Irã: Libertem Sepideh Gholian imediatamente!
sepideh-15mar23

Irã: Libertem Sepideh Gholian imediatamente!

A ativista feminista iraniana foi presa novamente e organizações de todo o mundo exigem sua libertação.

Shahrokh ZAC 25 mar 2023, 09:51

Via SZAC

No dia 15 de março, imediatamente depois de ser liberada da Prisão de Evin, Sepideh Ghloian gritou “Khemeni, seu tirano, nós iremos enterrá-lo” enquanto se unia a sua família. Algumas horas depois, viajando para sua casa em Dezful, ela foi novamente presa pelas forças de segurança do regime iraniano. Desde então tem sido difícil encontrar informações confiáveis e detalhadas sobre onde e como se encontra Sepideh. De acordo com a maior parte das fontes, no dia 19 de março Sepideh foi transferida da ala 209 – gerida pelo Ministério de Inteligência do regime – para a ala feminina de prisioneiras políticas. Ainda não há nenhuma informação disponível sobre as novas acusações forjadas contra Sepideh.

Sepideh Gholian é uma estudante, ativista de direitos civis e jornalista que já serviu quatro anos e sete meses em diversas prisões do regime iraniano. Sepideh foi presa em 18 de novembro de 2018 apoiando e cobrindo uma greve de trabalhadores da Haft Tappeh Sugar Cane (indústria de açúcar) no Khuzistão. Desde sua detenção ilegal Sepideh Gholian foi agredida e torturada nas masmorras do regime. Quando ela pegou covid, as autoridades da prisão se recusaram a libertá-la e ignoraram repetidamente os pedidos de sua família para visitá-la.

A Shahrokh Zamani Action Campaign (campanha pela liberdade dos presos políticos Shahrokh e Zamani) condena fortemente sua prisão e clama por sua libertação imediata e incondicional. Urgimos que todos os trabalhadores sindicalizados, socialistas e ativistas políticos nos ajudem a defender os direitos de todos os trabalhadores, prisioneiros políticos e ativistas sociais do Irã.

Libertem Sepideh Gholian imediatamente!


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão