Luciana Genro e Fernanda Melchionna se unem à luta de estudantes da Unisinos
295590917_592414482240588_5422249768457466650_n

Luciana Genro e Fernanda Melchionna se unem à luta de estudantes da Unisinos

Universidade gaúcha anunciou o encerramento de 12 cursos de pós-graduação, causando surpresa nos corpos docente e discente

Redação da Revista Movimento 28 jul 2022, 11:35

A deputada estadual Luciana Genro e a deputada federal Fernanda Melchionna, ambas do PSOL-RS, reuniram-se com uma representante dos estudantes de pós-graduação da Unisinos na segunda-feira (25). Na semana passada, a universidade anunciou o encerramento de 12 cursos, surpreendendo professores e alunos.

Um dos programas que serão fechados é o de Comunicação Social, o único da região Sul com nota 6 pela avaliação da Capes. Conforme a doutoranda em Comunicação Bianca Rosa, questionada, a universidade justificou que o fechamento faz parte do planejamento estratégico da instituição.

“Alguns PPGs começaram a informar que não teriam processo seletivo, e então a avisar os professores, foi feito de forma muito sorrateira. Isso seguiu uma lógica muito empresarial, disseram que estão com problema de grana e resolveram focar na graduação”, relatou, acrescentando que a Capes emitiu uma nota sobre o aumento de investimentos na pós-graduação da Unisinos, além do aumento no número de bolsas em 2022.

Os pós-graduandos lutam para reverter a decisão e solicitaram apoio das parlamentares. Segundo Bianca, embora a Unisinos prometa manter os programas até 2025, para que todos os alunos concluam os cursos, a perspectiva de fechamento prejudica as aulas e pesquisas.

“Não tem como eles prometerem excelência e estrutura até o final da nossa tese, porque os professores já estão sabendo que vão ser demitidos. Isso é uma situação extremamente cruel e desumana. Para nós, é horrível fazer uma pesquisa sabendo que nossos professores já estão demitidos”, ponderou.

Algumas estratégias

A deputada Luciana Genro sugeriu que seja criada uma comissão que represente pós-graduandos de todos os cursos a serem descontinuados e solicitar uma reunião com a Reitoria.

“Vocês fazem esse pedido, criam essa organização, e nós entramos em campo pedindo para sermos recebidas junto. A mobilização de vocês é muito importante para tentar frear esse processo”, orientou.

Fernanda Melchionna destacou que a situação dos professores também é preocupante e seria interessante eles procurarem o sindicato que representa a categoria, o Sinpro, assim como se somarem à luta contra os fechamentos.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão