Crise no Sri Lanka: o desgosto diário da vida em um país que faliu
Anti-government_protest_in_Sri_Lanka_2022

Crise no Sri Lanka: o desgosto diário da vida em um país que faliu

Uma descrição da profunda crise social que atinge o Sri Lanka atualmente.

Andrew Fidel Fernando 11 jul 2022, 09:59

Via Europe Solidaire

No Sri Lanka, agora mesmo, antes de acordar, você está perdendo.

Cortes de energia que chegam tarde nas noites sufocantes roubam horas de sono à medida que os ventiladores param; famílias inteiras acordando esgotadas por meses de desorganização de suas vidas em torno dos apagões diários depois que o país faliu e ficou essencialmente sem combustível.

Há dias longos a serem vividos; dias de trabalho, tarefas a serem feitas, coisas essenciais diárias a serem compradas pelo dobro do preço que haviam sido no mês passado.

Por tudo isso, você está começando um pouco mais destroçado do que estava na semana passada.

Uma vez tomado o café da manhã – comendo menos do que antes, ou talvez nada – a batalha para encontrar transporte começa.

Nas cidades, as filas de combustível se enroscam em torno de subúrbios inteiros como gigantescas cobras metálicas, crescendo mais e mais longas a cada dia, sufocando estradas e esmagando meios de subsistência.

Os motoristas de tuk-tuk com seus tanques de oito litros são forçados a passar dias fazendo fila antes de poderem voltar a trabalhar, talvez por 48 horas, antes de serem forçados a se juntar novamente à fila, trazendo travesseiros, trocas de roupas e água para acompanhá-los durante a provação.

Por um tempo, as pessoas das classes média e alta trouxeram pacotes de refeições e refrigerantes para aqueles que faziam fila em seus bairros.

Ultimamente, o custo dos alimentos, do gás de cozinha, das roupas, do transporte e até mesmo da eletricidade que o Estado permitirá que você tenha, subiu tanto que o valor da rupia despencou, que até mesmo a maior parte do dinheiro gasto tem sido escassa.

Nos bairros da classe trabalhadora, as famílias começaram a se unir em torno de fogões a lenha, para preparar a mais simples das refeições – arroz e sambol de coco.

Mesmo o dhal, um alimento básico da dieta em todo o sul da Ásia, tornou-se um luxo. Carne? A três vezes o preço que costumava ser? Esqueça.

O peixe fresco já foi abundante e acessível. Agora, os barcos não podem sair para o mar, porque não há diesel. Os pescadores que podem sair para vender seus pescados o fazem a preços muito elevados para hotéis e restaurantes fora do alcance da maioria.

A maioria das crianças do Sri Lanka foi forçada agora a subsistir em uma dieta quase sem proteínas. Esta é uma crise que atingiu em todos os níveis, desde o macroeconômico até o molecular.

Será que o cérebro das crianças, seus órgãos, seus músculos, seus ossos, estão conseguindo o que é necessário? O leite em pó, a maior parte do qual é importado, mal tem sido visto nas prateleiras do mercado há meses.

A ONU está agora alertando para a desnutrição e uma crise humanitária. Para muitos aqui, a crise tem sido um problema há meses.

Aqueles que conseguem encontrar transporte em ônibus e vagões de trem que transbordam com cada vez mais passageiros, geralmente viajam de ônibus.

Os jovens se agarram para salvar suas vidas nas tábuas, enquanto a multidão de pessoas que se amontoam suspirando para o ar.

Durante décadas, o Sri Lanka não investiu adequadamente em seu transporte público, enquanto os residentes mais ricos da ilha continuaram a reclamar da indisciplina dos motoristas de ônibus e riquixás.

Há uma visão crescente de que é este desdém percebido pelas pessoas comuns, tanto das elites políticas como financeiras, que tem colocado a nação de joelhos. E ainda assim é a classe média-baixa e trabalhadora que deve suportar o pior do colapso econômico.

Os hospitais privados continuam a funcionar, embora menos bem do que antes. No centro norte de Anuradhapura, um jovem de 16 anos que havia sofrido uma mordida de cobra morreu quando seu pai correu desesperadamente de farmácia em farmácia para procurar o antídoto que não havia no hospital público.

O setor de saúde não pode mais pagar muitos remédios que salvam vidas. Em maio, uma criança com dois dias de vida morreu depois que seus pais não conseguiram encontrar um transporte para levá-la ao hospital.

Como os economistas têm apontado, foram os cortes fiscais de 2019 – pressionados e aplaudidos por muitos grupos empresariais e profissionais – que contribuíram para esvaziar os cofres do Sri Lanka, e ajudaram a trazer a nação para este limiar.

No mercado negro, o combustível ainda pode ser comprado a preços muito elevados, parte dele para operar os maiores veículos particulares, e geradores de eletricidade domésticos.

Baixando o degrau econômico, as pessoas tentam comprar bicicletas para fazer viagens ao trabalho, e descobrem que a taxa de câmbio colocou até mesmo aquela forma de transporte fora de alcance.

O pior dos cortes de energia foi o que desencadeou os grandes protestos de Colombo, no final de março. Naquela época, as quedas diárias de 13 horas haviam deixado uma nação exausta nas semanas mais quentes do ano.

Essa fadiga havia provocado uma fúria generalizada, e uma multidão de milhares de pessoas desceu sobre o subúrbio de Colombo oriental de Mirihana, onde o presidente reside.

De todas as manifestações no país durante o ano passado, esta foi talvez a mais visceral. Um homem de capacete de motocicleta fez um discurso de ataque às forças políticas, ao clero e à mídia que havia entregue a nação nas mãos do que agora era amplamente percebido simultaneamente como o governo mais egocêntrico e inepto aqui em gerações.

Mais tarde, aquele homem, Sudara Nadeesh, foi brutalmente espancado pela polícia e preso, juntamente com várias dezenas de outros que sofreram o mesmo destino violento.

O Sri Lanka havia sido palco de uma guerra civil de 26 anos, mas mesmo através daquele trecho de violência indescritível, a ilha nunca teve um presidente tão próximo das altas patentes militares como o ex-secretário de Defesa Gotabaya Rajapaksa.

O sul descobriu nos últimos meses, o que os nortenhos sabem há décadas: a dissidência é rotineiramente enfrentada com a violência do estado.

Nos últimos meses, os manifestantes, em grande parte pacíficos, tiveram projéteis reais atirados no meio deles, gás lacrimogêneo tem sido indiscriminadamente disparado contra multidões nas quais crianças pequenas estavam presentes. Nas filas para o essencial, as mais brandas manifestações de descontentamento foram enfrentadas com espancamentos brutais.

A polícia diz que alguns policiais sofreram ferimentos quando pedras foram jogadas, mas como os manifestantes perderam vidas, ou acabaram no hospital, a resposta da polícia foi vista como sendo extremamente desproporcional.

Nas mídias sociais, os políticos oferecem simpatia, colocando fotos das dificuldades do público enquanto pedem mudanças. Isto, em sua maioria, só tem inspirado mais ultraje. Não foram os políticos que nos trouxeram até aqui?

E ainda assim, embora os protestos nacionais tenham exigido a remoção do presidente e de sua quadrilha, eles continuam obstinadamente no lugar, seu desprezo percebido pela vontade do público é evidente nos negócios de bastidores que muitos sentem que continuam a envenenar a política da ilha.

Os mesmos líderes acusados de chocar o Sri Lanka contra este precipício insistem que somente eles podem retirar a ilha novamente, e as políticas que eles elaboram são alvo de duras críticas.

Há agora um incentivo conjunto, por exemplo, para enviar mais cingaleses ao exterior para trabalhar como empregadas domésticas, motoristas e mecânicos no Oriente Médio, com a expectativa de que esses emigrantes enviem seus ganhos para casa.

Isto pode apenas aprofundar as dificuldades de muitos de seus cidadãos mais vulneráveis, já que os pobres cingaleses sem esperança de encontrar emprego local são forçados a deixar suas famílias para nações nas quais têm poucas proteções e pouca representação. Um antropólogo descreveu de forma online esta visão para o Sri Lanka em termos muito claros: “o estado vampiro”.

À noite, na crise do Sri Lanka, você está extenuado além da imaginação. Além do deslocamento quase impossível por causa da falta de gasolina e diesel, o funcionamento diário de um local de trabalho tornou-se, por si só, uma investida implacável de crises, com as cadeias de abastecimento tendo se quebrado, a maioria dos clientes em potencial tendo se recusado há muito tempo a gastar em tudo, exceto no essencial, e o pessoal não aparecendo.

Então, os cortes de energia noturnos voltam, e você sobrevive com refeições mais leves a cada semana, incapaz de comprar comida suficiente para sua casa, incapaz de cozinhar o pouco que você comprou, incapaz de dar a seus pais a medicação, ou seus filhos a educação que eles merecem.

As escolas estão atualmente fechadas, pois não há combustível para abastecê-las. As aulas estão online pelo terceiro ano consecutivo.

O governo continuamente não cumpre com o pouco prometido, parentes e vizinhos ligam para pedir dinheiro que você não tem, a polícia e os militares se preocupam com a pouca esperança que resta, e através de tudo isso você ainda está grato, porque muitos ao seu redor estão muito pior.

Na semana passada, uma mãe se jogou com seus dois filhos em um rio.

Todos os dias, um novo desgosto.

———————————————————————————–

Sri Lanka: O básico

  • O Sri Lanka é uma nação insular ao sul da Índia: Ganhou a independência do domínio britânico em 1948. Três grupos étnicos – cingaleses, tâmiles e muçulmanos – constituem 99% dos 22 milhões de habitantes do país.
  • Uma família de irmãos tem dominado durante anos: Mahindra Rajapaksa tornou-se um herói entre a maioria cingalesa em 2009, quando seu governo derrotou os rebeldes separatistas tâmiles após anos de guerra civil amarga e sangrenta. Seu irmão Gotabaya, que era secretário de defesa na época, é agora presidente.
  • Agora, uma crise econômica levou à fúria nas ruas: A inflação crescente significou que alguns alimentos, medicamentos e combustível estão em falta, há apagões circulantes e pessoas comuns saíram às ruas com raiva, com muitos culpando a família Rajapaksa e seu governo pela situação.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão