Chapa composta por Olívio e Robaina lidera pesquisas para o Senado no RS

Chapa composta por Olívio e Robaina lidera pesquisas para o Senado no RS

Candidatos do PT e do PSOL alcançam 25% das intenções de voto, diz pesquisa.

Tatiana Py Dutra 16 ago 2022, 16:23

Uma pesquisa feita pelo Ipec para a RBS, divulgada nesta segunda-feira (15), revelou os índices de intenção de voto dos candidatos ao Senado pelo Rio Grande do Sul. A chapa formada pelo petista Olívio Dutra – que tem como suplentes o vereador de Porto Alegre Roberto Robaina (PSOL) e a vereadora de Viamão Fátima Maria (PT) – lidera a disputa com 25% das intenções de voto.

Em segundo lugar, vem Ana Amélia Lemos (PSD), com 23%, e o vice-presidente de Jair Bolsonaro, Hamilton Mourão (Republicanos), aparece com 16% das intenções de voto. Brancos e nulos ainda são 11%, conforme a pesquisa, e 17% dos eleitores ainda não sabem em quem votar.

A pesquisa ouviu 1.008 pessoas entre os dias 12 e 15 de agosto em 56 cidades gaúchas. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

“É a força da unidade de esquerda, com uma chapa combativa, que pode derrotar a extrema direita!!”, comemorou a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL), nas redes sociais.

Para derrotar o Bolsonarismo

Ao aceitar disputar vaga no Senado, a única exigência de Olívio foi que a candidatura fosse coletiva, modelo ainda inédito naquele parlamento, mas exitoso nas Câmaras de Vereadores desde o pleito de 2020. Outro motivo apontado pelo pré-candidato é que nestas eleições existe uma Federação de partidos.

“A candidatura não pode ser só do PT, mas dos partidos aliados ou mesmo de representantes dos movimentos sociais. Não somos donos da verdade, precisamos aprender e exercitar uns com os outros”, ressaltou, em entrevista à Carta Capital.

A conquista do mandato, porém, exigirá trabalho da militância, já que a candidatura é pressionada por players bolsonaristas como Ana Amélia e Mourão, estandartes da extrema direita no Estado.

Para a deputada estadual e presidenta do PSOL no Rio Grande do Sul, Luciana Genro, é preciso mobilização para derrotá-los.

“Essa será a campanha em que a nossa tarefa será colocar o bolsonarismo na lata do lixo da história, impondo uma dura derrota à extrema direita nas urnas. Ao mesmo tempo, temos que fortalecer o PSOL como uma esquerda independente e instrumento de luta e mobilização”, afirma.

A pesquisa Ipec para o Senado foi contratada pela RBS Participações S.A. e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-04133/2022 e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número RS-08381/2022.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão