Liberdade para Zé Rainha e para todos os presos políticos da FNL!
ea028c_07cc917e10504f22a369562051d0e014_mv2

Liberdade para Zé Rainha e para todos os presos políticos da FNL!

Assine o manifesto pela libertação de Zé Rainha e dos outros presos políticos da Frente Nacional de Luta!

Via FNL

Assine o Manifesto aqui: https://secure.avaaz.org/community_petitions/po/justica_liberdade_para_ze_rainha_e_os_militantes_da_fnl_lutar_pela_reforma_agraria_nao_e_crime/

A constituição do Brasil reconhece em seus princípios que somos um país desigual e portanto, um dos objetivos fundamentais da República é erradicar a fome e a miséria. O processo de criminalização dos lutadores sociais vem sendo a resposta do Estado.

A jornada do Carnaval Vermelho, organizada pela FNL em 2023, despertou a fúria de ruralistas. Levantar-se à luta sempre será um crime ao qual as elites e o seu Estado não toleram. Por isso, a FNL vem denunciando essa contradição de forma contundente , pois há milhares de sem tetos e sem terras indo morar em ocupações promovidas no campo e na cidade.

Com mais um golpe contra a democracia, o governo de Tarcísio de Freitas se utiliza de um Inquérito Policial sigiloso de 2021 em que os réus nunca foram chamados sequer para depor. O governo ordenou a prisão do Dirigente Nacional e Fundador da FNL, José Rainha Juniur, além de Luciano de Lima e Cláudio Passos, fazendo valer a história de repressão sobre os ombros daqueles que ousam reivindicar justiça social.

Num nítido conluio que envolve grandes empresas de comunicação, o Poder Judiciário e a Polícia Civil de São Paulo, o estado “entrega” Zé Rainha como um prêmio aos ruralistas, em 4 de março de 2023. A grande mídia, por sua vez, dissemina a falsa ideia de que armas de grosso calibre foram apreendidas com o movimento social, quando na verdade as armas foram apreendidas com os mesmos ruralistas, grileiros de terra pública que, durante o carnaval, usaram-nas para atirar contra trabalhadores em meio a áreas do Estado, e não em propriedades privadas, como afirmam criminosamente certos jornais.

Como podem aqueles que lutam desarmados, munidos apenas das ideias, extorquirem fazendeiros violentos e fortemente armados, conhecidos pelas ações truculentas e pela apropriação criminosa de terras públicas?

O objetivo do Carnaval Vermelho é trazer à discussão pública a contradição de sermos um dos países que mais produzem alimentos no mundo, porém, termos mais de 125 milhões de brasileiros(as) com algum nível de insegurança alimentar e nutricional.

Prender as lideranças da FNL é uma tentativa absurda de esconder os verdadeiros invasores de terra. O Pontal do Paranapanema conta com mais de 300 mil hectares de terras públicas que pertencem à União. Até o momento não existe nenhuma movimentação do governo do estado de SP para destiná-las para a Reforma Agrária. Portanto, o Estado ao invés de prender as milícias para pacificar o campo, criminaliza quem luta para que a distribuição de terras seja cumprida e prende as lideranças sociais.

A FNL se manterá em luta até conquistar a liberdade dos companheiros presos, bem como garantir que as terras devolutas do Estado de São Paulo sejam destinas ao Programa Nacional de Reforma Agrária.

LUTAR NÃO É CRIME! CRIME É NÃO FAZER A REFORMA AGRÁRIA!

Nós abaixo assinado, defendemos a liberdade imediata aos lutadores da reforma agrária que seja garantido um julgamento justo, respeitando o direito a ampla defesa, o contraditório, a presunção da inocência e sobretudo o direito de responder o processo em liberdade.

Não aceitamos essas prisões políticas que se amparam no desejo dos ruralistas em ver a luta pela reforma agrária criminalizada!

https://secure.avaaz.org/community_petitions/po/justica_liberdade_para_ze_rainha_e_os_militantes_da_fnl_lutar_pela_reforma_agraria_nao_e_crime/


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão