Parlamentares do PSOL pedem investigação sobre Aras

Parlamentares do PSOL pedem investigação sobre Aras

Procurador-geral da República teria trocado mensagens com empresários bolsonaristas.

As deputadas federais do PSOL Fernanda Melchionna (RS), Sâmia Bomfim (SP) e Vivi Reis (PA) são favoráveis a uma investigação sobre o procurador-geral da República, Augusto Aras. Segundo fontes da Polícia Federal (PF), do Ministério Público Federal (MPF) e do Supremo Tribunal Federal (STF), nos celulares apreendidos com empresários bolsonaristas na terça-feira (23/08), havia troca de mensagens com o jurista, que também é o procurador-geral eleitoral.

As postagens ainda são mantidas sob sigilo, mas conteriam críticas à atuação do ministro do STF Alexandre de Moraes e comentários sobre a candidatura de Jair Bolsonaro. Para as parlamentares, é preciso descobrir a natureza das relações do PGR com os empresários que, em um grupo de WhatsApp, trocaram mensagens golpistas que levantam a suspeita de patrocínio a atos antidemocráticos contra a eleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Aras cúmplice? Após contestar sem qualquer embasamento a busca e apreensão [de celulares de empresários bolsonaristas] de ontem, agora sabemos que o PGR se correspondia com alguns dos empresários golpistas. Com qual intuito? No mínimo suspeito. Investigação já!”, manifestou-se Sâmia Bomfim.

“É preciso apurar com rigor a denúncia de que os celulares dos empresários golpistas apreendidos na Operação de hoje registram trocas de mensagens com Aras que, além de PGR, é o procurador-geral-eleitoral. Se confirmadas as denúncias, ele precisa ser afastado imediatamente”, sugeriu Vivi Reis.

Fernanda Melchionna lembrou ainda da atuação omissa de Aras diante de posturas negacionistas, corruptas e antidemocráticas  de Jair Bolsonaro ao longo de seu mandato, possivelmente guiadas pela esperança de ver seu nome indicado ao STF.

“Não é segredo pra ninguém que considero Aras um aliado de primeira hora de Bolsonaro, e não a autoridade que deveria investigá-lo. Por isso, menos de um mês atrás a bancada do PSOL pediu seu impeachment. O que vem à tona é grave e pode explicar muita coisa”, avalia.

Relações perigosas

Aras é amigo próximo do empresário Meyer Nigri, da construtora Tecnisa, um dos alvos da operação da PF. O magnata, inclusive, teria sido fiador da ida de Augusto Aras para o cargo de procurador-geral, tendo sido citado com gratidão pelo jurista em seu discurso de posse. Lembrando que Jair Bolsonaro indicou Aras ao cargo mesmo ele não estando entre os indicados para o cargo pela lista tríplice da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), tradição que era respeitada desde 2003.

Segundo reportagem do portal Metrópoles, que denunciou a troca de mensagens dos empresários, Nigri enviou ao grupo uma mensagem que dizia que o STF “será o responsável por uma guerra civil no Brasil” e outro que defendia a contagem paralela de votos na eleição por uma comissão externa.

Assessores de Augusto Aras informaram à imprensa que o procurador-geral tem conhecidos e amigos no mundo empresarial e que isso justificaria a troca de mensagens. As conversas seriam “superficiais” e não incluíram dados sobre ações da PGR.


TV Movimento

Revista Retomada estreia com debate sobre fascismo

Em entrevista para a TVT, Vladimir Safatle fala sobre a nova revista Retomada, publicada em iniciativa conjunta do MES-PSOL, intelectuais e artistas da esquerda socialista

Lançamento do Manifesto por uma Revolução Ecossocialista na Conferência Antifascista

Atividade de Lançamento do Manifesto por uma Revolução Ecossocialista, organizada pela IV Internacional durante a 1ª Conferência Internacional Antifascista, ocorrida em Porto Alegre entre os dias 26 e 29 de março de 2026

Pré-Conferência Antifascista em SP reforça unidade de luta contra o fascismo

Atividade preparatória em São Paulo para a I Conferência Internacional Antifascista pela Soberania dos Povos, que acontecerá entre os dias 26 e 29 de março de 2026, em Porto Alegre
Editorial
Israel Dutra | 09 set 2026

Sinal amarelo – retomar a iniciativa contra a manobra no STF

O golpismo e Trump vão jogar pesado para evitar a vitória de Lula. O lado de cá, das trabalhadoras e trabalhadores, precisa responder à altura
Sinal amarelo – retomar a iniciativa contra a manobra no STF
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça a Revista Retomada!
A Revista Retomada é uma publicação trimestral produzida pelo Movimento Esquerda Socialista (MES-PSOL) em articulação com intelectuais, militantes e artistas
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
A Revista Retomada é uma publicação trimestral produzida pelo Movimento Esquerda Socialista (MES-PSOL) em articulação com intelectuais, militantes e artistas

Autores