5 anos de luta por justiça!
29568404732_6a9c72d527_b-1

5 anos de luta por justiça!

As coordenadoras nacionais do Juntas!, Aneska Souza e Renata Moara, refletem sobre a luta por justiça para Marielle Franco.

Aneska Souza e Renata Moara 18 mar 2023, 10:40

Esse ano se completa 5 anos do brutal assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes, e algumas perguntas ainda não foram respondidas, a  principal delas “Quem mandou matar Marielle”?

Esse é o primeiro ano do fim do pesadelo que foi o governo Bolsonaro,  nos últimos 4 anos a luta por Justiça por Marielle ecoou como uma  luta contra Bolsonaro e sua corja, vistos os diversos índices de envolvimento da família Bolsonaro com as milícias e os próprios autores do crime.  No início do ano, o novo ministro de segurança do país declarou que a resolução do caso é prioridade para o governo, em fevereiro  instaurou um inquérito na PF para colaborar com o MP do Rio  de Janeiro.  Porém sabemos que não podemos deixar apenas nas  mãos do governo, é necessário que continuemos nas ruas exigindo justiça por  Marielle e Anderson. 

A luta por justiça para Marielle e Anderson  é importante por que está inteiramente ligada ao enfrentamento à extrema direita, na luta  contra as milícias, contra a impunidade e pelo fim da violência política.  Marielle se tornou retrato da violência política  contra mulher que nos últimos anos  se intensificou com o bolsonarismo, como por exemplo na Alesp, quando um deputado bolsonarista mandou a Deputada Monica Seixas a colocar um cabresto fazendo referência ao período escravista. A impunidade do caso da Marielle coloca em risco todas as parlamentares, em especial as mulheres negras, exigir uma resposta e punição aos mandantes  é desafiar todo um sistema que nega às mulheres os espaços políticos.

Marielle é um símbolo de luta e resistência que não pode ser esquecido. Mulher preta, Lbt, favelada, defensora dos direitos humanos e socialista. Marielle é a síntese do que acreditamos como futuro, o rosto que expressa as mudanças estruturais que tanto lutamos. Um corpo político que foi perseguido, ameaçado e assassinado. Não podemos esquecer, nosso dever é seguir o legado de Marielle, e para além disso exigir justiça. 

Não podemos aceitar que após 5 anos não tenhamos os mandantes desse crime conhecidos e punidos. Sabemos de todo entrave que tivemos nos últimos anos com o ex governo Bolsonaro boicotando as investigações, contudo, agora em outro momento de conjuntura política não podemos aceitar menos que investigações sérias, céleres, não permitiremos que a impunidade vença. 

Honrar o legado de Marielle Franco é fortalecer a luta das mulheres negras de nosso país. As sementes que foram plantadas, hoje exigem justiça e vão às ruas gritar por isso.

Justiça por Marielle Franco!


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão