Frente Parlamentar será instrumento de luta pela valorização de servidores penitenciários
susepe

Frente Parlamentar será instrumento de luta pela valorização de servidores penitenciários

De acordo com dados do Sindicato da Polícia Penal, o Rio Grande do Sul tem cerca da metade do número de servidores recomendados para atuar no sistema penitenciário

Mandato Luciana Genro 29 mar 2023, 09:51

Foto: Rodrigo Ziebell/SSP

Por proposição da deputada Luciana Genro (PSOL), a Assembleia Legislativa gaúcha terá uma Frente em Defesa dos Servidores do Sistema Prisional. O ato de lançamento ocorre nesta quinta-feira, dia 30 de março, a partir das 16h, na Sala Prof. Salzano Vieira da Cunha (3º andar da Assembleia Legislativa).

Luciana Genro tem acompanhado diversas demandas por parte dos servidores da segurança pública em geral, e reconhece a importância daqueles que atuam dentro das casas prisionais. A Frente Parlamentar também será um instrumento na luta por um sistema penal inteiramente público, sendo contra a privatização dos presídios.

“Todos os servidores da segurança pública realizam um trabalho fundamental e, em geral, pouco valorizado. Queremos mais nomeações, para que não haja servidores sobrecarregados, e reconhecimento desse trabalho tão importante”, coloca a parlamentar.

De acordo com dados do Sindicato da Polícia Penal (SINDPPEN/RS, antes chamado de Amapergs), o Rio Grande do Sul tem cerca da metade do número de servidores recomendados para atuar no sistema penitenciário. Os trabalhadores têm se mobilizado para exigir chamamento de concursos, a regulamentação do cargo de policial penal e melhorias no plano de carreira.

Para o lançamento da Frente, estarão presentes associações de defesa dos servidores, a diretoria do Departamento de Tratamento Penal da Susepe, a Comissão de Políticas Criminais e Segurança Pública da OAB/RS, entre outras autoridades.


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 05 maio 2024

Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos

A catástrofe ambiental que atinge o Rio Grande do Sul exige solidariedade imediata e medidas estruturais para que não se repita
Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão