PERU: Unidade para lutar, unidade para vencer! Dina renuncie já! Fechamento do Congresso já!
IMG-20230204-WA0005-1024x683-1

PERU: Unidade para lutar, unidade para vencer! Dina renuncie já! Fechamento do Congresso já!

A busca pela unidade do movimento democrático contra a ditadura peruana é a tarefa central nesse momento.

Súmate Al Nuevo Perú 6 fev 2023, 18:19

Via Súmate al Nuevo Perú

A Sra. Dina Boluarte ainda está teimando em se apegar ao governo. O pedido do Legislativo para antecipar as eleições, com o qual ela procurou desmontar a mobilização e salvar o regime, foi apenas uma manobra, pois a proposta foi arquivada pelo Comitê de Constituição. A ditadura cívico-militar que ele lidera está cada vez mais isolada não só pela força da mobilização popular, mas também porque setores que antes a apoiavam estão agora se unindo ao clamor popular que exige sua renúncia imediata; mas também é a solidariedade internacional da esquerda e das organizações progressistas da América e do mundo que contribui para o isolamento da ditadura e para o fortalecimento do movimento popular, razão pela qual, cada ação, cada mobilização, cada expressão de luta coloca Boluarte contra as cordas e aproxima sua derrota.

Depois de muito tempo, pela primeira vez no campo popular em nível nacional temos unidade nas demandas, isto foi fundamental para alcançar progressos na luta. Também a unidade em cada ação tem dado a estas demandas comuns a força que elas têm.

O caminho, em todos os momentos, é construir e fortalecer a unidade e reforçá-la ao máximo, para conseguir a demissão de Dina Boluarte, que preside o regime ditatorial, hoje é a prioridade número um de cada combatente, não há espaço para o sectarismo, protagonismo, personalismo, isto vai contra o processo e em favor da ditadura. É por isso que devemos lutar e denunciar todas as tentativas de divisão e política antiunitária.

Nesta linha, saudamos o fato de os camaradas das regiões terem formado um órgão de liderança, e é positivo que ele se articule e coordene com a Assembleia Nacional dos Povos (ANP), CGTP e outras forças populares e de esquerda. Eles têm um grande desafio e uma grande responsabilidade diante de milhares de irmãos e irmãs, que confiam e sabem por experiência que a unidade nos torna fortes e nos aproxima da vitória.

A partir deste espaço, convidamos as forças de esquerda e o movimento popular a lutar, a permanecer firmes e unidos, as condições para a vitória são favoráveis e a correlação de forças também é favorável. Apesar da dura repressão, perseguição, prisões de líderes e ativistas, o movimento cresce e se fortalece nesta linha, saudamos as delegações militantes vindas das macrorregiões. Nada nos impede de derrubar a ditadura civil-militar liderada por Dina Boluarte e seu gabinete assassino.

Por último, apoiamos o apelo para a grande greve nacional em 9 de fevereiro, juntamente com o dia da mobilização e as ações acordadas pelas regiões. Finalmente, a luta não termina aqui, o assassinato de 65 compatriotas e combatentes sociais executados pela polícia e pelas forças militares não pode e não deve ficar impune. A luta deve continuar pela liberdade dos detentos e impor uma solução fundamental através de uma Assembleia Constituinte livre e soberana para recuperar e reconstruir nossa pátria.

Súmate, 04/02/2023


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 10 abr 2024

Musk é inimigo da liberdade

Os ataques do bilionário contra Alexandre de Moraes incentivam a extrema direita brasileira
Musk é inimigo da liberdade
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão