Chefes da Funai são alvo de ação do PSOL no MPF
Presidente-da-Funai-Marcelo-Xavier-696x464

Chefes da Funai são alvo de ação do PSOL no MPF

Áudios indicam que militares atuam para legalizar garimpo em terras indígenas

Redação da Revista Movimento 27 out 2022, 10:17

O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Augusto Xavier da Silva, e o coordenador regional da Funai de Barra do Garças, no Mato Grosso, capitão Álvaro Carvalho Peres são alvo de uma representação apresentada ao Ministério Público Federal pela bancada do PSOL na Câmara dos Deputados. A intenção dos parlamentares é que sejam investigadas denúncias de que Peres e Xavier pretendem legalizar o garimpo e a extração de madeira em terras indígenas.

As revelações foram feitas pelo site de jornalismo investigativo Joio e o Trigo e pelo The  Intercept Brasil, em 18 de outubro. A reportagem divulgou conversa de Peres com o presidente da Funai, gravada durante uma reunião da fundação na Terra Indígena Sangradouro, no norte do Mato Grosso, em 23 de agosto. 

Estiveram presentes no evento o coronel Fernando Fantazzini, chefe da Direção de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável da Funai, e indígenas ligados ao projeto Independência Indígena, que junto a fazendeiros locais plantam soja, milho e arroz em Sangradouro.

“É importante ressaltar a gravidade do que foi dito: estudos demonstram que o garimpo aumentou significativamente na Amazônia Legal, gerando impactos numa área de influência de até 100 km além dos limites das cicatrizes de garimpo”, destacou a representação. “A Amazônia Legal reúne mais de 90% da área de garimpo no território nacional, sendo que mais da metade é ilegal por ocorrerem dentro de terras indígenas”, diz a representação do PSOL.

O documento destaca que conteúdo dos áudios constituem “graves violações constitucionais”, ferindo o “princípio da autodeterminação dos povos originários”, que lhes confere “o direito de decidirem livremente sobre suas terras”. A representação é assinada pelos deputados federais Áurea Carolina (PSOL-MG), Fernanda Melchionna (PSOL-RS); Glauber Braga e Taliria Petrone (PSOL-RJ); Ivan Valente, Luiza Erundina e Sâmia Bomfim, (PSOL-SP); e por Vivi Reis (PSOL-PA) do Pará.

Funai sob Bolsonaro

A deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), líder da bancada, diz que os áudios escancaram condutas ilegais incentivadas pelo governo federal.

“Esses áudios mostram como age a Funai no governo Jair Bolsonaro: descumprindo todo o tempo sua função constitucional a favor da exploração de riquezas naturais em terras indígenas”, afirmou. 

A parlamentar acrescenta que “Marcelo Xavier excede sua função institucional e administrativa ao tentar editar normas infralegais sobre territórios que possuem direitos imprescritíveis e inalienáveis”.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão