Comissão aprova requerimento de Luciana Genro para audiência pública sobre trabalho escravo
357679_G-1-1200x630

Comissão aprova requerimento de Luciana Genro para audiência pública sobre trabalho escravo

Mais de 200 trabalhadores foram resgatados no final de fevereiro, em Bento Gonçalves (RS), onde eram submetidos a condições degradantes de trabalho e até mesmo tortura

Mandato Luciana Genro 2 mar 2023, 10:30

Em sua primeira reunião da nova legislatura, a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) da Assembleia Legislativa aprovou o requerimento da deputada Luciana Genro (PSOL) para a realização de uma audiência pública sobre o caso de trabalho análogo à escravidão na Serra Gaúcha. Mais de 200 trabalhadores foram resgatados no final do mês de fevereiro em Bento Gonçalves, onde eram submetidos a condições degradantes de trabalho e até mesmo torturas.

Na ocasião da audiência pública, as três vinícolas envolvidas – Aurora, Salton e Garibaldi – serão chamadas para prestar esclarecimentos sobre o caso. “Esse tema ganha uma relevância gigantesca diante da magnitude do que vimos acontecer na Serra, com mais de 200 trabalhadores em situação análoga à escravidão, e com a manifestação da Câmara de Indústria e Comércio de Bento, tentando justificar o injustificável, como se fosse culpa das políticas sociais que faltaria mão de obra e teria que se obrigar as pessoas a trabalhar. Algo completamente inadmissível”, colocou a deputada ao embasar o pedido de audiência.

Luciana Genro também mencionou o pronunciamento criminoso do vereador Sandro Fantinel, do Patriota de Caxias do Sul, que fez um discurso racista e xenófobo contra os trabalhadores baianos. “Ele deveria estar preso em flagrante por racismo, por xenofobia, e o PSOL está entrando com pedido junto ao Ministério Público. Precisamos buscar a punição dos responsáveis, não apenas aquele intermediador, mas todos que foram coniventes, e buscar aprimorar nossa legislação também para que isso não ocorra no futuro”, afirmou a parlamentar.

O requerimento foi aprovado por unanimidade, pelos dez deputados presentes na reunião. A Comissão também ouviu a Procuradora do Trabalho Ana Lúcia Stumpf a respeito do caso.

Luciana Genro também é autora do projeto de lei 50/2021, que propõe o cancelamento da inscrição no cadastro de contribuintes do ICMS das empresas envolvidas em trabalho análogo à escravidão ou trabalho infantil, impedindo também que os sócios exerçam atividades no mesmo ramo por cinco anos. A proposta foi rejeitada pela maioria dos deputados na última legislatura e foi reapresentada nesta, seguindo com o mesmo número.


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão