Luciana Genro protocola 37 projetos no início da nova legislatura
52580157043_47704a5528_c

Luciana Genro protocola 37 projetos no início da nova legislatura

A deputada estadual Luciana Genro, líder da Bancada do PSOL na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, está solicitando a criação de uma Frente Parlamentar Pelos Direitos dos Praças da Brigada Militar. O pedido foi apresentado na segunda-feira (06/02). Luciana já está colhendo assinaturas dos colegas para criar a frente. Deputada estadual reeleita, Luciana […]

Redação da Revista Movimento 9 fev 2023, 13:00

A deputada estadual Luciana Genro, líder da Bancada do PSOL na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, está solicitando a criação de uma Frente Parlamentar Pelos Direitos dos Praças da Brigada Militar. O pedido foi apresentado na segunda-feira (06/02). Luciana já está colhendo assinaturas dos colegas para criar a frente.

Deputada estadual reeleita, Luciana Genro começou a nova legislatura protocolando 37 projetos de lei. São iniciativas novas e também projetos que já foram apresentados na legislatura passada, mas que por não terem ido à votação acabaram sendo arquivados e precisam ser reapresentados.

Entre eles, está a chamada Lei Gustavo Amaral, que prevê a instalação de câmeras em uniformes e viaturas da Polícia Civil e da Brigada Militar no Rio Grande do Sul. O texto foi modificado para estabelecer critérios que obedeçam ao princípio da proteção geral de dados, tanto dos policiais quanto das pessoas gravadas em abordagens.

A proposta já havia sido apresentada e, inclusive, votada na legislatura passada, tendo sido rejeitada em plenário e reapresentada pela deputada. Agora está sendo novamente protocolada. “Essa é uma medida fundamental para a segurança pública e precisa ser uma política de Estado, assegurada por legislação, e não dependente do governo de turno”, considera Luciana Genro.

Direitos dos Praças

A criação de uma Frente Parlamentar Pelos Direitos dos Praças da Brigada Militar reforça o compromisso de Luciana Genro com a demanda dos policiais militares de nível médio, como soldados, sargentos e tenentes. Eles têm recorrido à deputada para denunciar situações de abusos que enfrentam por parte dos oficiais, além de reivindicar acesso a promoções justas e valorização na carreira.

“Os praças, especialmente os soldados, perderam muito no último período. Perderam a verticalidade salarial, perderam a garantia de promoção ao passar para a reserva, perderam os avanços por tempo de serviço e não conquistaram um plano de carreira que garantisse promoções justas. Muitos entram soldados e saem soldados da corporação”, disse a deputada.

Um dos temas que será tratado pela Frente Parlamentar é a questão dos suicídios na corporação. Informações que circulam na tropa a respeito de suicídios na BM indicam que entre 2015 e 2018, foram 50 suicídios. O dado causa preocupação com a saúde mental destes profissionais, que relatam desvalorização e falta de perspectivas como alguns dos principais motivos para esse adoecimento. Foi a partir dessa preocupação com a saúde mental da Brigada que a deputada Luciana Genro destinou R$ 300 mil em emenda para o orçamento de 2021 a essa temática.

A Frente Parlamentar irá pautar o tema dos direitos dos policiais militares de nível médio de forma permanente na Assembleia Legislativa, recebendo denúncias, cobrando o comando da BM e a Secretaria de Segurança Pública, além de realizar uma luta em defesa dos direitos da categoria.

*Com informações do Mandato da deputada Luciana Genro


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão