A IV Internacional e as juventudes em luta!
8aab3286-e58c-4214-965b-a9580a338540

A IV Internacional e as juventudes em luta!

Sobre o 37º Acampamento de Jovens da IV Internacional.

João Pedro de Paula 10 ago 2022, 17:48

No final deste mês de julho, estivemos presentes no 37º Acampamento de Jovens da IV Internacional, no interior da França. Mais de 200 jovens de organizações e movimentos da Europa e América Latina construíram este espaço de acúmulo, formação e de troca de experiências. O acampamento é um encontro auto-organizado pela juventude, no qual trazemos parte das práticas que serão as bases para o futuro que queremos construir, como a plena democracia, divisão de tarefas e construção de laços de camaradagem. Enquanto a lógica capitalista implica em subjetividades individualistas, romper com essa dinâmica através da solidariedade e construção coletiva é fundamental.

Nós, enquanto Movimento Esquerda Socialista (MES), tivemos a oportunidade de apresentar os desafios que estão colocados no Brasil. Enquanto parte da seção brasileira da IV Internacional, defendemos a necessidade de ocuparmos as ruas desde já, na construção de um amplo movimento democrático para derrotar o bolsonarismo. Debatemos também sobre a importância da defesa do PSOL enquanto uma alternativa de esquerda que mantenha a sua independência de classe face a um provável governo de conciliação de classes petista. Batalha na qual contamos com as demais organizações que constroem a IV.

Também colocamos a necessidade de dar um passo à frente na construção do acampamento. Para além das seções europeias, só houve a presença de nós pelo Brasil e dos camaradas do PRT mexicano. Para fortalecermos esse espaço, é preciso elaborar formas de incorporar as demais seções da IV nesse espaço (e nos demais), sobretudo aquelas do Sul Global. As múltiplas crises que vivemos hoje têm uma dinâmica internacional, mas as formas que são sentidas e as respostas construídas se expressam de maneira distinta ao redor do mundo. Buscar compreendê-las em sua totalidade é uma tarefa constante. Nos incorporamos à IV na busca pelo reagrupamento internacional dos revolucionários e seguimos convictos dessa opção.

A juventude cumpre um papel essencial na sociedade que queremos construir. Trotsky, no Programa de Transição, já dizia que a “renovação do movimento faz-se pela juventude, livre de toda responsabilidade pelo passado. A IV Internacional dá uma excepcional atenção à jovem geração do proletariado. Por toda sua política ela se esforça em inspirar à juventude confiança em suas próprias forças e em seu futuro. Apenas o fresco entusiasmo e o espírito ofensivo da juventude podem assegurar os primeiros sucessos na luta; apenas esses sucessos podem fazer voltar ao caminho da revolução os melhores elementos da velha geração. Sempre foi assim. Continuará sendo assim”.

Enquanto jovens, somos o fio de continuidade de uma tradição que defende e luta por uma verdadeira democracia socialista. Viva a luta da juventude!

Por fim, agradecemos em especial aos camaradas do Solidarités da Suíça pelo apoio a nossa participação no acampamento.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão