Acabar com as políticas migratórias desumanas do Norte. Ninguém é ilegal!

Acabar com as políticas migratórias desumanas do Norte. Ninguém é ilegal!

Comunicado do CADTM Internacional.

CADTM Internacional 29 jun 2022, 14:12

Black Lives Matter
Sem cercas, sem fronteiras,
As políticas migratórias matam

O massacre do 24 de junho de 2022 na fronteira entre Nador (Marrocos) e Melilla (cidade ainda ocupada pelo estado espanhol) é, infelizmente, mais um símbolo da profunda desumanidade das políticas migratórias da Fortaleza Europa. É também uma demonstração da violência do sistema de dependências neocoloniais imposto pelas potências europeias, com a conivência do regime marroquino e a cumplicidade e responsabilidade do estado espanhol. A fronteira sul é um símbolo doloroso do racismo institucional, um lugar onde os direitos humanos são violados com impunidade e onde os migrantes são desavergonhadamente criminalizados e negados. A mesma barbárie se repete em outras partes do mundo, como nos Estados Unidos, onde na segunda-feira 27 de junho cerca de cinquenta migrantes morreram uma morte horrível em um caminhão perto de San Antonio, Texas.

É essencial lembrar e enfatizar que a maioria dos migrantes do Sul vem de países enfraquecidos por séculos de neocolonialismo. Suas economias estão atualmente sufocadas por dívidas com instituições financeiras internacionais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial (BM). Essas dívidas são, em muitos casos, odiosas, ilegais e ilegítimas, contraídas contra os interesses do povo. São países cujos recursos naturais foram pilhados e saqueados pelas multinacionais que estão aprofundando o modelo extrativista. Países cujas populações estão sujeitas à imposição de políticas neoliberais e de austeridade que priorizam o pagamento da dívida em detrimento dos gastos públicos com políticas sociais. Tudo isso resulta em uma situação de pobreza crônica, alta desigualdade, guerras e, consequentemente, migração para o Norte em busca de uma vida melhor.

Em vez de assumir suas responsabilidades, a resposta do Norte é uma gestão criminosa das fronteiras, através de políticas de migração mortíferas e o não acolhimento das pessoas migrantes. Isto é evidenciado pelo fato de que o orçamento da Agência Europeia de Fronteiras e Guarda Costeira (Frontex) só fica aumentando (o orçamento projetado é de 5,6 bilhões de euros até 2027), assim como seu investimento em operações de vigilância de fronteiras e fortificação. A gestão da imigração também está se tornando uma moeda de troca para os países vizinhos onde o controle de fronteiras e os maltratos dos migrantes foram terceirizados. É o caso do Marrocos, a principal porta de entrada dos africanos para a Europa, que está pressionando por uma série de favores (como, por exemplo, uma mudança na posição do governo espanhol sobre o Saara Ocidental) em troca de uma gestão restritiva de seus postos fronteiriços através de práticas assassinas, como foi o caso na sexta-feira 24 de junho.

Diante desta grave crise humanitária e política na fronteira sul, que está ceifando vidas de forma injusta e desumana, a CADTM INTERNATIONAL acredita que há várias urgências:

  • Antes de mais nada, queremos expressar nossas condolências e solidariedade a todas as vítimas da fronteira sul. Exigimos que todos aqueles hospitalizados recebam atendimento médico adequado e de qualidade; que seja realizado um inquérito judicial sobre as condições nas quais as vítimas morreram, e que os restos mortais sejam identificados e devolvidos às famílias.
  • Exigimos o fim da repressão criminosa dos migrantes e o fim das práticas e políticas assassinas para controlar o fluxo migratório, financiadas pela União Europeia e com a cumplicidade de muitos estados fronteiriços do Sul, como é o caso do Marrocos.
  • Nos países situados nas fronteiras da Europa, pôr fim aos dispositivos militares como muros e cercas, sistemas de vigilância, etc.
  • Fechamento de centros de internação para migrantes, que são verdadeiras prisões.
  • O fim da criminalização e das leis que classificam os migrantes como “ilegais”; o fim da das distinções moralizantes entre bons migrantes (aqueles com acesso a asilo, aqueles com acesso ao mercado de trabalho) e maus migrantes (“ilegais”). Ninguém é ilegal!
  • Exigimos a operacionalização de verdadeiros dispositivos para acolher os migrantes, em condições dignas, que garantam o acesso aos serviços públicos, bem como a possibilidade de utilizar canais seguros (tanto físicos quanto legais) para que as pessoas migrem.
  • Exigimos o cancelamento das dívidas ao FMI, Banco Mundial, outros bancos multilaterais, Estados credores e credores privados, sem condicionar esse cancelamento à implementação de políticas de austeridade e privatização; a cessação imediata da apropriação de terras e recursos naturais por multinacionais do Sul, e sua restituição ou compensação justa e equitativa, a fim de garantir a soberania econômica, política e alimentar dos povos do Sul Global.
  • Exigimos o respeito aos direitos humanos fundamentais, tanto através do direito à livre circulação e estabelecimento das pessoas, como através do direito de levar uma vida digna; etc.

As estruturas legais e administrativas necessárias devem ser instauradas e  garantir a circulação segura de pessoas, para que possamos fazer da migração uma escolha, não uma necessidade mortal. Nem as políticas de imigração nem a ajuda ao desenvolvimento poderão compensar as populações africanas por séculos de pilhagem de seus recursos naturais e humanos, uma pilhagem que resultou em uma enorme dívida ecológica e que as mergulhou no subdesenvolvimento e na violência, o que, por sua vez, leva ao deslocamento forçado e à busca de asilo. A riqueza natural e humana que o continente possui hoje é capaz de garantir aos povos da África um verdadeiro desenvolvimento e uma vida segura que não os forçará a se deslocar, se puderem exercer a soberania sobre a riqueza de seus países. A garantia de uma vida decente e segura para os povos do continente está ligada ao seu controle sobre a tomada de decisões, que deve escapar das políticas neoliberais e dos mecanismos neocoloniais (Banco Mundial, Fundo Monetário Internacional, Organização Mundial do Comércio). Essas alternativas estarão necessariamente ligadas ao estabelecimento de regimes democráticos, bem como ao fortalecimento da auto-organização desses povos contra os regimes atuais e por sua soberania.

NÃO EM NOSSO NOME

ISTO NÃO É UMA TRAGÉDIA, É UM MASSACRE

SEM CERCAS, SEM FRONTEIRAS, AS PLITICAS MIGRATORIAS MATAM

BLACK LIVES MATTER


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão