para repudiar a decisão do Tribunal Constitucional.

O “Nuevo Peru” não podia estar ausente, se fez presente com uma grande coluna com seus militantes e seus líderes à frente, caminhando pelas ruas do centro de Lima. Não descansaremos enquanto não anularmos este perdão, o que é um verdadeiro insulto, pois representa um sério passo atrás em termos do direito das vítimas à justiça e garante impunidade para um perpetrador de crimes contra a humanidade de alto nível.

A condenação de Alberto Fujimori foi um marco histórico na luta contra a impunidade para os crimes mais graves em toda a região.

Chamamos a continuar mobilizados e organizados, não podemos deixar que este fato fique impune e ultrapasse o caminho legal a seguir, como o de apelar para a Corte Interamericana de Direitos Humanos; entretanto, devemos usar a ferramenta mais poderosa que temos, que é a força da população mobilizada para defender os direitos democráticos que estão sendo pisoteados.

Nem o esquecimento nem o perdão!

Abaixo o indulto impune!


Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

   

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Esta é a vigésima quarta edição da Revista Movimento. Iniciando nossas publicações em 2022, preparamos uma edição com um dossiê de mulheres, organizado pelas mulheres do Movimento Esquerda Socialista (MES).