Quatro comentários sobre o resultado das eleições de “Midterms” dos EUA
I-voted

Quatro comentários sobre o resultado das eleições de “Midterms” dos EUA

Israel Dutra reflete sobre as recentes eleições legislativas estadounidenses.

Israel Dutra 18 nov 2022, 12:58

Primeiro: Ao contrário do que os prognósticos gerais apontavam, inclusive de analistas do campo dos Democratas, não houve a “maré republicana” tão temida. A chamada “onda vermelha” não ocorreu, ainda que a situação geral da economia seja delicada, com inflação crescente, constantes aumentos da taxa de juro, empobrecimento das camadas médias e populares. Com a movida reacionária do Supremo Tribunal na questão do aborto, parecia que os EEUU iriam girar rapidamente à direita, também no terreno eleitoral. Não foi o que aconteceu. Contando com a força do voto feminino e da negritude, o Partido Democrata reteve o Senado, ganhando locais estratégicos como Pensilvannia, Arizona e Nevada. Mesmo a distância na Câmara foi menor do que as projeções. As votações dos candidatos com agendas progressivas foi melhor do que esperado, com o grupo ligado à ala esquerda, que concorria pelo PD, apoiado pelo DSA, conhecido como “The Squad”(O “Esquadrão”) capitalizou o voto mais avançado. Foi uma derrota para Trump, que pela primeira vez, desde sua saída da Casa Branca, viu sua autoridade no seio Republicano questionada.

Segundo: O resultado teve muita importância para o Brasil e o mundo. Em meio à consolidação da vitória eleitoral contra Bolsonaro, em meio a COP 27 e a reunião do G-20, o efeito político de uma Maré a favor de Trump e dos Republicanos seria péssimo. No mês em que Elon Musk concluiu a aquisição do twitter, aparecendo como um dos cabos eleitorais do trumpismo, uma onda republicana geraria confiança nas hostes da extrema-direita e confusão no lado do “progressismo”. Um exemplo seria o impacto no Brasil, nos meios de comunicação e no debate sobre o novo governo Lula; ou no México, onde Eduardo Bolsonaro e Steve Bannon farão um encontro internacional em alguns dias. A agenda da extrema-direita sofre um pequeno revés, o que na batalha de longo prazo contra o neofascismo é um passo sempre bem-vindo.

Terceiro: Um fator a ser observado com rigor, que já tocamos acima, é o tamanho da derrota de Trump. Além da resiliência dos Democratas, a derrota de Trump teve um gosto amargo: desde os ataques de Capitólio, o recrudescimento da ala fanática(QUE-ANon), está se abrindo uma oportunidade de questionamento do controle trumpista do partido Republicano. A irrupção de seu principal rival, o jovem e ultraconservador Ron deSantis, que venceu na Florida com cerca de 60%. Trump correu para anunciar sua candidatura à presidência, justo pelo temor de questionamento, com a ascensão de DeSantis, que poderia ser uma alternativa mais “viável” aos olhos da sociedade, mas sobretudo dos financiadores das campanhas republicanas.

Quarto: o mal-estar republicano só reforça a necessidade de intensificar a agenda das lutas sociais e a necessidade das lutas democráticas- como as mulheres no caso do direito ao aborto. Isso se combina com um ativismo que está fazendo suas experiências na luta pela sindicalização em empresas como Amazon e Starbukcs, com as grandes greves de saúde e professores. O resultado eleitoral do “Squad” , que elegeu novos representantes, ainda tem aliados como Fetterman na Pensilvânia e Welch, em Vermont. Existe uma importante discussão no conjunto da esquerda dos EEUU, onde assistimos uma presença forte de ativistas do DSA e da Revista Tempest nos debates sobre a guerra da Ucrânia, bem como uma maior troca e interesse sobre o tema do Brasil e da extrema-direita. Um campo fértil para reconstruir a subjetividade e luta por uma direção para o movimento operário e para as lutas democráticas, do ponto de vista marxista, nessa “delicada” esquina da história.

Abaixo deixo o artigo de Dan La Botz, da IV e do DSA, antes do resultado final, e um artigo em inglês de Neil Meyer do grupo Pão e Rosas, sobre a organização em Nova York .

https://vientosur.info/democratas-resisten-el-tsunami-rojo-trumpistas-derrotados-progresistas-avanzan/

https://socialistcall.com/news/nyc-dsa-convention-1234-plan-socialist-party/


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão