30° aniversário da Organización Proletaria Emiliano Zapata (OPEZ-FOSICH)

30° aniversário da Organización Proletaria Emiliano Zapata (OPEZ-FOSICH)

Nos dias 31/07 e 01/08 o MES participou do 30° aniversário da Organización Proletaria Emiliano Zapata (OPEZ-FOSICH) em Chiapas.

Júlio Pontes 8 ago 2022, 19:44

Ao sul do México, em Chiapas, “en el corazón de nuestra fortaleza rebelde”, como anunciavam os cartazes, aconteceu o 30° aniversário da Organización Proletaria Emiliano Zapata – Frente de Organizaciones Sociales Independientes de Chiapas (OPEZ-FOSICH). O encontro se deu na cidade de Tzimol ao longo dos dias 31 de julho e 1 de agosto. 

A comunidade campesina de San Cristobalito, onde os dias de atividade da OPEZ-FOSICH se realizaram, é responsável pela gestão da  Sociedade Cooperativa “Cascadas El Chiflón”[1]. Trata-se de uma importante experiência de cooperativismo, em que as famílias campesinas se apropriam do seu próprio território, estabelecendo uma relação ambiental orientada pela subsistência e não pela exploração dos recursos naturais. Ao todo, a cooperativa conta com 26 associados, que têm direito a voto, com cerca de 300 pessoas empregadas em cooperativas de ecoturismo. Muitos dos companheiros integrados a esta cadeia cooperativa são militantes da OPEZ-FOSICH e estavam participando da atividade em alusão aos 30 anos do movimento.

O ato de abertura do 30° Aniversário da Organización Proletaria Emiliano Zapata iniciou com uma marcha das Cascadas El Chiflón até San Cristobalito, reunindo as regiões de Zoque, Selva Negra, Altos, Centro Ixtapa, Centro Sur Tzimol, Diera Siltepec, Selva Lacandona, Fraylesca Villaflores, Ambar e Maseta Comitéca. Aos gritos de “¡Zapata vive! ¡La lucha sigue!”, acompanhados pelas suas imagens junto as de Flores Magón e de Pancho Villa, a marcha também era uma demonstração de força do movimento campesino aos narcotraficantes daquela região, que lutam pelo controle do território. 

O Movimento Esquerda Socialista (MES) era a única organização internacional presente, somando-se às organizações da esquerda mexicana, como: Coordinadora Socialista Revolucionária (CSR), Organização Nacional del Poder Popular (ONPP) e Unidad Patriótica (UP). Além das organizações, também compôs a mesa de abertura a Deputada Federal Adriana Bustamante Castellanos (MORENA) – partido do qual faz parte o presidente Andrés Manuel López Obrador (AMLO). 

Ao final das saudações, formaram-se quatro grupos de debate: a) situação atual; b) centro regionais de educação campesina como estratégia política de construção do poder local; c) estratégia de organização territorial da OPEZ e d) educação e comunicação popular para transformação. No primeiro grupo, do qual participei, era nítido o interesse comum ao redor do tema da situação latino-americana [2]. 

Pode-se dizer este novo ciclo dos chamados governos “progressistas” tenha iniciado no México com a vitória de AMLO em 2018, derrotando décadas de dominação do PRI e do PAN. A vitória de Andrés Manuel aconteceu sob os triunfos eleitorais de Trump e de Bolsonaro, representando um revés importante naquele momento [3]. Ao mesmo tempo, embora uma experiência nova e em curso, ao contrário dos “progressismos” reabilitados, o discurso da quarta transformação [4] de AMLO mostra sinais de insuficiência, de modo que coloca a necessidade da esquerda radical mexicana manter-se independente – sem ceder ao “seguidismo” e ao sectarismo, no momento em que milhões experimentam pela primeira vez um governo não priista-panista.

Nesse sentido, o encontro por ocasião dos 30 anos da OPEZ-FOSICH é um importante passo porque acumula forças ao redor dos movimentos sociais e das organizações da esquerda radical do México em direção a um projeto independente. Iniciativas concretas da OPEZ-FOSICH como a Universidad Multicultural Agroecológica Emiliano Zapata, que conta com uma unidade em Ixtapa e em breve terá outra em Reforma, precisam ser reconhecidas como avanços nesse campo, na formação política de dezenas de milhares de homens e mulheres do campo. 

O exemplo rebelde do Exército Sul de Chiapas, que deu a Revolução Mexicana as proporções de uma revolução social, não só segue sendo uma inspiração viva para todos que estavam no aniversário de 30 anos da Organización Proletaria Emiliano Zapata, como também se conecta ao mais avançado da luta internacional. Viva o internacionalismo!

[1] El Chiflón é um parque de preservação ambiental localizado no limite dos municípios de Tzimol e Socoltenango, em Chiapas, com cinco cachoeiras: Cascadas El Suspiro, Ala de Ángel, Velo de Novia, Arco Iris e Quinceañera.

[2] Ver https://movimentorevista.com.br/2022/08/contribuicao-sobre-a-america-latina/

[3] Ver https://movimentorevista.com.br/2018/07/mexico-a-esquerda-uma-oportunidade-historica/ 

[4] A grande marca da campanha eleitoral e da vitória de AMLO foi o discurso da quarta transformação (4T) do México. As outras três referem-se a: independência, reforma e revolução de 1910. 


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão