Sobre os bloqueios
bloqueio_br_386___paulo_pires___286_-19841949

Sobre os bloqueios

A política da cúpula da PRF será derrotada e as empresas envolvidas devem ser investigadas e punidas

Roberto Robaina 1 nov 2022, 12:35

Os piquetes que estão bloqueando estradas não têm a participação de muita gente. Neste sentido, não são fortes. Mas são muitos pontos. E devem ser dissolvidos já. Se o movimento social, sindicatos, organizações de sem-teto, sem-terra, estudantes resolvessem garantir o fim dessas manifestações reacionárias a serviço de Bolsonaro teriam possivelmente força para isso (aliás, em alguns lugares, isso já foi feito). Mas seria necessário se organizar muito bem. Uma organização que ainda não se tem mas que se pode e se deve forjar no calor da luta. Mas tudo deve levar em conta a necessidade e também o sentido das proporções.

No quadro atual, não creio que esta necessidade se imponha, porque o próprio Estado está, finalmente, começando a agir. A Polícia Rodoviária Federal teve uma atitude aberta de apoio aos reacionários. Não é de se estranhar. Foram ordens da direção da PRF que buscaram impedir a população do nordeste de votar. Tentaram evitar a vitória de Lula. Silvinei Vasques, o diretor da PRF escolhido por Bolsonaro, é tão canalha quanto seu chefe. Já foi até preso por agredir um frentista que não quis lavar seu carro. Agora, atua como golpista. Deve é ser preso.

Mas a política da cúpula canalha da PRF não irá prosperar. Já não prosperou. Até a CNT pediu que a Justiça atue para terminar os bloqueios. O STF determinou que as PMs possam atuar. Então, é útil ter proporção. E isso quer dizer ter presente que Bolsonaro não tem força nenhuma para dar um golpe. Isso já está evidente. Seu silêncio atual é para deixar os bloqueios prosperarem. Mas ele mesmo sabe que não terá força. A cúpula reacionária dos militares não lhe deu respaldo. Nem a cúpula do Centrão. Não tivemos nosso Capitólio.

A derrota de Bolsonaro foi gigantesca. Isso não quer dizer que não sejamos vigilantes. Ao contrário. Agora é preciso se organizar e por na pauta não apenas que os bloqueios terminem mas a exigência de que as empresas envolvidas nessas provocações sejam investigadas e punidas. E que os bloqueios sejam dissolvidos pelo Estado, ou as forças da sociedade civil precisarão efetivamente atuar. Bolsonaro perdeu. O povo ganhou. Vamos seguir firmes.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão