Luciana Genro participa de ato de ex-presidenciáveis em apoio a Lula

Luciana Genro participa de ato de ex-presidenciáveis em apoio a Lula

Encontro simboliza união suprapartidária contra o fascismo e em busca de uma vitória em primeiro turno.

Redação da Revista Movimento 20 set 2022, 10:50

Presidenta do PSOL no Rio Grande do Sul, Luciana Genro foi uma das convidadas do ato em apoio a eleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ao todo, oito ex-presidenciáveis – entre aliados e até antigos opositores – participaram do evento em São Paulo. O objetivo era solidificar a formação de uma “frente ampla pela democracia” em busca de uma vitória em primeiro turno.

Estiveram no ato Guilherme Boulos (PSOL), Luciana Genro (PSOL), Cristovam Buarque (Cidadania), Marina Silva (Rede), Geraldo Alckmin (PSB), Fernando Haddad (PT), Henrique Meirelles (União Brasil) e João Goulart Filho (PCdoB).

Nos discursos, os participantes destacaram a existência de divergências, mas também a urgência de saná-las em prol da reconstrução do país após a turbulência política representada por Jair Bolsonaro (PL).

“Estamos aqui para enfrentar o fascismo”, afirmou Luciana, que concorreu à presidência em 2014 pelo PSOL e hoje é candidata à reeleição à Assembleia Legislativa gaúcha. “Nos unimos aqui, em torno de ti, meu prezado Lula, do teu nome, da tua força política, da tua liderança política enquanto uma referência de massas para o povo brasileiro, porque nós temos a convicção de que a tua eleição vai nos possibilitar respirar novamente para poder lutar por uma verdadeira democracia”, completou..

“Me perguntam sobre Alckmin, Meirelles. Todos conhecem as nossas diferenças aqui na mesa, elas são públicas. Essas diferenças, por mais expressivas que sejam, são menores. Uma geração que veio antes da minha enfrentou tortura, censura à imprensa, para que a gente pudesse estar aqui hoje”, disse Boulos, que foi presidenciável em 2018, e que concorre hoje a uma vaga na Câmara dos Deputados.

Lula valorizou a boa-vontade dos políticos.

“O que vocês estão fazendo com o gesto de hoje é assumir um compromisso, mas não é um compromisso com o Lula. É um compromisso que esse país vai voltar a viver democraticamente. As pessoas vão voltar a conviver democraticamente nesse país. Não é o Presidente da República e sua assessoria que dizem o que é bom para a sociedade”, disse Lula. “É um dia alegre porque essa reunião aqui simboliza a vontade que as pessoas têm de recuperar a democracia no nosso país. E todo mundo sabe que a democracia não é um pacto de silêncio, todo mundo silenciosamente vendo um governo governar. Não, a democracia é justamente o contrário: é a sociedade se movimentando dia e noite na perspectiva de conquistar melhores condições de vida para o povo brasileiro”, disse o petista.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores