O triunfo da Petro e as limitações do “progressismo tardio”
12104463245_7148165806_b

O triunfo da Petro e as limitações do “progressismo tardio”

Uma análise da agenda política do novo presidente colombiano Gustavo Petro.

Daniel Libreros 8 ago 2022, 14:00

Via International Viewpoint

No domingo, 19 de junho, Gustavo Petro foi eleito Presidente da República no segundo turno das eleições presidenciais. A Colômbia tem uma população de 50 milhões de pessoas e uma população elegível de pouco mais de 39 milhões de eleitores. Petro obteve 11.281.001 votos e o candidato da coalizão de direita Rodolfo Hernández, 10.580.412, elevando o percentual de eleitores para 58%, um dos números mais altos da história eleitoral do país.

Uma grande explosão de alegria popular

Petro havia obtido 8.527.768, aumentando seus votos em 2,7 milhões em relação aos obtidos no primeiro turno, dos quais 1.000.000 foram obtidos nas cidades, metade em Bogotá, e o restante principalmente nas costas do Pacífico e do Caribe. Nas áreas mais pobres e abandonadas do país, o Pacto Histórico ou Pacto Histórico, o movimento liderado por Gustavo Petro, venceu. Os bairros pobres e de classe média das cidades votaram de forma semelhante. Em Cali, a cidade em que a “explosão social” do ano passado teve maior impacto, a marca da rebelião apareceu nas votações das comunas que tiveram o maior grau de confronto e experimentaram o desdobramento impune do terror estatal que custou dezenas de mortos.

Os resultados eleitorais por departamento confirmam um mapa sócio-territorial que inclui desigualdades de renda que se repetem desde o plebiscito de 2016. Com efeito, nos departamentos ganhos pelo Pacto Histórico, que totalizam 40,37% da população nacional e incluem uma participação de 29,04% no PIB, a porcentagem de votos foi de 66,35% a 31,88% enquanto que nos departamentos ganhos por Rodolfo Hernández, que totalizam 44,27% da população e têm uma participação no PIB de 44,91%, a porcentagem de votos foi de 62,19% a 35,51%.

Assim que o resultado eleitoral foi conhecido, o júbilo popular explodiu. Milhares de pessoas derramaram-se nas ruas e praças de todas as cidades para celebrar a vitória, enquanto vídeos de pessoas compartilhando essa mesma euforia pela “mudança histórica” circulavam nos lugares mais remotos do país. Começando à noite na Arena Movistar, um teatro localizado no noroeste de Bogotá, milhares de eleitores e membros do Pacto Histórico se reuniram para aplaudir a presença no palco de Gustavo Petro e Francia Márquez. [1]

O papel de liderança de Francia Márquez deve ser destacado. Ela é a primeira mulher de origem africana a se tornar vice-presidente e foi o fenômeno eleitoral da “consulta interpartidária” realizada em 13 de março com cerca de 800.000 votos, a terceira de uma longa lista de candidatos que estavam concorrendo naquela ocasião. Ela é oriunda dos territórios costeiros do Pacífico, onde o extrativismo mineiro deslocou comunidades de forma recorrente. Essa votação expressou a rejeição dos setores populares ao patriarcado e ao racismo e tornou possível a emergência na vida pública das chamadas “minorias étnicas” em um país no qual a tradição do “ethos” colonial destinou o “exercício do governo” a um pequeno círculo de homens brancos de alto status social que compartilham até mesmo laços familiares (“República Oligárquica” é como um conhecido historiador do século XX veio a caracterizá-la).

No meio do discurso de Petro, a mãe de Dilan Cruz, apareceu no palco. Dilan Cruz, era uma adolescente de 18 anos que foi assassinada no centro de Bogotá por um dos membros da ESMAD (Esquadrões Móveis Anti-Distúrbios). Este assassinato ainda permanece impune. Ela levantou o retrato de seu filho e pegou o microfone pedindo justiça para ele e para todas as vítimas do terror do Estado. Foi um reconhecimento de tanta dor acumulada pelos familiares das vítimas ao longo de décadas de assassinatos, torturas e desaparecimentos que continuam sem, no entanto, aparecerem os rostos dos responsáveis. Em suma, foi a confirmação, tanto naquele auditório como nas ruas, de que o ultraje ao “atual estado de coisas” havia tomado a forma de um triunfo político. Indignação com o aumento da pobreza, com os milhões de jovens desempregados e mulheres que vagam sem um certo futuro e que participaram da recente “explosão social” diante do terror do Estado e da repressão aberta, com os milhões de deslocados, com os familiares dos mortos pela pandemia de Covid-19 que confirmou a negligência de um governo que os abandonou à sua própria sorte enquanto dava dinheiro público gratuitamente ao grande capital.

Enquanto isso, analistas políticos e jornalistas da mídia internacional denunciaram a chegada de um “progressista” à Presidência de um país onde as elites têm estado incondicionalmente subordinadas aos Estados Unidos, entregando bases militares em seu território e aceitando a interferência militar direta durante a execução do Plano Colômbia para citar os casos mais recentes, uma diplomacia abjeta que pode ser rastreada desde o início do século 20 com a rendição do Panamá.

Política econômica projetada para “acalmar os mercados”

Nessa mesma etapa, Petro anunciou os propósitos centrais de seu governo, propósitos muito distantes desse sentimento popular. O primeiro deles, afirmou ele, é “desenvolver o capitalismo”, porque isto significa o desenvolvimento das forças produtivas e torna possível o fim dos “resíduos feudais” e das mansões que sobrevivem em nossa desigual geografia. Esta tese, originada na política externa da ex-União Soviética nos anos 30, e que acompanhou o surgimento dos partidos comunistas na América Latina, faz parte da herança programática da maioria da esquerda colombiana. Petro vem de outra tradição, a do M-19, um grupo guerrilheiro urbano de orientação nacionalista.

Esta tese deixa de lado a crise histórica do capitalismo sintetizada na combinação contemporânea de crises econômicas, alimentares e ambientais e a previsão guardada para o futuro da espécie humana engendrada por um tipo de acumulação de riqueza que se consolida ao mesmo tempo em que destrói a natureza.

Também deixa de lado a atual crise do capitalismo expressa na concentração da riqueza, o sofrimento de milhões de seres humanos condenados à fome, a precariedade do trabalho e o desemprego. Da mesma forma, ignora as dificuldades que a forma de acumulação de capital no período neoliberal, que produziu uma expansão incomum do capital fictício, coloca às elites financeiras na situação atual, na qual a economia internacional caminha para uma das piores crises da história.

Ela também ignora a atual divisão internacional do trabalho que, organizada por empresas transnacionais através da produção de valor e cadeias de fornecimento, lhes permite controlar a maior parte dos investimentos e distribuição da riqueza a ponto de, no atual ambiente do comércio internacional, a maior parte dos intercâmbios entre estas empresas; portanto, tal “capitalismo nacional” é impossível. [2]

Em uma entrevista que Petro deu à revista Cambio alguns dias após sua vitória eleitoral, ele especificou ainda mais esta caracterização com argumentos bem gastos, apresentando o capitalismo como o “grande gatilho das forças produtivas de uma sociedade” como se esse desenvolvimento, dadas as exigências da acumulação capitalista, não tivesse produzido uma destruição brutal da natureza que ameaça a própria sobrevivência da espécie humana. [3] Ele também prometeu o desenvolvimento de “um capitalismo democrático e regulado, com respeito ao meio ambiente e à dignidade do trabalho humano”, como se um país periférico pudesse transgredir a desregulamentação financeira, espinha dorsal dos lucros dos grupos transnacionais desde os anos 80, quando “os ganhos de produtividade” caíram e como se os salários em um país periférico pudessem ser programados fora das demandas dos investidores por lucros.

Deve-se acrescentar que as opções econômicas do presidente eleito incluem a aceitação da institucionalidade neoliberal. O primeiro elemento que confirma esta caracterização é o reconhecimento da Constituição de 1991, na qual o M-19 já havia tido um papel de liderança na elaboração, como um “mapa” de seu projeto político junto com a insistência de que a Constituição oficialize a regulamentação neoliberal no país em questões-chave como a internacionalização da “economia de mercado”, a privatização dos serviços públicos, a inclusão da saúde e educação no catálogo de “serviços transnacionais”, a consolidação de uma tecnocracia associada à tecnocracia internacional que define planos de desenvolvimento e política fiscal, assim como garantias de pagamento aos investidores de carteira.

Além disso, essa constituição não é apenas neoliberal: ela é monetarista. Ela oficializou um tipo de Banco Central em linha com a desregulamentação financeira cuja principal função é garantir baixos níveis de inflação, o que hoje tem sérias consequências. De fato, a inflação generalizada que a economia mundial está experimentando no momento forçou os bancos centrais, coordenados pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS), a adotar uma política contracionista expressa no aumento das taxas de juros ao contrário do que fizeram nos últimos anos. Na Colômbia, o Banco de la República acaba de elevar a taxa de juros de referência para 7,5%, a mais alta de toda a história daquele organismo. [4]

Em um país com altas taxas de desemprego, trabalho informal e pobreza, e inflação no preço dos alimentos superior a 20%, esta política de contração da demanda irá exacerbar a deterioração das condições de vida da população. Além disso, o problema não se limita ao nível interno, pois o aumento das taxas de juros pelo FED nos Estados Unidos precipitou a fuga de capitais, arrastando o dólar para cima juntamente com maiores dificuldades na dívida externa que atingiu US$101.557 milhões em março deste ano com um crescimento de 14% em relação ao ano anterior e maiores dificuldades no comércio internacional.

Além disso, a Petro aceitou as exigências do Fundo Monetário Internacional para este período. Em entrevista publicada pelo jornal El Tiempo em 14 de maio, ele reconheceu que tinha se comprometido com aquela instituição de crédito “a reduzir o déficit fiscal”. [5] Esta declaração tem precedentes e se refere a demandas que não se limitam apenas à redução do déficit fiscal, que atualmente é de 6,8% do PIB (sendo relevante o aumento da dívida pública, que passou de 36% para 57% do PIB entre janeiro de 2019 e o mesmo mês de 2022), mas para preservar as políticas econômicas do FMI.

De fato, alguns dias antes da declaração do então candidato, o chefe da missão do FMI para a Colômbia, Hamid Faruqee, reconheceu que havia aprovado “um novo acordo de dois anos com a Colômbia no âmbito do programa Linha de Crédito Flexível (FCL) por US$ 9.800 milhões de dólares”, já que todos os candidatos que se apresentaram no primeiro turno concordaram em “compromissos políticos no sentido de que haveria uma política de continuidade, de manutenção de estruturas políticas sólidas”. [6]

O FCL constitui um programa de financiamento do FMI criado após a crise financeira de 2008. Seu objetivo é facilitar o acesso aos recursos dessa organização aos países que ela considera terem apoio regulatório estável e diretrizes macroeconômicas. Em princípio, os créditos deste programa não são acompanhados pelos requisitos para realizar “reformas estruturais”, embora incluam a supervisão de políticas econômicas que não ponham em risco os recursos do Fundo:

Em setembro de 2020, o governo de então solicitou um montante de US$17,2 bilhões dentro das diretrizes da FCL, solicitando um adiantamento de US$5,3 bilhões. “No âmbito do programa do FMI, a Colômbia se comprometeu com um ambicioso programa de ajuste fiscal nos próximos anos. Entre 2021 e 2023, o país deve conseguir uma combinação de aumentos de receita e cortes de gastos de 7,4% do Produto Interno Bruto (PIB). Se houvesse uma “Copa do Mundo pós-Covid-19 de Austeridade”, o país ocuparia um lugar de honra globalmente. As metas fiscais colocam a Colômbia como tendo o quinto maior programa de ajuste fiscal entre os 81 países que receberam créditos do FMI em 2020…”. [7]

Foi com base neste compromisso que em abril de 2021 o então Ministro da Fazenda, Alberto Carrasquilla, apresentou ao Congresso uma proposta de reforma tributária que buscava arrecadar US$ 26 bilhões (2,5% do PIB), mantendo o viés “pró-rico” das políticas anteriores. Punindo principalmente a classe média e os pobres, precipitou a explosão social que acabou impedindo a aprovação desta legislação e precipitando a saída do Ministro Carrasquilla. Ao mesmo tempo, duas das agências de classificação de risco que operam no país, a Fitch Ratings e a Standard & Poor’s Global Ratings, removeram o grau de investimento da Colômbia.

Na época, o governo Duque impôs uma reforma fiscal menos ambiciosa de US$ 15 bilhões (1,5% do PIB) e se comprometeu a adiar o montante da dívida insolvente para 2022-2025, o que foi estabelecido como regra fiscal (obrigatória) em uma nova lei orçamentária. Mauricio Cárdenas, que foi Ministro da Fazenda durante o segundo mandato de Santos, comentou sobre esta regra:

“Em apenas um breve parágrafo, é definido o teto do déficit fiscal, que será imposto ao governo no cargo em 7 de agosto de 2022. A lei estabelece que a partir de 2026, um mecanismo funcionará com base no nível da dívida. Mas, entre 2022 e 2025, os números peremptórios indicados nesse parágrafo transitório prevalecerão. O próximo governo – independentemente das promessas de campanha e dos resultados das pesquisas – terá que limitar o déficit ao que está estabelecido ali (…) De acordo com o parágrafo, o déficit terá que cair para 3% do PIB, em média, em 2024 e 2025. Isto significa um ajuste de 7 pontos do PIB, quase 80 bilhões de pesos hoje nos próximos três anos. De onde virá o dinheiro? Quem terá a capacidade de fazer este ajuste? …”. [8]

Considerando as projeções de receitas fiscais devido ao aumento temporário dos preços do petróleo e as da reforma fiscal suplementar, a nova regra fiscal exige que até o final de 2023 o déficit fiscal diminua em 2 pontos do PIB (de -5,6 para -3,6 pontos) o que condicionará a governança, a política social e as decisões macroeconômicas. Como geralmente acontece nestes casos, as declarações oficiais do FMI anunciando este tipo de acordo incluem as perspectivas macroeconômicas:

“A Colômbia tem fundamentos econômicos muito sólidos e estruturas políticas ancoradas em um regime de metas inflacionárias confiáveis, uma forte regra fiscal de médio prazo, uma taxa de câmbio flexível e uma supervisão e regulamentação eficazes do setor financeiro. As autoridades estão firmemente comprometidas em manter políticas macroeconômicas muito sólidas”. Há também um amplo consenso sobre a necessidade de preservar a grande força das estruturas de política econômica…”. [9]

As agências de classificação de risco (Fitch e Standard & Poor’s) também declararam que aguardam o resultado oficial, com uma redução do déficit público e com um processo parlamentar aprovado, a fim de modificar a classificação negativa do grau de investimento no final do ano corrente.

Para assinar estes compromissos, foi necessário escolher uma personalidade do mundo da tecnocracia econômica para o cargo de Ministro da Fazenda. Uma pessoa que possa realizar a adoção de uma reforma fiscal em grande escala, que também tenha os recursos para poder executar os gastos sociais. A pessoa escolhida para cumprir este objetivo foi José Antonio Ocampo, economista e historiador de destaque, reconhecido no país e na região, que foi Diretor Executivo da CEPAL no período 1998-2003 e Secretário-Geral Adjunto do Departamento de Assuntos Econômicos e das Nações Unidas (2003-2007) e proposto por Joseph Stiglitz como candidato para liderar o Banco Mundial em 2013. [10] Ele foi Ministro da Agricultura no governo de Cesar Gaviria e Ministro da Fazenda no governo de Ernesto Samper durante os anos 90 e co-diretor do Banco de la República no período 2017-2019. Uma vez que sua nomeação foi oficializada e perguntado sobre a próxima reforma fiscal, Ocampo declarou: “Os gastos sociais têm que aumentar, mas cumprindo a regra fiscal”. [11] Depois veio a “tranquilidade nos mercados”, a nomeação aplaudida por todos os grupos econômicos e as portas para negociações setoriais abertas.

Da mesma forma, Ocampo esclareceu que o valor projetado a ser alcançado com esta nova reforma fiscal é de US$ 50 bilhões (5% do PIB), que será obtido principalmente com o aumento do imposto de renda das pessoas físicas com maior índice de riqueza, incluindo a “classe média alta”, aquele segmento da população que ganha uma renda de US$ 2.500 por mês e que, de acordo com estatísticas oficiais, representa 10% da população. Esta orientação fiscal é apoiada por relatórios recentes da OCDE, segundo os quais, a Colômbia é o país da OCDE que tem a menor tributação sobre a renda individual, apesar de uma alta concentração de riqueza. [12]

A reforma incluiria uma revisão das isenções para as empresas e “tudo isso complementado por um imposto sobre a riqueza que também procura alcançar maior equidade”. No caso da propriedade rural, veríamos a implementação do “cadastro multiuso” aumentando a receita fundiária cuja cobrança foi impedida pelo peso político dos proprietários de terras e fazendeiros.

Mensagem ambientalista para os países dominantes: “Vocês poluem e nós temos que lidar com a Amazônia”

No mesmo discurso de vitória e na mesma etapa da Movistar Arena, em 19 de junho, Petro ratificou outra das “linhas estratégicas” de seu governo, na qual ele havia insistido na campanha, que é a de se juntar às campanhas internacionais a favor da descontaminação do planeta ligando-as às desigualdades de responsabilidade, muito maior no caso dos países dominantes, pelos danos ambientais. “Vocês poluem e nós temos que lidar com a Amazônia”, afirmou ele, apelando aos “governos progressistas” da região para que coordenem as atividades a partir desta perspectiva.

A COP 21, a “Conferência das Partes da Convenção Marco das Nações Unidas sobre Mudança Climática”, realizada em 2015 em Paris, na qual 195 países e “atores não estatais” comprometidos com a redução das emissões de gases de efeito estufa (GHG), principalmente aqueles associados ao dióxido de carbono, foram ratificados em outras cúpulas, a última em Glasgow em novembro do ano passado. Além da discussão sobre o não cumprimento destes acordos, que tem sido recorrente, é importante destacar o fato de que eles abriram um segmento no mercado de capitais, o dos “mercados verdes”, uma área importante da “financeirização da natureza”.

As instituições de investimento financeiro responsáveis pelo abastecimento deste segmento de mercado são os fundos verdes ou sustentáveis “que integram sua carteira com base em critérios ambientais, sociais e de governança corporativa (ESG)”.

A definição de serviços ambientais, na medida em que inclui um amplo espectro de ações para o “meio ambiente”, está codificada em normas internacionais e o pagamento dos mesmos suporta estes ativos financeiros. [13] Um desses ativos é o “crédito de carbono”. “Um título de carbono torna-se um Certificado de Emissões Reduzidas (CRE) e, portanto, um CRE é equivalente a uma tonelada de CO2 que não é emitida para a atmosfera. Os créditos de carbono podem ser vendidos aos países do Anexo I do Protocolo de Quioto, ou seja, a todos os países industrializados”.

Considerando que existem grandes sumidouros naturais de carbono na Amazônia e que parte do território colombiano inclui essa região da selva, o país assinou protocolos para a descontaminação de 51% de carbono para o ano 2030, nos quais a prevenção do desmatamento da selva e a recuperação da parte que foi convertida em pasto constitui um dos elementos-chave para o cumprimento dos protocolos. [14] O governo Duque tem feito adaptações institucionais nesta perspectiva e, de acordo com a tradição de Uribe, projetou zonas de ação militar coordenada sob a “Operação Artemisa” com a justificativa de “parar o desmatamento no país, recuperar a floresta tropical úmida e processar aqueles que estão por trás do corte e da queima das florestas”.

Também abriu a oferta de negócios verdes na Amazônia a grandes investidores internacionais. Em março deste ano, o próprio presidente sobrevoou o parque Chiribiquete com Jeff Bezos, o proprietário da Amazon, para mostrar-lhe os programas ambientais promovidos pelo Governo Nacional e o progresso na luta contra a mudança climática. O parque Chiribiquete é a maior área protegida do país e foi declarado pela UNESCO como um patrimônio natural e cultural da humanidade. (…) Além disso, ele possui 62 tipos de ecossistemas que proporcionam benefícios relacionados à regulação climática, abastecimento de água, purificação do ar e armazenamento de carbono…”. [15]

Deve ser destacada a forma de integração das comunidades étnicas e camponesas escolhidas para realizar projetos orientados para a “economia verde” nos territórios. REDD+ (“Reduction of Emissions from Avoided Deforestation and Degradation”), um programa definido dentro dos acordos da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima” é um exemplo disso. É um programa que “concede compensação dos países do Norte que têm compromissos de redução de emissões no Protocolo de Quioto aos países do Sul para manter suas florestas em pé. REDD tornou-se REDD+ ao acrescentar conservação, manejo florestal sustentável e aumento dos estoques de carbono como funções para mitigar a mudança climática. O objetivo é que estes certificados possam entrar nos mercados secundários e possam ser vendidos e comprados tantas vezes quanto necessário, mesmo em mercados especulativos. (…)

REDD+ é um instrumento para estimular e fazer crescer os mercados de carbono. Estes mercados existem mesmo sem REDD+ e têm como pano de fundo a privatização do que é um bem comum – o ar. Parecendo ficção científica, os países industrializados estão comprando a capacidade dessas florestas de capturar carbono dos países do Sul através de contratos de compra e venda. Ou seja, eles estão comprando e vendendo ar. (…) Um dos maiores riscos que REDD+ implica é a quebra da governabilidade dos territórios que participam do Programa, pois implica a entrada de atores alheios à vida das comunidades florestais, tais como funcionários de instituições multilaterais, organizações internacionais de conservação, investidores e empresas, e gerentes ou consultores ambientais. Além disso, para cumprir com os compromissos de sequestro de carbono e conhecer e medir seus estoques, REDD+ envolve uma maior presença dos diferentes níveis de governo…”. [16] A resistência a estas políticas em escala internacional pelos movimentos camponeses e indígenas organizados e associações ambientais tem sido contínua e expressa de várias maneiras. Antes da cúpula e nas próprias ruas de Glasgow, os ativistas se manifestaram contra instrumentos como os créditos de carbono e a “financeirização da natureza”. Citamos as seções relevantes de um deles:

  • “Estas estratégias comerciais deliberadas distraem a atenção da necessidade urgente e inegável de eliminar as emissões de combustíveis fósseis”;
  • Elas encobrem a responsabilidade das grandes empresas e elites por suas emissões de carbono, assim como a responsabilidade dos governos de regulamentá-las; e
  • Eles aprofundam a financeirização da natureza, reduzindo a incrível diversidade das florestas, pastagens e áreas úmidas de nosso planeta ao carbono comercializável e desencadeando uma nova e massiva apropriação de recursos dos Povos Indígenas, camponeses e comunidades locais, principalmente no Sul global.
  • As florestas, a terra, os ecossistemas são muito mais do que o carbono neles armazenado. Eles são ecossistemas vivos, respiradores, locais culturais e espirituais, fontes de vida para milhões de pessoas ao redor do planeta. (…)
  • Mas a compensação das emissões não reduz realmente as concentrações atmosféricas de dióxido de carbono (CO2). Na melhor das hipóteses, elas não levam a um aumento líquido das concentrações atmosféricas.

Mesmo assim, as emissões globais, e portanto as concentrações de CO2, continuam a aumentar a uma taxa letal…”. [17]

Ao contrário destas reivindicações anti-sistêmicas, em uma das seções sobre a Amazônia do programa da campanha presidencial “Gustavo Petro para Presidente”, pode-se ler:

“Faremos o máximo uso dos créditos de carbono com a garantia de recuperação da floresta tropical amazônica até sua fronteira natural. Serão criadas concessões para as famílias camponesas atualmente residentes na Amazônia, que poderão produzir de forma sustentável com a condição de recuperar a floresta nas pastagens. As comunidades rurais estarão ligadas à reabilitação, conservação e manejo sustentável das florestas através do pagamento de serviços ambientais…”. [18]

Notas

[1] A vice-presidente eleita Francia Elena Márquez Mina (nascida em 1 de dezembro de 1981) é uma ativista e advogada colombiana de direitos humanos e ambientais.

[2] Estes dados são aceitos pela UNCTAD desde 2013, “El 80% del comercio tiene lugar en las “cadenas de valor” vinculadas a las empresas transnacionales”.

[3] Revista Cambio, 25 de junho de 2022 “Petro, si nos aislamos nos tumban”.

[4] O Banco de la República aumentou as taxas de juros em 150 pontos base, chegando a 7,5%. Este é o maior aumento na história da instituição. Para esta decisão, o Banco de la República levou em conta a alta taxa de inflação anual que atingiu níveis de 9,23% em abril e 9,07% em maio” (nosso sublinhado) “Banco de la República incrementa tasa de interés a 7,5 %”.

[5] El Tiempo, 14 de maio de 2022 “Gustavo Petro: Yo me comprometí ante el FMI a reducir el déficit fiscal”.

[6] El Espectador, 4 de maio de 2022 “Garantías políticas en elecciones permiten renovación de crédito del FMI a Colombia”.

[7] Daniel Munévar, 20 de Diciembre del 2020, “Colombia : El FMI ha llegado para quedarse en Colombia: austeridad post-Covid 19”.

[8] Mauricio Cárdenas, El Tiempo, 6 de agosto de 2021, “La Cuadratura del círculo”.

[9] Press Release 22/135, “The Executive Board of the IMF approves a new two-year agreement in favour of Colombia for USD 9,8 billion under the Flexible Credit Line”.

[10] Declaração do diretor sênior da Fitch Ratings, Richard Francis e de Manuel Orozco Escudero, diretor analista principal da Standard & Poor’s Global Ratings, em La W-Radio, 21 de junho, aqui.

[11] Revista Cambio, “El Gasto social tiene que aumentar pero cumpliendo con la regla fiscal”.

[12] “Os registros Dian mostram que 51% da renda bruta declarada pelos indivíduos está concentrada no decil mais alto, décimo 10, e não apenas isso, a renda dos 1% mais ricos é 294 vezes maior que a renda dos mais baixos, os décimos 1; e a renda dos mais ricos por mil é trezentas (1300) vezes maior que a do décimo 1….”. Libreros & Espitia; “Reforma Tributária”, que pasa con la deuda pública?”, periódico da Universidad Nacional, 21 de abril de 2021.

[13] O Ministério do Meio Ambiente da Colômbia, utilizando critérios convencionais, os define como “o incentivo econômico reconhecido por aqueles interessados em serviços ambientais aos proprietários ou possuidores para ações de preservação e restauração em áreas estratégicas e ecossistemas, através da execução de acordos voluntários (…) O MA classifica os serviços ambientais em quatro (4) categorias: serviços de abastecimento, tais como alimentos, água, madeira e recursos genéticos; serviços de regulação, tais como regulação climática, desastres naturais e purificação da água; serviços de apoio aqui.

[14] Os países que compartilham o território amazônico formaram a “Organização do Tratado de Cooperação Amazônica -OTCA-” (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela), na qual assumiram compromissos ambientais dentro desta mesma perspectiva.

[15] La República, sexta-feira 4 de março de 2022, “Fundador de Amazon puso su atención en Chiribiquete y apoyará metas ambientales”.

[16] “REDD+ y los territorios indígenas y campesinos”, Centro de Estudios para el Campo Mexicano (CECCAM) , México, agosto de 2012.

[17] “En Busca de Unicornios de Carbono”, Amigos de la Tierra Internacional, La Vía Campesina.

[18] Programa-Territorios-Amazonía, “Pacto Histórico”.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão